Energia solar na Alemanha quebra 3 recordes em 2 semanas

21/06/2014 por Juliana Rangel

Apesar de ser um país muito cinza, com níveis de radiação solar média pior até mesmo que o Noroeste dos EUA e Alaska, a Alemanha é líder de energia solar do mundo. Só nas últimas duas semanas, quebrou mais três recordes.

Energia solar na Alemanha
Potencial solar da Alemanha © National Renewable Energy Laboratory

Em 6 de junho, entre 13:00 e 14:00, a produção de energia solar aumentou para um recorde de 24,24 GW, de acordo com o Fraunhofer ISE instituto de pesquisa de energia solar. Foi uma sexta-feira, durante toda a semana, os sistemas de energia solar na Alemanha geraram 1,26 TWh de eletricidade, um novo recorde para o país.

Dia 09 de junho, na segunda-feira seguinte, a produção de energia solar na Alemanha aumentou para 23,1 GW. Devido ao fato de ser um feriado nacional e de haver menos demanda, a Alemanha bateu mais um recorde do uso da energia solar, alcançando  a marca de 50,6% do total da demanda de energia elétrica do país.

Naturalmente, o sol de fim de primavera contribui para isso, mas nada disso seria possível sem o forte crescimento e liderança da Alemanha nesse setor.
No entanto, este amadurecimento do mercado de energia solar faz outra tecnologia ser cada vez mais importante – o armazenamento de energia. A grande produção de energia solar no meio do dia faz baixar os preços da electricidade nesse período. Se os produtores pudessem armazenar a energia solar de maneira mais barata, ajudaria a equilibrar a montanha-russa  de preços da electricidade e fazer contínuo o crescimento da energia solar.

energia solar na alemanha
Painéis solares em casa alemã – CC BY 2.0 Tim Fuller

“A grande quantidade de energia solar que está sendo gerada demonstra claramente que a Alemanha vai precisar de mais capacidade de armazenamento de energia no futuro. Já que, os mais de 1,4 milhões de sistemas fotovoltaicos estão produzindo um excedente, especialmente em dias de sol, ao redor do meio-dia,” disse Tobias Rothacher, perito de energias renováveis ​​na Germany Trade & Invest.

O armazenamento é de fato crescente e os custos cairão cada vez mais, com a produção na escalas de 4.000 novos sistemas de armazenamento a bateria que foram adicionados na Alemanha desde que um incentivo alemão para sistemas residenciais de baterias de lítio-íon  foi implantado há um ano. Este é o  tipo de incentivo que impulsiona o crescimento solar no país.

Se um país com tão poucos recursos solares pode ser uma potência na energia solar não há razões para o Brasil não fazer o mesmo.

Fonte: Treehugger

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *