Tesla enviou centenas de suas baterias para Porto Rico após o furacão Maria

02/10/2017 por Redação SustentArqui

A empresa Tesla, não para de surpreender o mercado das energias renováveis com as suas inovações, desde o lançamento da bateria Powerwall até o mais novo produto de telhas solares. E agora nos surpreende com a sua solidariedade!

Após o furacão Maria no dia 20 de setembro, cerca de 97 por cento dos 3,4 milhões de habitantes da ilha ficaram sem energia. A tempestade de categoria 4 deixou milhares de pessoas sem-teto, e os hospitais estão lidando com os apagões. Segundo especialistas, pode levar meses para recuperar todas as linhas e reconstruir a rede.

tesla envia baterias a porto rico
Ruas de Porto Rico após o furacão Maria – Foto: Carlos Giusti/AP

Assim que a tempestade passou, a Tesla começou a enviar centenas de sistemas de bateria do Powerwall, que podem ser emparelhados com painéis solares, para a ilha devastada, em um esforço para restaurar a energia elétrica. Alguns funcionários da empresa estão atualmente em Porto Rico trabalhando em instalações dos sistemas de bateria e instalando ou reparando a energia solar, coordenando esforços junto com as organizações locais.

Elon Musk, CEO da Tesla, ficou completamente silencioso sobre o envio de ajuda a Porto Rico, e também sobre o fato de ele pessoalmente ter doado $ 250,000 para os esforços de socorro.

 

Tesla bateria inovadora
Elon Musk apresentando a sua bateria inovadora – Foto: Divulgação Tesla

 

A PREPA, a empresa elétrica da ilha durante anos, não teve dinheiro para investir na modernização dos sistemas elétricos de Porto Rico. Mesmo sem furacões, cortes de energia são frequentes na ilha. Piorando as coisas, não há trabalhadores suficientes para consertar a infraestrutura; os jovens deixaram a ilha em massa enquanto a economia se agravava, e os trabalhadores mais velhos se aposentaram.

Não está claro se a Tesla está enviando as baterias Powerwall de primeira geração ou o Powerwall 2 e se a empresa também está enviando painéis solares, mas sem dúvida, sua equipe e as baterias enviadas podem ser peças importantes para restaurar a segurança e a estabilidade da ilha.

 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *