Casas de terra da tribo Gurunsi em Burkina Faso.
A tribo Gurunsi (Kassena) vive na região do Tiebélé na fronteira de Ghana e Burkina Faso; pequeno país na África que não é muito conhecido, nem possui muitos recursos ou riqueza econômica, mas possui matérias-primas abundantes e um rico e bonito exemplo de bioarquitetura de aldeias, feitas de casas de terra ornamentadas.
Construídas com técnicas vernáculas da tribo, suas habitações ocupam uma comunidade que tem pouco mais de um hectare de área e são feitas com uma mistura de argila, palha e fezes de vaca umedecidas, tudo misturado com os pés, formando uma argamassa capaz de criar fortes estruturas.
Nas casas são adicionadas várias camadas da massa, mantendo a parede com uma espessura suficiente para suportar tempestades e temperaturas extremas. Paredes mais baixas são usadas como elementos de paisagismo urbano e formam bancos para sentar ou trabalhar.
A característica mais surpreendente, porém, é a ornamentação geométrica que cobre quase cada centímetro quadrado dessas casas de terra.
Pintadas com barro colorido, pequenas pedras, penas e palha, contam a expressiva história da cultura da antiga tribo. Os motivos podem ilustram tanto objetos da vida cotidiana, como símbolos religiosos e distinguem uma casa da outra.
O formato da casa também indica a personalidade dos moradores. Por exemplo, as com formato retangular e terraço pertencem a jovens casais, já nas pequenas casas redondas vivem os jovens solteiros.
A construção é uma tarefa realizada pelos homens mas a pintura é uma atividade das mulheres da tribo.
A ornamentação das casas acontece durante um festival de cultura e arte anual, que também inclui apresentações musicais e outras atividades da comunidade.
No vídeo abaixo mostra como as mulheres da tribo adornam as suas casas de terra:
Fonte: Design Boom , Gerd Ludwig Photography
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários