Dicas para reutilizar pneus na decoração

15/06/2015 por Juliana Rangel

O descarte irregular de pneus é um problema ambiental grave e apresenta sério risco à saúde pública. Por isso reutilizar pneus na decoração pode ser uma boa ideia.

Os pneumáticos demoram cerca de 600 anos para se degradar e diminuem a eficiência dos aterros sanitários pois são muito volumosos, de difícil compactação e precisam ser armazenados em condições apropriadas para evitar riscos de incêndio e proliferação de mosquitos

Aproximadamente 70 milhões de pneus são produzidos no Brasil por ano. Depois de usados, os pneus ainda podem ser reutilizados após sua recauchutagem mas existe um limite no número deste processo que um pneu suporta sem afetar seu desempenho. Logo são classificados como  inservíveis e descartados, na maioria das vezes, de forma irregular, em aterros sanitários, mar, rios, lagos, terrenos baldios e queima a céu aberto.

pneus descartados

Graças à resolução 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, desde 1999, as indústrias de pneus brasileiras têm que dar uma destinação ambientalmente correta para os pneus usados. Para seguir a legislação, os principais fabricantes de pneus novos fundaram a Reciclanip, que em parceria com as prefeituras criaram 834 pontos de coleta, distribuídos em todos os estados e Distrito Federal, para receber pneus inservíveis. A lista com todos os pontos de coleta está no site da entidade.

No Brasil, segundo a Reciclanip, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus  é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, de tapetes para automóveis e como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha.

Mas sabemos que infelizmente ainda nem todo o material é reciclado adequadamente conforme a lei, então podemos fazer a nossa parte, utilizando a criatividade para reutilizar os pneus velhos para decoração e outros fins.

Porque reutilizar pneus na decoração é uma atitude sustentável?

Utilizar materiais no fim de sua  vida útil e dar uma nova utilidade em vez de jogar no lixo contribui com a preservação do meio ambiente, porque diminui a necessidade do uso de matérias-primas virgens para a produção de novos produtos e também a quantidade de lixo nos aterro sanitários e nas ruas.

Cuidados para tomar ao reaproveitar os pneus na decoração:

Pneus são objetos cheios de impurezas, antes de levar para a sua casa lave bem para retirar a poeira e outras toxinas indesejáveis ​​presentes neles.

Em ambiente com crianças, evite colocar em algum lugar que a criança tenha acesso e possa colocar a boca. Dizem também que é melhor não cultivar alimentos dentro dos pneus, mas não há nada comprovado em relação a isso.

Cuidado extra no armazenamento ao ar livre, as carcaças podem acumular água e servirem como foco de proliferação de insetos transmissores de doenças (como a dengue).

Na internet há diversos sites com ideias de decoração sustentável com pneus. Selecionamos algumas ideias de upcycling com pneus para servir de inspiração, confira a seguir:

 

1 – Reutilização de pneus no jardim:

pneus na decoração - jardineiras
Decoração com pneu balanços
Fotos: Pinterest

2 – Reutilização de pneus para fazer pufes:

pneus como pufffes
Decoração com pneu puffs
Fotos: Pinterest

3 – Reutilização de pneus para mesas:

mesas feitas de pneus velhos
Fotos: Pinterest

4 – Reutilização de pneus pendurados em paredes:

pneus na decoração - paredes
Fotos: Pinterest

5 – Reutilização de pneus em projetos de interiores:

pneus - projeto de interiores
Ambiente projetado pelo escritório Guardini Stancati para o Campinas decor 2007 – Luminária e bancos feitos de pneus
Base de mesa feita de pneus
Ambiente projetado por Diogo Oliva – Base de mesa feita de pneus – Foto: Casa e Jardim
pneus em projeto de interiores
Loja de jóias em Berlin projeto Christian Koban – Foto Ana Lisa Alperovich para Inhabitat

Vale lembrar que a melhor maneira de proteger o meio ambiente, nesse caso, é reduzir o consumo dos pneus. Por isso, sempre que possível, evite o uso dos automóveis; ande a pé, de transporte público ou de bicicleta. Quando não for possível, mantenha os pneus do seu carro calibrados e alinhados e não esqueça de fazer rodízio e balanceamento, isso aumentará a durabilidade dos mesmos e logo levarão mais tempo para serem descartados.

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *