Iniciativa de Ilhas de Calor Urbana em Chicago
Depois de passar por um onda de calor violenta em 1995, deixando centenas de mortos, Chicago foi escolhida para participar do programa Urban Heat Island Initiative (Iniciativa de Ilhas de Calor Urbana), idealizado pela agência americana de proteção ambiental (EPA) para reduzir as temperaturas do ar em zonas urbanas por todo o país.
O City Hall foi o primeiro escolhido para participar dessa iniciativa, por ser um dos edifícios mais visível e conhecido na cidade. Em 2000, foi concebido um projeto de instalação de um telhado verde, como demonstração, para testar os seus benefícios e como eles afetam a temperatura e a qualidade do ar.
O edifício inaugurado em 1911, foi projetado para receber mais andares do que foi executado, o que possibilitou que a estrutura e a fundação pudessem receber o telhado verde. Essa estrutura foi ideal para suportar uma vegetação mais pesada, inclusive árvores.
Telhado Verde do City Hall
O jardim é composto de 20.000 plantas de mais de 150 espécies, incluindo arbustos, cipós e árvores.
As plantas foram selecionadas por sua capacidade de prosperar no telhado, que é exposto ao sol, árido e pode ter muitos ventos. A maioria são plantas pradaria nativas à região de Chicago.
Com os beneficios dos telhados verdes, o jardim da Prefeitura municipal, melhora a qualidade do ar, conserva a energia, reduz o escoamento de águas pluviais, podendo reter até 75% de uma precipitação antes que haja escoamento de águas pluviais para os esgotos.
O jardim diminui o efeito de ilha de calor urbana, substituindo o telhado de concreto por plantas verdes, absorvendo menos calor do sol do que o telhado de concreto, mantendo City Hall mais fresco no verão e exigindo menos energia para ar condicionado, economizando US$ 5.000 por ano em contas de serviços públicos.
Mas afinal, o que são ilhas de calor urbana?
As ilhas de calor urbana são um fenômeno climático que ocorrem quando a temperatura em determinadas regiões das grandes cidades fica muito maior do que a temperatura nas regiões mais afastadas.
Fatores como poluição atmosférica, alta densidade demográfica, pavimentação com diminuição da área verde, construção de prédios barrando a passagem do vento, grande quantidade de veículos, tudo isso contribui para elevação da temperatura, em alguns pontos das cidades chegam a registrar um aumento de 5 a 10ºC em relação às áreas periféricas.
A radiação solar seria absorvida normalmente pela vegetação e pelo solo, através da evapotranspiração enquanto que a ausência de poluentes permitiria que parte da radiação refletisse na superfície e fosse enviada para as camadas mais altas da atmosfera, diminuindo a quantidade de calor.
Com o asfalto e concreto a radiação solar é absorvida e convertida em ondas de calor que ficarão armazenadas, em grande parte durante o dia, escapando à noite.
Imagens: asla.org
Fonte: cityofchicago.org
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários