Conheça boas práticas para economizar água em condomínios

Rio de Janeiro 05/12/2017 | 12:41 - Por: Redação Sustentarqui

Conheça boas práticas para economizar água em condomínios

economizar agua em condominios

Preocupação recorrente para quem quer ajudar a manter o planeta Terra saudável e ainda ao meio-ambiente conservado, a ideia de economizar água em condomínios também deve ser primordial para todo mundo. Práticas sustentáveis estão cada vez mais em alta e cada um pode fazer uma pequena parte para conscientizar e melhorar seu pequeno ecossistema.

Relacionado: 20 dicas de como economizar água em casa

Em um condomínio não precisa ser diferente. Afinal, deixar o consumo de água mais sustentável faz parte desta pequena iniciativa individual que deve reverberar e se tornar coletiva em forma de boas atitudes para todos.

Veja como pequenas iniciativas podem fazer toda a diferença para economizar água em condomínios:

1- Espalhe a ideia:

Ideias simples e cotidianas podem ser espalhadas pelas áreas comuns do condomínio, como por exemplo, não demorar no banho, fechar a torneira ao se ensaboar, juntar bastante roupa e louça para lavar de uma só vez, escovar os dentes com a torneira fechada, reutilizar a água que a máquina de lavar roupas despeja para lavar o chão de alguns ambientes como banheiros, áreas de serviço e cozinha, entre outros.

Coloque, para complementar, alguns dados alarmantes: uma torneira aberta enquanto você escova os dentes gasta, por minuto, cerca de 12 litros de água; a máquina de lavar roupas, por exemplo, pode gastar, de uma só vez, cerca de 124 litros a cada uso.

2- Confira o funcionamento das torneiras e encanamento

Estar atento ao funcionamento correto de torneiras, descargas e de todo o sistema de encanamento do condomínio também pode ser uma tarefa para você se preocupar mais. Comece por seu apartamento e veja se todas as torneiras e válvulas de descarga não possuem algum escape de água ou vazamentos, por exemplo. Lembre-se que um sistema de descargas com válvulas antigas, pode gastar numa tacada só, cerca de 24 litros de uma só vez.

3- Consulte um especialista

Na dúvida, chame um especialista para calcular corretamente os gastos com a instalação. Assim como a ideia de economizar água em pequenas ações, espalhe por seus vizinhos a importância de manter tudo bem regulado. Aliás, além da economia com a água, contratar um pedreiro para olhar diversos ambientes pode baratear o custo de cada serviço. Pense no coletivo.

4 – Fiscalize a caixa d’água

Além de ser mantida sempre limpa, é essencial que a caixa d’água não tenha vazamentos. Assim, a cada seis meses, é ideal que um especialista seja consultado para que a verificação não tenha falhas. Muitas vezes, alguns vazamentos são ocasionados pelo sistema de distribuição da água a todos os condôminos.

5 – Tenha redutores de vazão

A instalação de redutores de vazão, desde os mais simples como arejadores, até os que estão em torneiras automáticas, pode trazer economia significativa de água. Eles podem ser instalados também em chuveiros, no modelo redutores de pressão da água.

6 – Consumo medido individualmente pode conscientizar

Muitos condomínios usam apenas um hidrômetro – medidor de água, e têm o custo todo do gasto da água dividido entre todos os moradores. No entanto, com esse sistema, é possível que seu vizinho que more em um apartamento com seis pessoas, por exemplo, gaste mais água do que você, que está apenas com mais uma pessoa dentro de casa.

Claro que, hipoteticamente, a família maior gastará realmente mais água. No entanto, ter instalações separadas, com consumo individual, pode criar a consciência em todos os moradores de uma só vez.

7- Aproveitar a água da chuva

Aproveitar a água da chuva para uso não potável, também é uma alternativa para economizar água em condomínios. A água pluvial coletada, pode ser usada, depois de tratada, em lavagem de áreas comuns (quando necessário – o ideal é usar a vassoura), rega dos jardins, e até em descargas de banheiros de uso comum.

 

Texto enviado por Renan Correia

Comments

Arquitetura Dos Índios da Amazônia - capa livro

Arquitetura Dos Índios da Amazônia – Livro

Johan van Lengen, autor do best-seller – Manual do Arquiteto Descalço, surge com outra obra que explora a ...
banho mais sustentável

Banho mais sustentável: veja como economizar e proteger o planeta

Tomar banho nunca foi sinônimo de economia. No entanto, novas alternativas estão sendo criadas para diminuir o ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...