Conheça a Ecovila Damanhur na Itália
Uma ecovila é uma comunidade urbana ou rural em que se vive um estilo de vida regido por práticas sustentáveis. Entre elas está a produção local e consumo de orgânicos, utilização de energia renovável, construções ecológicas, economia auto sustentável, educação e saúde integrada.
Em meio a discussões sobre o planeta, escassez de recursos, crises na economia e alterações climáticas, o estudo de estilos de vida alternativos e que trazem soluções para as preocupações anteriores se torna essencial. Não só é possível construir estruturas auto-suficientes como já existem exemplos bem sucedidos.
Na Itália existe a ecovila Damanhur, no Vale Valchiusella, reconhecida como modelo de sociedade sustentável em 2005 pelo Fórum Global de Assentamentos Humanos das Nações Unidas.
Sua construção foi possível porque seu grupo de fundadores decidiram compartilhar suas economias pessoais para que fossem erguidas as primeiras casas.
Atualmente Damanhur conta com áreas florestais, áreas para agricultura e pecuária, estruturas habitacionais compartilhadas, áreas industriais e de atividades econômicas, escolas e outros espaços divididos.
A diversidade de atividades e serviços trazidos pelos menos mil moradores permite que a vila tenha um rendimento equivalente a 25 milhões de dólares anuais. Tudo isso na moeda local, o Crédito.
O regime de construção é colaborativo, são organizados mutirões, e assim nascem casas em que cabem 25 habitantes, templos e salões para turistas. Cada casa é uma comunidade e todas juntas formam uma federação.
Damanhur significa “Cidade de Luz” e foi nomeada em homenagem a uma antiga cidade egípcia. Seus propósitos espirituais andam lado a lado com a pesquisa por novas tecnologias verdes.
Estufas e fazendas garantem a produção de alimentos tanto para consumo interno quanto para a venda em pequenos mercados para turistas e visitantes da ecovila. Boa parte da energia é alimentada por painéis fotovoltaicos, muitas das casas são sustentáveis e até se encontram carros elétricos.
Seus 520 hectares podem ser encontrados nos Alpes piemonteses e serve de exemplo de construção comunitária e sustentável. Percebe-se que a Federação Damanhur não abre mão da tecnologia, mas busca alternativas mais ecológicas e de menor impacto ao ambiente.
Fotos divulgação Ecovila Damanhur
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
QUERO VIVER NA COMUNIDADE ITALIANA , O QUE DEVO FAZER ?