Jardim vertical resistente à seca compõe fachada de prédio em São Francisco
Em São Francisco, nos Estados Unidos, um grande jardim vertical resistente à seca, que é uma verdadeira obra de arte, compõe a fachada da edificação Be Safe House.
Os artistas botânicos Amanda Goldberg e Brandon Pruett da Plante Design são os responsáveis pela parede verde com 3200 plantas nativas e tolerantes à seca, que possui um engenhoso sistema de irrigação, alimentado por um tanque de coleta e recirculação de águas pluviais.
A parede viva foi cuidadosamente planejada em uma grade,o desenho seguiu um padrão de tipo ponto de cruz, formando ondas com diversas cores.
Essa verdadeira obra prima ecológica chama a atenção pela beleza e decora o edifício que estava abandonado.
Além de aumentar a biodiversidade, pássaros, abelhas e outros animais do tipo habitam agora no local, o jardim estimula os sentidos, uma planta rasteira com aroma de hortelã, foi estrategicamente colocada sobre a porta, dando ao local uma aromaterapia única.
Relacionado: Conheça 10 vantagens dos jardins verticais
A intenção da parede verde é mudar o cenário que cerca o dia a dia das grandes cidades, repletas de paredes de concreto, aumentando o contato com a natureza.
A Califórnia sofreu por muitos anos com graves secas que deixaram os moradores necessitados, calamitosamente, de água, por isso a importância da parede viva ter vegetação resistente à seca.
Esse jardim vertical resistente à seca, portanto, entra também em um contexto de melhora de vida dessas pessoas, além de ser um exemplo de comprometimento com o meio ambiente.
Um jardim com horta no terraço do prédio estende o verde para cima, trazendo ainda mais vida para onde antes só se via cinza.
Fonte e fotos: Inhabitat
Posts mais vistos
Comentários