Eficiência energética em edifício histórico no Brooklyn

Rio de Janeiro 09/11/2016 | 18:04 - Por: Cristiane Nunes

Eficiência energética em edifício histórico no Brooklyn

Eficiência energética em edifício histórico

Este teatro provou que é possível a eficiência energética em edifício histórico, com uma economia de 30% na energia e, 20% na água, além de conservar intacta a antiga estrutura, entregando um edifício de arte com espaço de teatro flexível que permite total liberdade criativa para os artistas.

O edifício do ano de 1836, estava desmoronando e esquecido. Situado ao lado da ponte do Brooklyn, a edifcicação é um antigo armazém de tabaco, e a primeira casa permanente de St. Ann, uma companhia de teatro liderado pela diretora artística Susan Feldman, que contratou uma equipe de construção que incluía Marvel Architects; BuroHappold Engineering; e Charcoalblue, uma consultoria de teatro, especialista em iluminação e acústica.

Eficiência energética em edifício histórico

O complexo de 25.000 metros quadrados, incluía dois espaços versáteis, áreas de eventos e um jardim. A intensão era o total conforto dos ocupantes e alcançar o desempenho acústico necessário para um teatro contemporâneo.

Com as paredes de tijolo exteriores a decisão foi unânime, e permaneceram intocadas e, expostas também no interior do edifício, com conforto interno adequado, principalmente nos meses de inverno. Para esta solução foi uma instalação de solo radiante no lobby, teatro e salas. Além de reduzir a demanda de aquecimento e melhorar o desempenho acústico, as paredes de tijolos também proporcionam um ambiente confortável para os espectadores.

St. Ann’s ganhou mais sete metros de altura, pois a intensão foi fazer algo visto acima das muralhas existentes. Todos equipamentos elétricos e mecânicos foram erguidos para o nível do mezanino. Os encanamentos essenciais e utilidades ficaram a nível do solo, os pontos elétricos estão localizados mais alto na parede do que o habitual, isto para reduzir o tempo e os custos envolvidos em obter o edifício de volta e funcionando após uma inundação.

Eficiência energética em edifício histórico

O telhado possui soluções isolantes e janelas triplas, ambas as quais também beneficiam o desempenho acústico do espaço e a eficiência energética em edifício histórico. Sistemas como um chiller eficiente, caldeiras de condensação, ventilação de recuperação de energia e sensores de ocupação contribuem para a eficiência de energia, e a redução mínima de 30% de custo de energia.

Vários recursos também foram instalados para a economia de água, incluindo armários de água de baixa vazão e sumidouros, para atender o objetivo de reduzir o uso de água no edifício em mais de 25%. As águas pluviais são encaminhas aos sistemas existentes de retenção do Brooklyn Park para reduzir o impacto sobre a infraestrutura da cidade.

Relacionado: Veja outro caso de reforma para alcançar eficiência energética em edifício histórico em Bilbao.

O teatro “St. Ann’s Warehouse” oferece um espaço único para a criatividade, promovendo o engajamento da comunidade com as artes e engenho artístico. O projeto demonstra como reutilização inovadora e adaptação de edifícios célebres pode preservar um pedaço de história, proporcionando instalações excepcionais para as gerações futuras.

Isto prova que alcançar a eficiência energética em edifício histórico não é apenas possível como também pode ser a escolha mais sustentável e estética.

Eficiência energética em edifício histórico

Fonte e imagem: BuroHappold Engineering

, ,

Comments

Abrigos de bambu em Bali

Abrigos de bambu promovem transformação social em Bali

Abrigos de bambu para catadores de lixo projetados pela empresa IBUKU, especialista em construções sustentáveis, ...
estádio feito com contâiners no Catar

Catar apresenta projeto de estádio feito com contâiners para a Copa do Mundo de 2022

O Comitê Supremo de Entrega e Legado (SC), entidade que organiza a Copa do Mundo de 2022 no Catar, apresentou ...

10 grandes projetos de arquitetura solidária

Hoje vivemos em um mundo cheio de mazelas sociais, e por isso, é preciso boa vontade e criatividade para suprir as ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...