Restaurante sustentável no RJ recebe o selo Qualiverde

16/01/2015 por Redação SustentArqui

Restaurante sustentável no Rio de Janeiro é o primeiro empreendimento comercial a receber o selo Qualiverde de construção sustentável. Além da arquitetura eco-eficiente o restaurante tem projetos sociais e atividades em diferentes áreas relacionadas à sustentabilidade.

O escritório responsável pelo projeto do Restaurante Ibérico, Beti Font Arquitetura Sustentavel & Lighting Design, teve como desafio realizar num empreendimento comercial soluções sustentáveis atendendo a realidade econômica do empreendimento e obter o selo Qualiverde na reforma, uma qualificação desenvolvida pelo conselho Municipal de Política Urbana do Rio de Janeiro, que concede benefícios fiscais e edilícios às construções sustentáveis.

A construção inicial, precisava de grandes adaptações, melhorar o aproveitamento da luz natural foi a primeira. Foram feitas grandes aberturas no volume existente e parte de fachada foi demolida, resultando em um terraço com mais espaço e em dois grandes salões que guardam transparências e vivacidade.
Somou-se à volumetria um terceiro pavimento em steelframe pré-fabricado e um telhado verde, proporcionando maior conforto térmico e minimizando o impacto deste pavimento sobre o entorno.

Restaurante SustentávelRestaurante Sustentável

Várias soluções sustentáveis foram introduzidas no projeto. A água – a cada dia um bem mais precioso – ganhou atenção especial e foi tratada de diferentes maneiras.

Nas áreas externas foi criado um sistema de captação de água pluvial. Filtrada, ela rega o telhado verde e o jardim vertical ornado com plantas nativas. A mesma água pluvial tratada é reutilizada também para a lavagem de pisos e áreas externas com as torneiras instaladas. Para que este uso fosse racional, torneiras com dispositivos de economia e vasos sanitários com o sistema ecoflush foram instalados juntamente com piso drenante para oferecer melhor qualidade à terra e alívio ao sistema de esgotamento da área.

Restaurante Sustentável - Ciclo da água
O telhado verde, além de ser um enriquecimento visual para a vizinhança, cria um isolamento térmico natural ao edifício. Outras soluções, como aquecimento solar de água, grandes aberturas na fachada facilitando a entrada da luz natural, iluminação artificial de LEDS (com redução substancial do consumo de energia), circuitos independentes e sensores de presenças acumulam fatores de alta eficiência energética.

Telhado verde restaurante sustentável
Chef Jan Santos do Restaurante Ibérico no seu telhado verde

Na decoração, foram escolhidos materiais de acabamento natural e ecológico: as tintas são à base de terra; o isolamento acústico de Rockwool, PET reciclada e fibras de madeira mineralizada; as madeiras são reaproveitadas de demolição ou certificadas; dormentes compõem o carpete vermelho da entrada; refugos de uma metalúrgica carioca deram forma às mesas de terraço; e vergalhões de outras obras foram reutilizados para a fabricação da adegas e corrimão.

restaurante sustentável com selo Qualiverde
Há, ainda e indispensavelmente, a adoção de práticas sociais e ambientais no dia-a-dia da operação. Exemplo, o ciclo dos ingredientes da cozinha: eles vêm de fornecedores certificados da região metropolitana. E há uma horta local para o cultivo de temperos e especiarias e a coleta seletiva de sobras e resíduos.

Um inovador tratamento de água de osmose inversa garante água mineral nas versões com e sem gás. A água é engarrafada no local e vendida para o comensal que quiser integrar-se a um projeto sócio-sustentável, já que parte da arrecadação com a venda de cada garrafa é destinada a uma ONG dedicada à formação de novos chefes. O restaurante está também vinculado à Gastromotiva, instituição que utiliza a gastronomia para promover a inclusão social.

Todas as práticas adotadas faziam parte de tecnologias e ideias existentes. Juntá-las em um único projeto lhe deu a originalidade da receita da sustentabilidade.

Restaurante Sustentável - Planta baixa - Restaurante Ibérico

Planta Baixa – Restaurante Ibérico

Restaurante Sustentável Ibérico
Planta Baixa 1 pav – Restaurante Ibérico
Restaurante Sustentável - Selo Qualiverde
Planta 2 pav e Cobertura – Restaurante Ibérico

 

Imagens e texto cedidos por Beti Font

 

Saiba mais sobre o Qualiverde e outras certificações de construções sustentáveis

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Boa tarde!

    Me chamo Georgia, sou estudante de Arquitetura do 9º semestre da Anhembi Morumbi – SP e estou fazendo meu tfg agora.

    É sobre um restaurante sustentável e gostaria de falar sobre o restaurante Ibérico como referência projetual.

    Vocês poderiam me fornecer essas imagens com melhor qualidade por favor? Inclusive os desenhos que são bem interessantes pra minha análise também.

    Muito obrigada desde já!

    Georgia