Laboratório considerado o mais sustentável do país é LEED Platinum O+M

09/06/2020 por Redação SustentArqui

Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oréal Brasil é o único do Rio de Janeiro a obter a certificação LEED Platinum O+M, para edifícios existentes – Operação e Manutenção.

A empresa foi reconhecida mais uma vez por sua responsabilidade empresarial e ambiental: o prédio dedicado à área de Pesquisa e Inovação da companhia alcançou a certificação LEED Platinum – nível máximo no certificado de Liderança em Energia e Design Ambiental.

Com o reconhecimento, o Centro INNOVA se torna o primeiro empreendimento do Grupo, e o único no Rio de Janeiro, a conquistar o nível máximo de um dos principais selos internacionais para prédios sustentáveis no mundo – reforçando o ativismo contra as mudanças climáticas estabelecido no compromisso de sustentabilidade da L’Oréal, o Sharing Beauty With All.

Saiba como funciona a certificação LEED

“Apenas 0,9% de todos os empreendimentos que possuem certificados LEED no mundo estão pontuados nesta categoria. Este certificado mostra que o prédio INNOVA adota arquitetura e processos modernos de engenharia, que permitem uma operação constantemente sustentável e experiência humana diferenciada”, comemora Raphael Sixel, Gerente de Campus de Pesquisa & Inovação da L’Oréal Brasil.

Iniciativas sustentáveis implementadas no prédio e contribuição diária dos colaboradores ajudaram na conquista da certificação LEED Platinum O+M

De acordo com Raphael, algumas mudanças e iniciativas implementadas tanto no laboratório quanto no prédio ajudaram a alcançar o certificado .

“Utilizamos produtos de limpeza especiais nas áreas internas e produtos químicos adequados no tratamento da água, temos um sistema automatizado para controlar iluminação e climatização, eliminamos materiais plásticos e descartáveis, reciclamos nossos resíduos, reutilizamos 40% da água, temos uma matriz energética 100% renovável (solar e eólica) e a maior parte da nossa população utiliza transporte coletivo, reduzindo emissões”, explica.

Além disso, o gerente destaca que os colaboradores do Centro INNOVA e os usuários do prédio também contribuíram no dia a dia para esse resultado.

“As equipes de gerenciamento do Campus, com o apoio da população do prédio, estão sempre engajadas com a sustentabilidade e possuem um papel fundamental mantendo a alta performance dos sistemas de engenharia e facilities. Eles contribuem especialmente trazendo ideias inovadoras para o aumento da performance ambiental e energética do nosso prédio e também no consumo consciente de água, energia e geração de resíduos”, explicou.

loreal LEED Platinum OM

Iniciativas promovem o uso inteligente dos recursos naturais

A edificação projetada pelo escritório Perkins and Will já tinha recebido a certificação LEED Gold

Durante a construção do prédio, inaugurado em outubro de 2017, a prioridade foi criar iniciativas de eficiência do uso dos recursos naturais, como água potável, esgoto e energia.

Para água potável, as torneiras e dispositivos possuem temporizadores e controladores para garantir o consumo sem desperdício.

Já o esgoto é tratado no próprio prédio pelo projeto Jardins Filtrantes, que são plantas que purificam a água de forma natural e sem aditivos químicos.

A água tratada é redirecionada para os sanitários, lavagem de piso e irrigação – o que resulta em até 40% de economia.

Para a gestão de energia elétrica, a unidade inaugurou no ano passado um sistema de painéis solares capazes de produzir até 20% da eletricidade.

Para garantir os critérios estabelecidos pela certificação LEED, houve um rigoroso acompanhamento de todas as etapas da construção. A obra também contava com parceiros especialistas para controlar semanalmente todos os procedimentos.

Fonte e imagens: L’Oréal Brasil

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *