Ex of In House: Uma casa escultórica autossuficiente em energia

19/06/2017 por ZoomBlog

Ex of In House projetada pelo arquiteto Steven Holl, é uma casa escultórica em Nova York autossuficiente em energia e com muita luz natural.

“Um edifício deve oferecer mais quando você entra nele do que quando você o vê de fora. A frase, do arquiteto norte-americano Steven Holl, se aplica a uma de suas obras mais recentes, a casa de hóspedes criada para um artista plástico em Rhinebeck, Nova York, nos Estados Unidos.

Relacionado: “Casa domo” gira para aproveitar a luz do Sol 

Batizada de “ Ex of In House ”, a construção multifacetada surpreende com o seu escultural interior de madeira que parece ter sido talhado, revelando vazios com formas geométricas espaciais como esferas, paralelepípedos e prismas.

Ex of In House

Ex of In House steve holl

Criada para cinco hóspedes, mas sem nenhum quarto, a casa de 85m2 é autossuficiente em energia elétrica, que é parcialmente gerada por um filme fotovoltaico aplicado na cobertura. O restante é produzido por um sistema de aproveitamento da energia geotérmica (obtida pelo calor proveniente do solo).

Graças ao projeto, foi preservada uma grande área florestal que seria dividida em 5 lotes para a construção de casas.

 



 

“Esta casa, com seus vazios internos e compressões, serve como alternativa às casas modernistas de subúrbio que se espalham pela paisagem”, explica Holl.

Ex of In House

Ex of In House

O nome “ Ex of In House ” decorre do projeto de pesquisa do qual a casa faz parte: “Explorations of In”. Iniciado em 2014 pelo escritório de Holl, o trabalho tem o objetivo de explorar e questionar os clichês da linguagem arquitetônica e da prática comercial.

Na “ Ex of In House”, o hall de acesso de madeira, marcado pelo vazio em forma de esfera, é banhado pela luz natural que penetra o espaço pelas aberturas semicirculares que, aliás, são recorrentes na casa.

Uma claraboia de mesma forma deixa a iluminação natural entrar e percorrer os três níveis que compõem a construção.

Ex of In House

Ex of In House steve holl

O tratamento que a materialidade atípica da casa dá à luz foi previsto por meio de maquetes físicas e aquarelas, que costumam servir como ferramentas de projeto para o arquiteto ao criar suas obras, onde ele costuma esculpir vazios geométricos conhecidos como “vazios booleanos”, que caracterizam seu trabalho.

Ex of In House
Esses vazios estão presentes em projetos como, por exemplo, a nova extensão do Museu da cidade de Mumbai, um dos mais antigos da Índia.

Para projetá-lo, seu escritório teve de vencer um concurso onde participaram nomes de peso como Rem Koolhaas e Zaha Hadid.
Atrás da escada central fica a cozinha e a sala de jantar, que se abrem para um pátio com piscina.



 

A casa é integrada ao entorno por meio de grandes aberturas como o grande vão circular se estende por três planos (duas paredes e o piso), provocando no usuário a sensação de estar imerso na floresta.

Ex of In House steve holl

Ex of In House steve holl

 

 

Ficha técnica:
Ex of In House
Rhinebeck (NY), EUA
Ano de projeto: 2014
Ano de construção: 2016
Arquitetura: Steven Holl Architects

Steven Holl

Steven Holl nasceu em Bremerton, Washington (EUA), em 1947. Formou-se em arquitetura pela Universidade de Washington e fez pós-graduação na Architectural Associacion de Londres (AA). Fundou o próprio escritório, Steven Holl Architects, em Nova York, em 1976. É vencedor de prêmios como o Praemium Imperiale (2014), o Premio de Arquitetura Cooper Hewitt (2002) e a Medalla Alvar Aalto (1998). Dentre suas obras, destacam-se a Texas Sterro House (EUA), o Museu de Arte Contemporânea de Helsinki (Finlândia), o complexo residencial Makuhari (Japão), o Museu do Oceano de Biarritz (França) e o Museu de Arte Nelson-Atkins (EUA) e a ampliação da Biblioteca Americana em Berlim (Alemanha).

Fonte: ZoomBlog

Imagens: Paul Warchol



 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *