Habitação popular sustentável e colorida em Londres

10/09/2015 por Redação SustentArqui

Quem disse que habitação popular precisa ser sem graça? O Y: Cube, em Londres, é um exemplo inovador de projeto habitacional para sem tetos, com design e baixo custo.

O aumento dos preços das casas e as alterações ao sistema de créditos de habitação do Reino Unido resultou em aluguéis muito caros para os moradores de Londres, levando a um número crescente de pessoas que vivem nas ruas ou em albergues compartilhados. A YMCA London South West e o escritório de arquitetura Rogers Stirk Harbour + Partners juntaram forças para fornecer uma solução potencial para a crise da habitação.

 

Apelidado de Y: Cube, o projeto oferece aos moradores independência e privacidade diferente do que é oferecido em um albergue compartilhado.

A primeira unidade acaba de ser concluída e recebe os seus primeiros inquilinos em Mitchum. São 36 apartamentos para ocupação individual, com 26m2 cada.

Habitação popular sustentável

Cada unidade pré-fabricada é construída com alta qualidade, materiais eco-eficientes (principalmente madeira renovável) e excelente isolamento termo-acústico. Características que fizeram a construção superar o nível 4 no código local para casas sustentáveis (BREEAM).

Os módulos são fabricados em uma fábrica em Derbyshire e depois transportados e empilhados, um-a-um no local como uma série de blocos de construção.

O processo acessível e rápido, levou apenas cinco meses para ser concluído. A configuração “plug-and-play” torna mais fácil para os construtores para adicionar novas unidades, substituir unidades danificadas, ou desmontar o conjunto habitacional e reconstruí-lo em um novo local.

As unidades têm uma vida útil de cerca de 60 anos, durante os quais podem ser movidas e re-instaladas até cinco vezes.

No papel, os benefícios são claros e indiscutíveis. Cada apartamento é construído sob condições controladas, aumentando a precisão e controle de qualidade, minimizando o desperdício, e chegam ao local as instalações prontas para serem conectadas à rede.

Este processo demora cerca de metade do tempo de construção convencional e é aproximadamente 30% mais barato que as construções tradicionais.

Habitação popular sustentável
Habitação popular sustentável

A forma  dos edifícios em U com um pátio central e varandas espaçosas, ajudam a promover um senso de comunidade.

O apartamento tem pé-direito alto e muita iluminação natural, possui quarto, banheiro e copa, sendo que cada unidade tem a sua própria porta da frente, dando aos moradores uma sensação de ter seu próprio espaço, muitas vezes pela primeira vez. 

E os novos moradores estão ainda mais satisfeitos por viverem em um edifício com design e colorido, projetado por um estúdio de arquitetos renomado.

O aluguel das unidades é fixado em 65% da taxa de mercado e, além disso, as contas de energia são bem baixas, graças ao excelente isolamento térmico, o que torna ainda mais acessível.

Habitação popular sustentável em londres
Habitação popular sustentável Ycone

Imagens: Rogers Stirk Harbour + Partners

 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *