10 construções com reutilização de garrafas - SustentArqui

Rio de Janeiro 25/05/2017 | 20:36 - Por: Cristiane Nunes

10 construções com reutilização de garrafas

construções com reutilização de garrafas

Os 10 exemplos de construções com reutilização de garrafas, são iniciativas que evitam que uma grande quantidade de materiais reciclados, seja descartada em lugares impróprios.

Pessoas do bem, que reutilizam garrafas para a construção, estão fazendo diferente, e ajudando o meio ambiente. Com muito esforço, juntam as garrafas com ajuda da comunidade onde vivem, para a sua própria construção ou para o próximo.

A seguir apresentamos 10 construções com reutilização de garrafas, com tipologias diferentes, seja de PET, vidro, etc. Confira estes incríveis trabalhos pelo mundo:

  1.  Boliviana constrói ecocasa social com garrafas PET

    construções com reutilização de garrafas

    Imagem: Casas con botellas

    A boliviana Ingrid Vaca Diez, tem um projeto ecológico e social, a Casa con Botellas, onde utiliza todos os tipos de garrafas para construir casas para os menos favorecidos.

    A primeira ecocasa foi construída em sua cidade natal, na província de Warnes, com 170m², onde foram utilizadas 36 mil garrafas plásticas. Cada garrafa é preenchida com material descartável como: papel, sacolas plásticas, e principalmente areia e terra.

  2.  Arquiteto constrói seu próprio escritório com garrafas de cerveja 

    construções com reutilização de garrafas

    Imagem: China Foto Press via Getty Images

    O jovem arquiteto Li Chongqing Rongjun do sul da China construiu seu próprio escritório com garrafas de cervejas.

    Li passou 4 meses construindo e gastou menos de R$40.000,00 com as 8.500 cervejas, areia, cimento e pedra, em uma edificação com 29 m² e pé direito de 2,80 m. As garrafas foram lavadas para higienização, amontoadas em fileiras, com as partes inferiores viradas para dentro. As pedras e o cimento foram usados para preencher os espaços entre as garrafas.

  3.  Pedreiro constrói sua própria casa utilizando 11 mil garrafas PET

    Imagem: Ciclo Vivo

    O pedreiro Ed Mauro Aparecido Morbidelli, construiu a própria casa em Extrema, Minas Gerais. Utilizando 10 mil garrafas, ele teve ajuda de amigos e do pai, que foi responsável por 90% da coleta do material.

    Na construção também foram reutilizados pneus, para o arrimo. Usando materiais doados e reutilizando outros, o custo do imóvel ficou em menos de R$ 15 mil. Mesmo sendo uma construção não convencional, o resultado e a eficiência da residência são iguais aos de uma casa convencional.

  4. Jovem refugiado constrói moradias resistentes com garrafas de plástico 

    construções com reutilização de garrafas

    Imagem: ONU

    O refugiado Tateh Lehbib Breica, após um mestrado em eficiência energética,  planejava construir uma casa resistente com garrafas de plásticos que iriam para o lixo.

    Com forma circular de paredes espessas, além de ter maior resistência estrutural à água, provou ser melhor para bloquear as tempestades de areia chamadas “haboobs”.

     

  5. Casa De Botellas: família constrói casa de garrafas na Argentina

    Imagem: Trip Advisor

    Casa De Botellas, foi construída em Puerto Iguazu, na Argentina, pela família Santa Cruz. Com a separação da própria reciclagem e com a ajuda de familiares e vizinhos, conseguiram unir material suficiente para construir uma casa.

    Com 1.520  garrafas PET ergueram as paredes, o muro de arrimo e montaram as camas. Com embalagens 1.300 Tetra Pak, fizeram as telhas.

  6. Casas de garrafas pet compõem vila no Panamá

    Imagem: Plastic Bottle Village

    O canadense Robert Bezeau, que morou na província de Bocas del Toro no Panamá, idealizou um projeto com a intenção de reduzir a poluição ambiental da Ilha Colón, causada pelo descarte incorreto de garrafas plásticas.

    Após recolher quase um milhão de unidades, ele decidiu fazer construções com reutilização de garrafas para uma vila inteira, a Plastic Bottle Village, com três modelos diferentes.

    Quando concluída, a vila terá 120 casas e lotes, um jardim para a comunidade, uma espécie de “boutique”, zonas verdes, e mini-parques ideais para ioga e demais atividades ao ar livre.

  7. Michael Reynolds e a primeira escola 100% sustentável no Uruguai 

    construções com reutilização de garrafas

    Imagem Una Escuela Sustentable

    O arquiteto americano Michael Reynolds mais conhecido como o “Guerreiro do lixo” criou um método construtivo, Earthship Biotecture, baseado na construção sustentável, utilização de materiais reciclados e autossuficientes.

    Graças a uma organização sem fins lucrativos, a TAGMA, que tem a missão de habitar o mundo de forma mais sustentável, a viabilização desta escola foi possível.

    A escola, foi construída em apenas sete semanas, com a ajuda de vizinhos e 200 colaboradores, do Uruguai e de toda parte do mundo.

  8. Estudantes ganham prêmio com a construção de casa com garrafas PET

    construções com reutilização de garrafas

    Imagem: Ciclo Vivo

    Estudante da FATEC de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, ganharam com o projeto Casa PET, o 5º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários 2013, com uma equipe de dez alunos.

    Com o prêmio os alunos tiveram um ano para concretizar o projeto. O projeto teve uma economia de 30%, se comparada a uma construção tradicional.

  9. O Templo das Milhões de Garrafas 

    Imagem: Ecycle

    Coletando garrafas desde 1984, os monges encorajaram autoridades locais para que lhes enviassem todas as garrafas que fossem coletadas. Assim utilizaram para a construção de edifícios em seu templo.

    São 20 construções com reutilização de garrafas. O templo principal, pequenos bangalôs que servem de quartos para os monges, salas de oração, torres de água e banheiros para turistas.

  10. Rapa Nui, a primeira escola de música 100% sustentável no Chile 

    construções com reutilização de garrafas

    Imagem: Earthship

    Mais uma obra do arquiteto americano Michael Reynolds, mestre em construções com reutilização de garrafas e outros materiais, contou com a ajuda da ONG Toki, fundada, na Ilha de Páscoa, mesmo local, onde foi implantada a escola de música.

    O lixo era um problema na ilha, devido ao crescimento do turismo. A separação de todo lixo, incluindo as garrafas pet, garrafas de vidro, além de latas e pneus, combinados com cimento, foram utilizados como tijolos e estruturas.

 

 

 

 

, , ,

Comments

estádio feito com contâiners no Catar

Catar apresenta projeto de estádio feito com contâiners para a Copa do Mundo de 2022

O Comitê Supremo de Entrega e Legado (SC), entidade que organiza a Copa do Mundo de 2022 no Catar, apresentou ...

10 grandes projetos de arquitetura solidária

Hoje vivemos em um mundo cheio de mazelas sociais, e por isso, é preciso boa vontade e criatividade para suprir as ...
ecotone triptyque

ECOTONE: projeto da Triptyque é premiado em competição internacional de planejamento urbano

ECOTONE é o mais novo projeto da Triptyque Architecture, com parceria com a Duncan Lewis-Scape Architecture; OXO; ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...