Poste Solar feito em bambu recebe prêmio

15/07/2015 por Redação SustentArqui

Os smartphones estão tão presente no nosso cotidiano que dificilmente conseguimos viver sem eles. Além do grande impacto gerado para a fabricação desses aparelhos, usamos muita energia para mantê-los carregados. Pensando nisso, um grupo criou um poste solar feito em bambu laminado, que permite recarregar até 9 celulares de maneira mais sustentável.


Poste Solar feito em Bambu

O projeto foi desenvolvido através de uma parceria entre o Instituto Pindorama e a Oficina da Floresta, ambas iniciativas com sede em Nova Friburgo – RJ. A produção é realizada de forma artesanal, fomentando iniciativas da agricultura familiar na serra fluminense, e a montagem final é realizada por Thalles Aguiar, marceneiro e Nilson Dias, responsável pela parte elétrica.



 

Chamado de Bambu Smart Point, o equipamento sustentável é fabricado com bambu laminado, a energia para recarga vem do painel fotovoltaico de 150W localizado na parte superior do poste e a impermeabilização é feita com poliuretano vegetal 100% ecológico. Um banco acoplado em formato triangular, contendo uma bandeja para recarga de até 9 smartphones simultâneamente, acomoda até 6 pessoas

Bambu Smart Point
Poste Solar feito em Bambu

 

O projeto que também contou com o apoio do Roberto Rodevalio, da Ecoverte, foi apresentado por Nilson Dias, gerente de projetos do Instituto Pindorama, no concurso Jovens Empreendedores 2014 e recebeu o prêmio das instituições organizadoras do evento, o Jornal O GLOBO e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) .

O poste solar é um equipamento urbanístico sustentável, que utiliza materiais ecológicos e energia solar, e pode se adaptar em projetos ao ar livre de shoppings, escolas, praças, parques, feiras e eventos, onde geralmente é difícil encontrar pontos de recargas de celular.

Poste Solar feito em Bambu

Poste Solar feito em Bambu

Abaixo a primeira unidade instalada em uma escola na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro:

Poste Solar feito em Bambu

 

Fonte e imagens: Pindorama – Fotos: Diego Castro/Estúdio Castro

 



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *