Espaços abertos trazem conforto a uma casa container na Indonésia
Espaços abertos e reutilização de materiais, foram as características principais para esta casa container na Indonésia.
Reaproveitar o máximo de materiais foi o principal objetivo deste projeto que utilizou 4 containers usados para formar a estrutura da casa e todas as madeiras utilizadas na construção foram recuperadas.
Para continuar com o espírito de redução de uso de materiais, os pisos foram feitos de concreto polido, assim como os móveis de madeira, não receberam acabamentos. As paredes também não foram rebocadas, os tijolos foram apenas pintados, para reduzir a utilização de cimento.
A residência, localizada em Bekasi, na Indonésia, foi planejada para um jovem casal e seus dois filhos. São quatro containers sobrepostos e entrecruzados em um terreno de 150m². Os containers, são conectados através de rampa e escada, e formam espaços abertos para ventilação.
Os arquitetos do atelier Riri, responsáveis pelo projeto, afirmam que esta casa container na Indonésia, representa uma nova definição de casas tropicais contemporâneas, com reaproveitamento de materiais e um toque industrial.
A parte superior foi dedicada ao espaço chamado de passatempo pelos arquitetos, dividido entre a brinquedoteca para as crianças e a sala de relaxamento para os pais.
Um terraço foi instalado para a família desfrutar o ar puro no início da manhã ou no final da tarde.
O primeiro piso ficou com os quartos; que foram feitos em tijolos para melhor conforto térmico; um deles virado para a rua, e os outros dois para os espaços abertos. A cozinha e sala, também ocupam o pavimento térreo.
Relacionado: Construção em contêiner: Vantagens e Desvantagens
Uma das desvantagens da utilização de containers na construção é que o material é um ótimo condutor de calor e péssimo isolante acústico. Para resolver esse problema várias estratégias foram utilizadas, como a criação de pátios internos para ter uma melhor ventilação natural, uso de vegetação e de materiais isolantes térmicos, além do posicionamento estratégico dos cômodos.
A cobertura é composta por uma camada de “telha de arame”, para suspender a vegetação e reduzir o calor no interior.
Uma camada de lã de vidro foi utilizada entre a cobertura e o forro de madeira de pinus, reutilizada de outra construção.
A mesma madeira reaproveitada, também foi aplicada em algumas paredes e parte do piso. O jardim no terraço ajudou a criar mais espaços abertos para o conforto dos moradores.
Imagens: Teddy Yunantha
Posts mais vistos
Comentários