Comunidade sustentável na Costa Rica

05/07/2014 por Redação SustentArqui

A Finca Bellavista, é uma comunidade sustentável na Costa Rica criada por um casal americano, que decidiu morar no meio da floresta.

São casas construídas em árvores, que contam com alguns recursos tecnológicos, sistema de captação de água da chuva e biodigestores.

A Costa Rica é um dos países de maior biodiversidade do mundo, famosa por suas praias, muito frequentadas por surfistas. Foi numa viagem para o país, em 2006, que o casal Mateo e Herica Hogan decidiram abandonar o estresse das grandes cidades e criar uma comunidade ecológica nas copas das árvores de uma floresta montanhosa.

comunidade sustentável na Costa Rica
Foto: Silke Gondolf
comunidade sustentável na Costa Rica

O local escolhido para criar o condomínio ecológico possui 600 hectares e fica a dois quilômetros da cidade de Piedras Blancas, próximo de praias desertas. Hoje são 25 casas com capacidade máxima para abrigar até 200 pessoas entre visitantes e moradores.


Cada morador da comunidade sustentável é obrigado a usar um biodigestor, que gera eletricidade e calor através de um processo de transformação de lixo e material orgânico em energia.

A arquitetura é otimizada para aproveitar ao máximo a ventilação cruzada e a iluminação natural com sistemas construtivos passivos.

O uso de painéis solares e sistema de reutilização de água da chuva completam as estratégias de sustentabilidade do projeto.

Interior sustentável
Foto: Anders Abedul

Além de moradores que optaram por viver uma vida em harmonia com a natureza e auxiliar na preservação da área através de trabalhos voluntários, a comunidade tem espaço de aluguel para visitantes o que trás retorno financeiro para a comunidade.

Quem nunca sonhou em ter uma casa na árvore?



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *