10 Dicas para construir sustentável

18/11/2013 por Redação SustentArqui

Construir sustentável pode parecer muito complexo, mas algumas mudanças simples já podem deixar a sua construção muito mais eficiente e ecológica.

Algumas dicas simples para construir sustentável:

1 – Implante a construção cuidando do entorno, evitando modificações radicais no terreno e que seja harmônica com a vizinhança.

2 –  Reserve uma área verde que seja de vegetação nativa porque requer pouca água. Se for plantar, selecione algumas espécies nativas de frutos.

3 – Tente reservar um espaço para horta até mesmo se sua construção for comercial e/ou industrial ( por quê não ?).

4 –  Use tijolos ecológicos, em vez de alvenaria convencional. Eles já vem com furações para armações estruturais e/ou para passagem de instalações (evitando quebra quebra) e requerem pouca massa de assentamento. No mercado há modelos constituídos  de diversas fontes de origem como rejeito de construção civil, rejeitos de minérios, solo cimento , orgânicos, rústicos e alguns já com função estrutural por si. Podem até ficar aparentes, diminuindo os gastos com revestimentos.

5 – Estude o uso da ventilação natural para minimizar o uso de equipamentos mecânicos para climatização. Convém adicionar o uso de materiais que propiciem isolamento térmico (com um baixo índice de condutibilidade térmica). Que a orientação dos cômodos para o sol sejam a favor do uso e função dos mesmos ( ex quartos voltados para o sol da tarde em regiões quentes necessitarão de maior carga do aparelho de A/C).



6 – Aproveite a luz natural. A iluminação interior consome de 10 a 15%  de eletricidade de uma   habitação.

7 – Aproveite a água de chuva na saída das calhas armazenando-a para usos de rega, lavagem de carros e calçamentos.

8 – Implemente sistemas de reuso de algumas águas, como por ex. de lavagem de roupas para limpar chão..

9 – Utilize cores claras nas fachadas e/ou telhados, porque absorvem menos calor.

10 – Cuide para que as madeiras utilizadas tenham selo FSC e/ou CERFLOR ( práticas ambientais e sociais rigorosas no manejo ).

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *