Maior fachada de vidro com filmes solares do mundo instalada em Goiás
A maior fachada de vidro com filmes solares do mundo foi instalada pelo Grupo Caoa em seu Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) localizado no interior da fábrica de Anápolis (GO).
Os vidros da fachada do edifício receberam filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV), em uma superfície de 850 m2 que gera energia elétrica renovável com a incidência de radiação solar, suficiente para fornecer toda a energia mensal consumida em todas as estações de trabalho do prédio.
A instalação foi realizada pela SolarVolt, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções e projetos de energia solar fotovoltaica
O que é OPV?
Do inglês organic photovoltaic (OPV), é um filme fotovoltaico orgânico considerado uma tecnologia de células solares de terceira geração.
Devido à sua versatilidade, permite a geração de energia em qualquer superfície, desde fachadas de vidro de edifícios inteligentes até veículos e mobiliário urbano.
O produto instalado no edifício em Goiás é da empresa brasileira Sunew, que segundo eles, possui uma cadeia de produção totalmente sustentável.
Usando uma tecnologia inovadora, a eficiência do OPV da empresa cresce com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol.
“Os benefícios são inúmeros, tanto para o meio ambiente como para a empresa. A instalação do OPV na fachada do prédio contribui para suprir grande parte da demanda por energia elétrica e, assim, potencializar a eficiência energética e contribuir com a redução da pegada de carbono”, destaca Tiago Alves, CEO da Sunew.
“Temos feito grandes avanços nos estudos de biocombustíveis no CPEE e agora com a parceria com a Sunew e Solar Volt agregamos mais uma frente importantíssima na busca por soluções inovadoras na linha de pesquisa de células fotovoltaicas de baixo peso e alta capacidade. Esta é mais uma ação que reforça o nosso compromisso com a busca da sustentabilidade através da pesquisa e inovação realizada no Brasil, em um momento em que a indústria automobilística ingressa em uma fase de transformação tecnológica sem precedentes”, afirmou Marcio Alfonso, diretor técnico da planta e CEO da montadora.
Além de ser a maior fachada de vidro com filmes solares do mundo é a segunda maior instalação de OPV do planeta.
Fotos Divulgação
Leia também: Integração da energia solar elétrica na arquitetura
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários