Casa positiva em carbono na Austrália
A casa conhecida como “casa positiva em carbono”, é da empresa australiana ArchiBlox, que lançou seu projeto para ser a primeira casa pré-fabricada no mundo, com design mais consciente e energeticamente eficiente.
A casa positiva também apresenta um estilo de vida sustentável após a sua construção e soluções inteligentes com tecnologia de controle térmico, para reduzir custos com refrigeração e aquecimento dos ambientes.
Ganhos adicionais em desempenho térmico são alcançados através de um fechamento das estruturas chamada zona tampão, que separa as condições térmicas das áreas externas e internas.
Foi projetada para aproveitar a energia solar através de uma série de painéis montados no telhado verde, que também funciona como uma continuação das paredes, que possuem hortas e servem para reduzir e filtrar a radiação solar no verão, enquanto no inverno elas são retiradas para facilitar a conservação interna dos ambientes.
Tubos puxam o ar para dentro da casa que depois é expelido através das janelas em sentido oposto, criando uma ventilação cruzada natural. A reciclagem de água da chuva também faz parte do projeto de sustentabilidade, o que reduz o consumo de água.
Outras medidas sustentáveis adotadas foram o uso de janelas com vidros duplos e quebrados termicamente e que todos os materiais usados na casa estão livres de emissões nocivas e são de origem sustentável, para criar um ambiente mais saudável não só para os ocupantes, mas para toda a comunidade.
Conheça também Casa de terra eco-eficiente na Austrália
Após uma avaliação inicial de Ciclo de Vida, chegaram a conclusão que a casa permite uma poupança anual de 101% nas emissões de carbono, atingindo uma classificação Platinum.
Testes similares foram realizados para avaliar as emissões de gases de efeito estufa e as reduções traduzem um equivalente de 267 carros retirados da estrada, 6.095 árvores nativas plantadas, ou remoção de 31 milhões balões contendo CO2 da atmosfera.
Resumo das características sustentáveis da Casa Positiva em Carbono:
• Tubos instalados no solo para ajudar na refrigeração;
• Jardim comestível nas paredes para bloquear o sol;
• Telhado verde para isolamento térmico;
• A zona tampão separa o ambiente externo
• Materiais saudáveis livres de formaldeído e livre de VOC
• Hermético – edifício envelope melhora a proteção de som e economiza energia
• Linhas de dados para reduzir a radiação eletromagnética
• Energia Solar
• Reaproveitamento da água da chuva
• Estratégias passivas de desenho
Imagens: Archiblox
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.