Edifício utiliza algas para gerar eletricidade
Um edifício em Hamburgo, na Alemanha, utiliza algas para gerar eletricidade e reciclar o ar!
Cultivadas entre as placas de vidro, as algas captam tanto o calor solar como o gás carbônico da atmosfera. Em troca, devolvem uma biomassa que é transformada em biogás, distribuído na forma de energia elétrica ou de calor.
Além de purificar o ar e acender lâmpadas, as algas funcionam como uma persiana natural, que bloqueia a luz do sol e resfria o espaço.
A geração de energia pelas algas é tao eficiente, que abastece inteiramente o edifício BIQ, com 15 unidades de 50 m² a 120 m², e a energia excedente é vendida para fornecedores da rede elétrica da cidade.
O processo de fotossíntese das algas é até dez vezes mais eficaz que o de outras plantas.
Quando cultivadas, podem dobrar de quantidade em horas e ser colhidas diariamente, além de suportarem vários climas e métodos de produção. O mais importante, rendem muito mais ocupando menores espaços.
É possível, em um metro quadrado, obter de 1,75 a 4,75 litros de biocombustível. Na mesma área, um usineiro de cana produz em média 0,8 litro de etanol.
Com tantas vantagens, as algas estão sendo apelidadas de petróleo verde, e são tema de pesquisas no mundo todo. No Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPdeas) da Universidade Federal do Paraná, está em desenvolvimento um projeto muito parecido com o do edifício em Hamburgo; o cultivo de algas para fornecimento de biocombustível em quantidade suficiente para abastecer um prédio com seis apartamentos
No mínimo, interessante!
Fonte: Isto É
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários