Certificação Cradle to Cradle para produtos sustentáveis
O que é a Certificação Cradle to Cradle?
A certificação Cradle to Cradle (de berço a berço) é reconhecida internacionalmente para certificar produtos mais seguros e sustentáveis feitos para a economia circular.
É um programa de critérios administrado e emitido pelo Cradle to Cradle Product Innovation Institute – C2CPII, localizado na Califórnia, EUA – que verifica e atesta a segurança dos produtos para a saúde humana e ambiental, o design para a reciclabilidade e processos de fabricação responsáveis e benéficos.
A certificação está baseada nos princípios de design Cradle to Cradle® estabelecidos pelo arquiteto William McDonough e do químico Michael Braungart, inicialmente descritos no livro Cradle to Cradle: criar e reciclar ilimitadamente.
Categorias da Certificação Cradle to Cradle (C2C):
– Saúde dos Materiais
A categoria de saúde de materiais ajuda a garantir que os produtos sejam feitos com produtos químicos tão seguros quanto possível para os humanos e o meio ambiente.
Com base em um extenso banco de dados que reúne químicos listados em regulamento europeu (REACH) e agência ambiental americana (EPA).
São cerca de 18 critérios de avaliação, dentre eles: carcinogenicidade, mutagenicidade e toxicidade reprodutiva.
– Economia Circular (ou Reutilização de Materiais)
Essa categoria visa eliminar o conceito de desperdício.
Ajudando a garantir que os produtos permaneçam em ciclos perpétuos de uso e reutilização de um ciclo de uso do produto para o próximo.
– Energia renovável e gestão de carbono
A categoria de energia renovável e gerenciamento de carbono ajuda a garantir que os produtos sejam fabricados com energia renovável.
De modo que o impacto dos gases de efeito estufa que alteram o clima devido à fabricação do produto seja reduzido ou eliminado.
– Gestão da Água
A categoria de gerenciamento de água ajuda a garantir que a água seja reconhecida como um recurso valioso.
Assim como as bacias hidrográficas sejam protegidas, e que água limpa esteja disponível para as pessoas e todos os outros organismos.
– Justiça social
O objetivo desta categoria é projetar operações comerciais que honrem todas as pessoas e sistemas naturais afetados pela fabricação de um produto.
Níveis de certificação:
- Básico (basic)
- Bronze
- Prata (silver)
- Ouro (gold)
A certificação Cradle to Cradle possui 3 grandes diferenciais:
- Apresenta um programa simplificado,
- Otimiza a composição química do produto e
- Propõe a devolução limpa dos recursos naturais para promoção de um sistema circular saudável e abundante.
Todos esses temas são relevantes e pertinentes à maioria dos produtos e dos processos de manufatura.
Sendo assim, permite a fácil comunicação do fabricante sobre os esforços que classificaram seu produto como sustentável. E ajuda o consumidor a distinguir e a valorizar o selo.
Atualmente essa transparência na comunicação dos atributos de sustentabilidade está sendo uma tendência no mundo todo, com iniciativas de exposição de informações relevantes como o Declare (tabela com composição química), o JUST (tabela com indicadores sociais) e a Tabela Ambiental® (dados para mercado brasileiro).
Uma grande vantagem para o fabricante é a perpetuidade do produto no mercado.
Uma vez que antecipa uma melhoria que provavelmente será cobrada no futuro, com a divulgação cada vez maior para o público sobre toxicidade e seus impactos.
Embalagens plásticas, produtos de limpeza, tintas e inúmeros outros produtos já foram certificados, o que indica que é possível sim desenvolver novos materiais para produtos tradicionais.
Veja aqui a lista de produtos certificados.
A certificação Cradle to Cradle no Brasil
Todas essas ações propostas pelo Programa Cradle to Cradle podem ser facilmente adotadas pelas indústrias no Brasil.
Muitas ações relacionadas a água, energia e responsabilidade já são comuns para a maioria dos fabricantes.
O maior desafio e também oportunidade será o de conhecer melhor o próprio produto e melhorá-lo para que se torne completamente seguro e possível de se tornar matéria-prima para um novo produto.
Produtos certificados Cradle to Cradle em certificações de construções sustentáveis:
Os produtos certificados Cradle to Cradle também podem ajudar a contribuir com pontos em sistemas de classificação de construção verde.
No LEED v4, a escolha de produtos certificados pode render às equipes de projeto até dois pontos para o Crédito de Materiais e Recursos; Divulgação e Otimização de Construção – Ingredientes de Materiais.
Assim como, pode pontuar na certificação WELL, por meio da opção que aceita os critérios do LEED v4.
Já na versão holandesa do BREEAM, também é possível conseguir pontos quando produtos certificados Cradle to Cradle são usados em edifícios, em dois créditos diferentes; ‘Materiais de Construção’,e ‘Fornecimento Responsável’.
Fontes: C2Ccertified.org e blog Materiais Sustentáveis
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários