Jardins verticais no Minhocão: Prefeitura de SP busca condomínios interessados na instalação

08/05/2015 por Redação SustentArqui

Jardins verticais no Minhocão: Prefeitura de SP iniciou essa semana o Chamamento Público para a instalação de parques verticais nas empenas cegas da região,

Começou na última terça-feira (5) o Chamamento Público para que edifícios vizinhos ao Elevado Costa e Silva (Minhocão), região central, possam receber a instalação de jardins verticais. Poderão se candidatar condomínios que possuam empenas cegas (paredões sem janelas) que estejam localizadas a uma quadra do viário. As cartas de intenção serão recebidas na sede da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), localizada na Rua do Paraíso, 387/389 – térreo, das 9h às 16h.

A Câmara Técnica de Compensação Ambiental (CTCA) será responsável pela escolha dos edifícios que se dará a partir de alguns critérios, como o fato de a nova área verde proporcionar da poluição sonora e do calor no entorno.

A Prefeitura publicou, em março deste ano, o Decreto n° 55.994, que permite a conversão da compensação ambiental em obras e serviços, jardins verticais e coberturas verdes. Os recursos para a implantação dos jardins virão da Secretaria do Verde, por meio dos Termos de Compensação Ambiental (TCA) que as incorporadoras têm com a secretaria.

A ideia inicial partiu do Movimento 90°, que instalou em 2013 um jardim vertical no edifício Honduras ,próximo ao elevado. O prefeito Haddad então procurou o grupo de paisagistas, depois que foi publicada uma matéria sobre os planos do movimento de instalar mais jardins verticais no Minhocão, com o objetivo de encontrar uma maneira de apoiar a ideia. 

Jardins verticais no Minhocão - movimento 90
Imagem Divulgação Movimento 90

Os Benefícios dos Jardins Verticais são inúmeros, além de melhorar a paisagem urbana, os jardins são capazes de contribuir na filtragem da poluição do ar e no conforto térmico, tanto do edifício onde está instalado, quanto do seu entorno. As plantas auxiliam também no controle da umidade, além de representarem uma significativa barreira acústica.

Não há riscos de infiltração para os locais onde o jardim está instalado. Ele também exige pouca manutenção, pois o sistema de irrigação é automatizado, e pode ser retirado posteriormente, sem que a superfície original seja danificada.

 

Fonte: Prefeitura de São Paulo – Mais informações: 3266-5869

 



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *