Pontos de recarga para veículos elétricos superam postos de gasolina no Japão

12/05/2016 por Sthéfany Alves

O Japão tem sido exemplo no que tange à infraestrutura para carros elétricos. O país, atualmente, possui mais pontos de recarga para veículos elétricos do que postos de gasolina.

De acordo com uma pesquisa da Nissan, o Japão possui 40 mil postos de recarga para veículos elétricos contra 34 mil postos de gasolina. A pesquisa, no entanto, engloba também os carregadores particulares, o que demonstra uma preferência geral por automóveis menos poluentes.

recarga para veículos elétricos
Foto: Moteur Nature

Dentre os postos para veículos elétricos, cerca de 6500  são de recarga rápida, que possibilita o veículo ter 80% da capacidade da bateria em poucos minutos. Já os pontos de carga lenta ultrapassam a margem dos 30 mil.

Estima-se que os donos de veículos elétricos possam abastecer no país a cada 135 km, na média. Nos Estados Unidos, que possuem apenas nove mil desses postos, o número sobe para 600 km. A pesquisa da Nissan também mostra a diferença do investimento de países desenvolvidos em relação a países subdesenvolvidos.

O custo para construção de um posto de recarga para veículos elétricos pode chegar aos nove milhões de ienes ( equivalente a 2 milhões e 857 mil reais). Desde março de 2013, o governo central do Japão dá suporte financeiro para a construção de estações de recarga, aumentando o valor dos subsídios para cobrir cerca de dois terços dos custos de construção.

A vantagens dos carros elétricos são muitas, dentre elas:

– Maior economia de dinheiro – economia de até 80% do que se gasta com álcool ou gasolina;

– A fonte de energia – eletricidade – pode ser obtida de diversas formas, de preferência de fontes renováveis;

– Silêncio na condução;

– Zero emissão de poluentes;

– Manutenção muito mais simples;

– Redução ou dispensa do pagamento de impostos sobre veículos, dependendo da lei regional.

Uma campanha chamada Nippon Charge Service foi lançada por quatro montadoras japonesas -Toyota, Honda, Nissan e a Mitsubishi. O projeto compensa os custos de instalação e taxas operacionais para empresas e municípios que quiserem construir uma estação de recarga.

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