Casas de hobbit sustentáveis em Washington
Uma micro-comunidade composta por três casas com pegada sustentável está sendo criada em Chelan, Washington por Simon Dale e outros designers, como a designer de moda e especialista em pequenas casas, Kristie Wolfe.
A comunidade de “casas de hobbit” , inspirada nas pequenas casas abaixo do solo do famoso filme, está localizada em um terreno de 5,5 hectares e foi construída na encosta da montanha, de modo que, à primeira vista, quase não é vista.
Os visitantes que chegam primeiro à comunidade se surpreendem com flores, cadeiras e uma linda vista para o vale. Nas casas é possível entrar através de uma porta redonda feita com um antigo carretel.
As casas de hobbit, de 288 metros quadrados cada, são compostas de cozinha, banheiro, sala de estar e um quarto. O design interior é inspirado totalmente em um lar para um carpinteiro como o personagem Hobbit. Detalhes como iluminação sob medida e bancos de madeira dão um toque especial.
Sustentabilidade das Casas de Hobbit
As casas de hobbit não são apenas charmosas, elas foram feitas para serem o mais sustentáveis possíveis. O fato de serem enterradas e possuírem uma cobertura verde, garantem um excelente isolamento térmico e acústico.
A energia é renovável, alimentada por um sistema fora da rede (off grid)r com três painéis fotovoltaicos de 100 watts, um inversor e duas baterias de seis volts. O aquecimento das casas é feito através de uma lareira de propano na sala de estar.
Um sistema de aproveitamento das águas cinzas com filtros, redistribui as águas do chuveiro / banheira e pia para molhar a grama. Uma torre de água nas proximidades alimenta as casas, e os resíduos vão separadamente para um tanque séptico.
Foram privilegiados materiais naturais, locais e muitos foram reaproveitados, como a porta de carretel de cabos e a pia de um tronco de madeira.
Estrutura das Casas de Hobbit
As casas de hobbit possuem estrutura super resistente para suportar o peso de serem “enterradas”. O envoltório da casa funciona como um isolamento protetor de umidade, e também combate quaisquer problemas relacionados à água, que possa ocorrer por serem subterrâneas, há também um dreno em todo o perímetro.
Atualmente, a casa já pronta está disponível para visitação em temporada através do site Airbnb, pelo preço de 220 dólares/dia.
Gostou? Conheça também as casas de terra da tribo Gurunsi.
Fotos: Divulgação – Facebook Kristie Wolfe
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários