Livro Bikenomics – como a bicicleta pode salvar a economia
No livro Bikenomics, a cicloativista norte-americana Elly Blue revela um mundo de possibilidades – como fazer uma viagem sem carro, ou até mesmo uma mudança sem usar caminhões – e alternativas para economizar os 20% geralmente gastos com o carro, se divertir, sair do sedentarismo, obter saúde e disposição, e, de quebra, ainda colaborar para um mundo melhor.
Este livro não se limita a convidar o leitor a refletir sobre como nos deslocamos e gastamos nosso dinheiro. A proposta é mais ampla: oferecer uma perspectiva concreta de estilo de vida. Bikenomics é uma tentativa de provar que o ato de pedalar é mais do que capaz de fazer do mundo um lugar melhor, é uma providência urgente e necessária, sob o ponto de vista sociocultural e, sobretudo, econômico.
Bikenomics é uma tentativa de provar que o ato de pedalar é mais do que capaz de fazer do mundo um lugar melhor – é uma providência urgente e necessária, sob o ponto de vista sociocultural e, sobretudo, econômico.
Com apresentação de Zé Lobo, diretor da Transporte Ativo, que contextualiza a pertinência dos dados do livro no atual momento, e comentários de Daniel Guth, consultor da área de mobilidade urbana, que fornece informações paralelas às de Blue sobre a bicicleta no Brasil, esta edição mostra que o movimento ciclístico por aqui também é real e cada vez mais ativo.
Sobre a autora do Bikenomics :
ELLY BLUE (1978, Connecticut, Estados Unidos) é editora, formada em antropologia no Reed College em Portland, Oregon, e usa a bicicleta como meio de transporte desde 1998. Já escreveu sobre suas experiências para veículos como The Guardian, Bicycling Magazine online e BikePortland. Participa do Dinner & Bikes, programa do qual é cofundadora. É diretora de marketing e sócia da editora Microcosm, que publica não ficção feminista sobre bicicletas. Esteve no Brasil para o Fórum Mundial da Bicicleta em 2014. Vive em Portland, cidade-ícone do ciclismo norte-americano, com seu companheiro, um cachorro, um gato e bicicletas. Ela nunca teve um carro na vida.
Posts mais vistos
Comentários