10 exemplos de escolas sustentáveis - SustentArqui

Rio de Janeiro 12/10/2015 | 16:57 - Por: Juliana Rangel

10 exemplos de escolas sustentáveis

escolas sustentáveis

Boas atitudes devem ser dadas desde cedo! Projetos de escolas sustentáveis ajudam as crianças a aprenderem ecologia e sustentabilidade, através de exemplos concretos.

Confira os exemplos de projetos de 10 escolas sustentáveis:

1 – Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz- Rio de Janeiro:

O Colégio foi a primeira escola do Brasil e de toda a América Latina a receber a certificação de construção sustentável LEED. Com projeto de arquitetura do escritório Arktectus, a escola passou por uma série de inspeções depois da inauguração, que atestaram a eficácia das mais de 50 medidas adotadas para maior eficiência energética e melhor aproveitamento dos recursos naturais.

escolas sustentáveis

Fotos: Foto: http://www.rj.gov.br/

 

2- Green School: escola construída com bambu em Bali

Considerada a escola mais verde do mundo, a Green School foi criada pelo canadense John Hardy e sua esposa, a americana Cynthia Hardy. É um exemplo de escola com um impacto ambiental quase zero. Não é apenas um edifício sustentável, onde os prédios foram criados a partir de materiais naturais encontrados na região, mas também tem atos sustentáveis em seu sistema de educação, com uma metodologia especial, ensinam ecologia e sustentabilidade.

exemplos de escolas sustentáveis

Imagens: GreenSchool – Bali

3- Creche sustentável em Florianópolis

A edificação da Creche Municipal Hassis gera eletricidade por meio de energia fotovoltaica, aquece água potável por energia solar, faz aproveitamento da água de chuva e tem madeira certificada FSC, sendo candidata a ser a primeira do país a receber o selo LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) na categoria Platinum.

escolas sustentáveis

Foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

4- Escola primária na Dinamarca 

A escola primária apresenta uma arquitetura sustentável, compacta e triangular, com as suas principais fachadas orientadas de forma a otimizar a captação solar, através de painéis localizados na cobertura que produzem energia elétrica. Na cobertura também, além de áreas verdes, possui coletores de água da chuva.

escolas sustentáveis na dinamarca

Foto: Ecohabitar

5- El Guadual – Escola em bambu na Colômbia:

Como parte da estratégia nacional da Colômbia de atenção a juventude integral, o programa “De cero a siempre” os arquitetos Daniel Feldman e Ivan Quinonas criaram um centro infantil com o objetivo de transformar o centro da cidade de Vila Rica, promovendo educação, recreação e alimentação. As estratégias de captação de água, a correta orientação em respeito ao sol e ao vento das salas de aula, o uso de materiais locais e recicláveis, a reinterpretação das técnicas tradicionais de construção e a criação de espaços públicos e culturais foram os fatores determinantes para o sucesso do projeto.

escolas sustentáveis

Fotos: Daniel Feldman e Ivan Quinones

 

6- PS 62: Escola sustentável em Nova Iorque

A PS 62 foi a primeira escola construída sobre os princípios Net Zero Energy, projetada pelo estúdio SOM, conta com painéis solares que geram energia suficiente para alimentar todo o edifício. Além disso, a escola contará com outros programas sustentáveis ​​para reduzir o impacto ambiental, aumentar a sua auto-suficiência e proporcionar um maior nível de educação para os alunos.

escolas sustentáveis em nova iorque

Imagens: ©SOM

 

7- Escola de Guastalla, na Itália

A escola de Guastalla, na Itália foi construída após um terremoto, em 2012, que destruiu duas escolas na região, e é considerada uma das mais sustentáveis do mundo. Projetada pelo arquiteto Mario Cucinella, possui painéis fotovoltaicos, sistema de aproveitamento da água da chuva para irrigação do jardim e descargas dos sanitários e o uso de materiais naturais e reciclados. O projeto integra o interior com o exterior, e nas áreas ao ar livre são estimulados os cinco sentidos das crianças: visão, audição, paladar, olfato e tato.

escolas sustentáveis - Itália - Guastalla

Imagens: Divulgação MCA

8-  METI School – arquitetura vernacular em Rudrapur, Bangladesh

A partir de técnicas vernaculares aprimoradas, especialistas e voluntários da Alemanha e da Áustria, liderados pelos arquitetos alemães Anna Heringer e Eike Roswag juntaram-se aos artesãos locais, aos professores, aos pais e aos futuros alunos para construir a METI School. Erguida com materiais locais, como o barro e o bambu, possui cortinas que regulam a entrada de luz e a ventilação natural.

escolas sustentáveis

Foto: Kurt Hoerbst

9- Escola flutuante em Makoko (Nigéria)

Makoko, uma região pobre na Nigéria, enfrenta períodos de cheias todos os anos, que acabam prejudicando as aulas das crianças. Kunlé Adeyemi (NLE Architects) teve a ideia de solucionar este problema com estruturas flutuantes, que flutuam devido a 256 bidões reaproveitados e fazem uso de materiais e recursos locais que refletem a cultura da comunidade. O edifício é autosuficiente em energia e água, graças a células fotovoltaicas na cobertura e um sistema de captação de água da chuva. Além disso, toda madeira que é utilizada como o principal material, é reutilizada.

esscolas sustentáveis flutuante

Foto e imagem: © NLÉ architects

 

10- Colégio Positivo Internacional, de Curitiba

Projetado pelo escritório Manoel Coelho Arquitetura e Design e construído de acordo com os critérios de green building, o edifício prevê a redução de 45% do consumo de água potável e de 74% do consumo de energia elétrica em comparação com escolas do mesmo porte. O Colégio conquistou a certificação internacional LEED Ouro, na categoria Schools.

escolas sustentáveis  - colégios sustentáveis

Fotos: Nelson Kon

 

 

, , , ,

Comments

estádio feito com contâiners no Catar

Catar apresenta projeto de estádio feito com contâiners para a Copa do Mundo de 2022

O Comitê Supremo de Entrega e Legado (SC), entidade que organiza a Copa do Mundo de 2022 no Catar, apresentou ...

10 grandes projetos de arquitetura solidária

Hoje vivemos em um mundo cheio de mazelas sociais, e por isso, é preciso boa vontade e criatividade para suprir as ...
ecotone triptyque

ECOTONE: projeto da Triptyque é premiado em competição internacional de planejamento urbano

ECOTONE é o mais novo projeto da Triptyque Architecture, com parceria com a Duncan Lewis-Scape Architecture; OXO; ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...