Corredor elétrico Rio – São Paulo é inaugurado e será o maior da América Latina

19/07/2018 por Redação SustentArqui

Viajar do Rio a São Paulo em um carro elétrico já é possível! O maior corredor elétrico da América Latina entra em funcionamento nesta segunda-feira (23), na Rodovia Presidente Dutra.

Uma iniciativa do BMW Group Brasil e da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, com apoio da Ipiranga, as estações de recarga vão permitir, pela primeira vez, realizar uma viagem completa em veículo elétrico entre as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, as duas cidades mais populosas do Brasil.

O corredor elétrico Rio – São Paulo beneficia também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

corredor elétrico Rio -SP

O projeto recebeu cerca de R$ 1 milhão em investimentos totais para a instalação de seis equipamentos de carregamento rápido localizados em postos de combustível Ipiranga, num trecho de aproximadamente 430 quilômetros entre as duas capitais.

Com o objetivo de assegurar total autonomia aos veículos eletrificados, as estações de recarga rápida foram posicionadas a uma distância máxima de 122 quilômetros entre si.

Os pontos de recarga do corredor elétrico Rio – São Paulo são:

– Posto São Jorge do Parateí (Ipiranga)
Guararema/SP
Rod Pres Dutra Km 179 SP-RJ
Auto Posto GAP (Ipiranga)
São José dos Campos/SP
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 6005

-Posto Estrela da Dutra (Ipiranga)
Queluz/SP
Rod Presidente Dutra Km 1

– Posto Clube dos 500 (Ipiranga)
Guaratingueta/SP
Rodovia Presidente Dutra, Km 58,5

– Posto Clube do Mamão (Ipiranga)
Piraí/RJ
Rodovia Presidente Dutra Km 237

– Posto Nacional (Ipiranga)
Piraí/RJ
Rodovia Presidente Dutra RJ-SP

corredor elétrico Rio -SP

corredor elétrico Rio -SP

O tempo estimado para o abastecimento de um veículo com bateria de 22kWh é de 25 minutos para 80% da carga.

O abastecimento poderá ser feito por até dois veículos ao mesmo tempo em cada estação. Para carregar, basta conectar o automóvel ou motocicleta, seja elétrico ou híbrido, e iniciar as operações no painel do carregador.

Ligar as duas maiores metrópoles brasileiras com este corredor elétrico constitui um marco significativo na adoção de uma tecnologia que marcará o futuro da mobilidade.”, afirma Miguel Setas, presidente da EDP Brasil.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou recentemente uma regulação específica para o segmento, que prevê a possibilidade de livre negociação de preços de recarga. No caso do corredor instalado pelo BMW Group Brasil e EDP, o uso será gratuito nos primeiros meses de funcionamento. Custos e procedimentos ainda serão decididos entre as empresas participantes e aplicados somente a partir de 2019.

Como referência, na comparação com um automóvel abastecido com gasolina e consumo aproximado de 10 quilômetros por litro, em média, o custo de reabastecimento dos carros elétricos corresponde a aproximadamente um quinto do valor gasto com combustível para percorrer o mesmo trajeto.

corredor elétrico Rio -SP

 

Texto e fotos divulgação BMW Group

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *