Abrigos de bambu promovem transformação social em Bali

08/01/2018 por Redação SustentArqui

Abrigos de bambu para catadores de lixo projetados pela empresa IBUKU, especialista em construções sustentáveis, promoveram uma verdadeira transformação social em Bali.

Isso porque na Indonésia, a atividade de coleta de lixo reciclável não é institucionalizada, e atrai pessoas que procuram um meio de subsistência, coletando os resíduos de casas e empresas para logo vendê-los. No entanto, a atividade não é vista com bons olhos pela população local.

Para melhorar esta imagem, a IBUKU foi contratada por uma grande empresa multinacional para desenvolver um projeto de habitação saudável ​​e bem organizado para os coletores de lixo, tornando-se um meio para a transformação social.

Abrigos de bambu em Bali
Abrigos de bambu em Bali

O complexo chamado Pemulung House foi entregue em 2011, e compreende 14 unidades habitacionais modulares, que também inclui banheiros, armazenamento, cozinhas e áreas comuns para atender às necessidades de seus usuários.

Abrigos de bambu em Bali
Abrigos de bambu em Bali

Cada casa possui espaços de convivência no primeiro andar e uma área de dormir em um entrepiso. Um espaço para o armazenamento seguro dos materiais reciclados também foi integrado no projeto.

Relacionado: Construções em bambu numa espetacular vila sustentável em Bali

Os pisos e paredes foram feitos de bambu, e projetados para que o vento possa penetrar por todo o edifício, diminuindo sua temperatura interior.

abrigos de bambu IBUKU

Foram utilizadas garrafas recicladas e embalagens tetra pack para cobertura e isolamento.

Os abrigos de bambu são destinados a fornecer moradia temporária para que seus os catadores de lixo possam trabalhar na cidade de Denpasar, aumentar suas rendas e logo retornarem às suas cidades de origem.

Fotos e imagens: IBUKU

Via: Archidaily

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *