Hugo França transforma desperdício em ecodesign

14/08/2014 por Juliana Rangel

Hugo França é um gaúcho, que buscou seu refúgio junto da natureza na Bahia. Foi lá que que despertou a sua consciência sobre os desperdícios da extração e uso da madeira e começou a desenvolver seu trabalho, produzindo peças de design a partir de resíduos florestais.

Hoje o designer se divide entre as suas oficinas de Trancoso (BA) e Louveira (SP), onde são produzidas as suas peças. Sempre pautado na preocupação com o desperdício da madeira, sobretudo das espécies descartadas pela movelaria tradicional, acreditando na possibilidade de reaproveitamento total deste material tão nobre.

Hugo França
Foto: Divulgação Hugo França

A criatividade de Hugo França surge de um diálogo criativo com a matéria-prima que é a sua maior inspiração – a árvore – tudo começa e termina nela.

A sua intenção é levá-la, de forma harmoniosa, de volta ao convívio humano. Utiliza árvores condenadas naturalmente, por ação das intempéries ou pela ação do homem, a partir desse material, cria peças únicas com seus troncos, galhos e raízes que não teriam mais utilidade se nao fosse sua intervenção. Intervenções mínimas mas que geram peças únicas.

Hugo França design
Fotos: Divulgação Hugo França

Na busca de resíduos florestais para a sua produção, o designer conta com a ajuda de sua equipe, da população de Trancoso (BA) e também com o conhecimento da região que adquiriu durante os 15 anos em que morou por lá.

Os blocos monumentais de madeira recebem os primeiros cortes no local onde são encontrados, devido a dificuldade de transporte. Ali já começa a criação, posteriormente as peças têm seu desenho definido e recebem o acabamento final.

Hugo França transforma desperdício em ecodesign
Foto: Divulgação Facebook Hugo França

Seu trabalho está entre os mais conceituados do design contemporâneo nacional, além de ser muito reconhecido internacionalmente.

Hugo França
Foto:André Godoy



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *