Niemeyer Sustentável: Torre da FGV recebe certificação LEED
A Torre Oscar Niemeyer, parte do complexo cultural e educacional da Fundação Getulio Vargas recebeu a certificação “LEED Certified” pelo Green Building Council.
O projeto do complexo foi idealizado por Oscar Niemeyer na década de 50 mas foi finalizada em dezembro de 2013.
No terreno de 8 mil metros quadrados ao lado do edifício sede da Fundação – um novo prédio e um centro cultural, que integra as duas esplanadas. Esta foi a primeira das obras do arquiteto inaugurada após sua morte.
O projeto sofreu alterações internas para se adaptar aos aspectos de sustentabilidade, tanto durante a obra como no seu funcionamento, que foram gerenciadas pelo arquiteto João Niemeyer, sobrinho de Oscar. Como por exemplo o uso de vidros duplos, por serem mais tecnológico e permitir melhor isolamento térmico e acústico
O LEED é um programa de certificação que avalia construções sustentáveis de alto desempenho. Esta ferramenta oferece a validação realizada por terceiros das características sustentáveis de um projeto e certifica que o edifício funciona exatamente da forma como foi planejado.
Mario Rocha, diretor de Operações da Fundação Getulio Vargas, ressalta a importância desta certificação pelo fato do LEED atestar o comprometimento de todas as etapas da obra até a inauguração do prédio, avaliando diversos fatores, como eficiência energética, qualidade dos ambientes internos, tecnologia, inovação, entre outros.
O novo conjunto visa atender aos propósitos da Fundação nos dias de hoje e traz benefícios que extrapolam a área de atuação da FGV, permitindo a ampliação de bens públicos oferecidos pela instituição e a modernização do bairro de Botafogo.
Fonte e imagens: FGV Notícias
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários