Encontro – Jardins de chuva nas cidades: teoria e visita técnica

Uma imersão sobre a implantação de jardins de chuva nas cidades brasileiras em programas que integram drenagem e planejamento urbano, vai acontecer em um encontro com grandes especialistas.

O evento contará uma mesa redonda no dia 01/12, gratuita e aberta ao público. E em março acontecerá um workshop com técnicos e projetistas e visitas técnicas guiadas a três jardins de chuva da cidade.

Leia também: Programa Gentileza Urbana troca o cinza pelo verde em Sampa

No primeiro dia (01/12) a mesa redonda ampliará o diálogo sobre a implantação de jardins de chuva nas cidades brasileiras. Os palestrantes compartilharão suas experiências e irão convidar o público a fazer uma reflexão de como podemos integrar drenagem ao planejamento urbano de nossas cidades.

Essa noite também contará com o lançamento do “Guia Prático de Jardins de Chuva nas Cidades”, uma produção da S.O.S Mata Atlântica e Instituto Nova Água.

Em março, será realizado um workshop na parte da manhã onde os participantes irão se aprofundar na teoria e prática de como projetar um jardim de chuva, com o apoio de profissionais com experiências diversas, e que apoiarão a assimilação do conteúdo com uma dinâmica em grupo para aplicar o conhecimento adquirido durante o curso.

No período da tarde o workshop terá continuidade por uma visita técnica guiada à 3 jardins de chuva implantados na cidade, acompanhado pelos projetistas e responsáveis pela implantação dos jardins.

Para participar do Workshop e visita técnica no dia é necessário fazer a inscrição do curso. Lembrando que o traslado da visita técnica está incluso ao custo do ingresso.

LINK PARA INSCRIÇÕES : https://www.sympla.com.br/jardins-de-chuva-nas-cidades-teoria-visita-e-reflexoes__2245354

jardins de chuva nas cidades ATUALIZAÇÃO

O evento será presencial, oferecido em português, e contará com a participação online de palestrantes internacionais.

Data: 01 de dezembro de 2023 e 24 de Março de 2024

Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65 – Vila Buarque – São Paulo

Confira a programação a seguir:

DIA 01/12/2023 – MESA REDONDA E LANÇAMENTO – Evento aberto ao público

18:00 – 18:10 – Boas-vindas com Thais Pimenta (mediadora) – Arquiteta Paisagista e Urbanista, Fluxus Design Ecológico

Bloco 1: Apresentações

18:10 – 18:30 – Lançamento: Guia Prático de Jardins de Chuva nas Cidades – César Pegoraro (SOS Mata Atlântica).

18:30 – 18:50 – Isaac Henriques de Medeiros – Diretor de Análise de Licenciamentos Urbanísticos Especiais Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

18:50 – 19:10 – Lígia Pinheiro – Diretora de Estudos Ambientais e Planejamento Territorial SVMA Prefeitura Municipal de São Paulo.

19:10 – 19:30 – Luiz Fernando Orsini Yazaki – Consultor Ministério das Cidades.

Bloco 2: Mesa redonda – “Jardins de chuva nas cidades brasileiras – de experiências locais à planos integrados”.

19:30 – 20:15 – Mesa redonda com palestrantes e participantes

20:15 – 20:30 – Encerramento

DIA 24/03/2024 – WORKSHOP E VISITA TÉCNICA – Participação mediante inscrição, com custo de transporte da visita técnica já incluso

09:00 – 09:15 – Boas-vindas – Thais Pimenta – Arquiteta Paisagista e Urbanista, Fluxus Design Ecológico

09:15 – 09:45 – Guilherme Castagna – Diretor Executivo, Fluxus Design Ecológico (Brasil/Portugal)

09:45 – 10:15 – Cintia Dotto – Líder em Manejo Integrado das Águas, Prefeitura de Melbourne (Austrália)

10:15 – 10:45 – Fernando Sassioto – Arquiteto e Urbanista, Fluxus / OS3 Arquitetura – Nik Sabey – Ambientalista, Novas Árvores

10:45 – 11:00 – Coffee Break

11:00 – 11:45 – Dinâmica prática em grupo

11:45 – 12:15 – Encerramento com apresentações dos grupos

12:15 – 13:45 – Almoço

13:45 – 17:00 – Visita técnica de 3 jardins de chuva com a condução dos projetistas responsáveis, Fernando Sassioto e Nik Sabey, e suporte de Thais Pimenta.

17:00 – Happy hour (Local a decidir)

Esse evento é uma produção da Fluxus Design Ecológico em parceira com OS3 Arquitetura, Novas Árvores por aí, Plataforma Arquitetura e Biosfera da Escola da Cidade e SOS Mata Atlântica.

Crédito: Fluxus Design Ecológico

2º Fórum de Sustentabilidade & Encontro de Membros ASHRAE BRASIL CHAPTER: Eventos presenciais, online e visitas técnicas

Em comemoração ao 20º Aniversário do ASHRAE Brasil Chapter, ocorrerão nos dias 24 a 26 de maio três eventos em modalidades online e presencial: palestras com temas de descarbonização na construção, eficiência energética, economia circular e sustentabilidade.

O evento contará com a presença da ex-presidente da ASHRAE, Sheila Hayter, além de palestrantes nacionais e internacionais.

Sinta-se convidado para participar desta comemoração e faça sua inscrição, vagas as visitas técnicas são limitadas.

Programação 2° Fórum de Sustentabilidade ASHRAE Brasil Chapter: Rumo à Edifícios mais Eficientes, Resilientes e com Emissões Zero

Terça -feira dia 24 de maio:

  • Manhã das 9:00 às 12:00hrs
    Tema: Sustentabilidade e a Descarbonização no Setor da Construção
  • Tarde das 14:00 às 18:00 hrs
    Tema : Sustentabilidade – Economia Circular: desafios e oportunidades no setor construtivo no cenário brasileiro
    Tema: Eficiência Energética: Eletrificação e Energia Renovável em Edifícios

Quarta -feira dia 25 de maio | Visitas Técnicas

  • Manhã das 9:00 às 12:00hrs – Visita Técnica: São Paulo Corporate Tower
  • Tarde das 14:00 às 17:00hrs – Visita Técnica: EZ Tower

Mais informações: https://www.ashraebrasil.org/20thanniversary

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/2-forum-de-sustentabilidade-e-1-encontro-de-membros-ashrae-brasil-chapter/1567396

O evento ocorrerá no CREA-SP, Av. Angélica, 2346 – Consolação, São Paulo – SP. (https://goo.gl/maps/GUhu1SgZogrEBAJ56)

Fórum de Sustentabilidade & Encontro de Membros ASHRAE BRASIL

TerraBrasil 2022 – Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil

TerraBrasil 2022 é a oitava edição do maior Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil, que ocorre pela primeira vez na região Sul, será realizado entre os dias 1 e 4 de fevereiro, na cidade de Florianópolis, dentro do campus da UFSC. 

O evento conta com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Instituto de Arquitetos do Brasil (núcleo Rio Grande do Sul) – IAB/RS, Instituto ÇaraKura, Rede PROTERRA e grupo de pesquisa VirtuHab/UFSC, bem como com o patrocínio de diversas organizações como os escritórios de arquitetura Baixo Impacto, MateriaBase, Oikos, Ricardo Piva e Zona Zero Arquitetura Ecológica, cujo profissionais são membros da Rede TerraBrasil, e também pela cooperativa de crédito CrediSeara e Instituto de Permacultura Vale do Itajai.

O tema desta edição, Habitar a Terra, evidencia a necessidade de olhar para o projeto voltado à construção com terra e para as questões culturais relacionadas ao habitat, abordando a responsabilidade social e o empoderamento das comunidades rurais de agricultores familiares, indígenas e quilombolas, em suas dimensões técnica, processual, conceitual e estética.

É propósito do evento promover o diálogo entre as produções eruditas e populares de Arquitetura e Construção com Terra – ACT, por meio da valorização dos saberes empíricos e científicos.

Programação geral – TerraBrasil 2022

TERRABRASIL 2022 - Programacao

Em decorrência da pandemia de Covid-19, o público será limitado a 200 participantes, de forma presencial, mas o cenário ainda pode mudar.

Entre as atividades, destacam-se as sessões técnicas que são apresentações de trabalhos dos conferencistas, os quais são classificados pelo comitê científico e de exposição, nas seguintes modalidades: artigo, projeto e obra (P&O) e pôster; agrupadas entre os 4 principais temas do evento:

  1. Materiais e técnicas construtivas;
  2. Patrimônio, documentação, conservação e restauro;
  3. Arquitetura contemporânea;
  4. Ensino, capacitação e transferência tecnológica.

Além das sessões, também serão oferecidas atividades como vivência na área de projeto arquitetônico, palestras, mesas redondas e oficinas de sensibilização sobre técnicas e sistemas construtivos com terra.

CRONOGRAMA CONGRESSO ARQUITETURA COM TERRA

Para o desenvolvimento destas atividades foram convidados pesquisadores renomados e construtores expoentes da construção com terra no Brasil, cada um compartilhando sua experiência.

Em especial, esta edição terá uma discussão da norma ABNT NBR 16814:2020 – Adobe – Requisitos e métodos de ensaio, recentemente publicada em 23/01/2020. Esta norma é o resultado de um trabalho coletivo e voluntário da Rede TerraBrasil.

Além do mais, o evento traz como inovação o concurso de arte gráfica para a confecção de camisetas e para o mural que será executado durante a oficina de tintas de terra.

O evento TerraBrasil 2022 é coordenado por Cecília Prompt, Sumara Lisbôa, Ricardo Wiese chefe de Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Jaqueline Vale, coordenadora da Rede TerraBrasil.

As informações detalhadas estão disponíveis em http://redeterrabrasil.net.br/terrabrasil-2022/

 

Exposição “Futuro Agora – Revisitando a Arquitetura em Terra”

A exposição “Futuro Agora – Revisitando a Arquitetura em Terra”,na Praça Mauá, traz novo olhar sobre os materiais primários utilizados na construção, o significado para a sustentabilidade e as soluções técnicas e arquitetônicas em projetos contemporâneos.

De 8 de setembro a 17 de outubro, com entrada franca

Idealizada por Jason Baumann, da Insight Architecture, a mostra oficial da Suíça no 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO apresenta também quatro webinares online com palestrantes internacionais

 

Um pavilhão de madeira sustentável de reflorestamento formado por 24 painéis fotográficos e tipográficos, em plena Praça Mauá, irá receber, de 8 de setembro a 17 de outubro, a exposição Futuro Agora –Revisitando a Arquitetura em Terra, contribuindo com novas formas de pensar e entender os desafios da arquitetura contemporânea, com questões urgentes.

A mostra proporciona uma experiência arquitetônica unindo o conhecimento do que se tem de mais novo na alta tecnologia a um dos primeiros materiais usados na construção, a terra (como a argila e o barro), e suas aplicações contemporâneas.

O evento a céu aberto, com entrada franca, é a mostra oficial da Suíça no 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO.

Dividida em dois pilares: exposição e webinares gratuitos, abordando temas como inovação tecnológica, fabricação digital, cultura e história do pisé (técnica de construção em argila,chamado taipa no Brasil)e sustentabilidadedos materiais usados.“Futuro Agora”é realizado pela Insight Architecture,empresa suíça que valoriza a arquitetura através de viagens arquitetônicas, eventos e design com foco no Brasil, em parceria com os arquitetos Diego Baloian, do Chile, e Pedro Rivera, do Brasil e com a colaboração do Instituto Federal Suíço de Tecnologiade Zurique ETH.

O pavilhão de exposições, na Praça Mauá, foi desenhado pelo arquiteto chileno Diego Baloian, (em parceria com Sebastián Silva, Matías Baeza e Juan Pablo Peró), com a colaboração da ITA, construtora brasileira especializada em madeira sustentávelde reflorestamento.

A curadoria da exposição é da Insight Architecture, com conteúdo em parceria com a ETH Zuriqueecom os arquitetos Fabio Gramazio e Matthias Kohler, da Gramazio Kohler Research, e Roger Boltshauser, do Studio Boltshauser. Tem ainda oapoio da Pro Helvetia e do Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro.

O objetivo do projeto é apresentar novas perspectivas de futuro através de uma arquitetura mais sustentável, que dê início a um novo capítulo na história da arquitetura contemporânea, com o uso da terra, um material inteiramente renovável e neutro em carbono que, ao contrário do cimento, não precisa ser queimado durante o processo de refinamento, utilizando um método de fabricação digital que amplia as possibilidades à prática da arquitetura e construção.

“É a união da low-technology, a milenar argila, com o high-tech, aliado ao que há de mais inovador em robótica, garantindo precisão na construção e criando outros horizontes para a arquitetura. Queremos sugerir novos caminhos”, diz o idealizador da exposição Jason Baumann, da Insight Architecture.

O pavilhão vai abrigar painéis com ilustrações das obras Kiln Tower – Torre do Forno e Robotic Clay Rotunda além de uma breve historia do uso da argila na arquitetura. Haverá ainda QR Code com diversos vídeos sobre as obras, além de textos informativos adicionais.

“A geometria circular do pavilhão, que propõe um sistema de construção modular e pré-fabricado baseado em peças de madeira, interage com o público por meio de uma rampa de acesso livre e um espaço interior capaz de se adaptar a múltiplas formas de apropriação pelo cidadão”, diz o arquiteto Diego Baloian.

Kiln Tower” – Torre do Forno é o mais recente projeto de Studio Boltshauserda ETH Zurique. Uma torre de 9m, construída com a técnica do barro pisé, uma técnica de compactação da argila crua em formas, semelhante à taipa de pilão. Projetada para ser um espaço de exposição e ao mesmo tempo um forno para queimar argila, no terreno do Museu Cham Brickworks, na Suíça. Outra obra exibida nos painéis da mostraé a Robotic Clay Rotunda, da Gramazio Kohler Research,também da ETH Zurique.

A estrutura em escala arquitetônica foi construída com um método de construção robótica, utilizando menos material e gerando menos emissão de carbono, reduzindo o impacto à natureza. O processo agrega cilindros de argila, os chamados tijolos macios por prensagem, que possibilitam a produção de estruturas geometricamente complexas.

“O fato de ser na Praça Mauá é superbacana, um espaço público muito frequentado por todo tipo de gente. A exposição pode despertar nas pessoas desejos, saberes, vontades, curiosidade. Isso é o mais importante”, comenta o arquiteto Pedro Rivera.

Novas possibilidade na arquitetura contemporânea

“Futuro Agora” pretende atingir, não só o público especializado em arquitetura, mas também a todos que se propõe a conhecer novas formas de uma construção mais sustentável.

Ter conhecimento do potencial da argila crua, um dos materiais de construção mais antigos que se tem conhecimento, disponível em grandes quantidades em todo o mundo, e totalmente reutilizável e neutro em carbono, é de interesse global.

Ao longo da história, o desenvolvimento tecnológico reduziu gradativamente o uso da argila a partir da introdução do calcário queimado, usado para produzir cimento, o ingrediente obrigatório para produzir concreto armado.

O uso massivo do concreto como um material muito versátil e supostamente eterno, foi possibilitado pela disponibilidade quase infinita de energia barata baseada em carvão e petróleo, ao longo do século XX, mas que já se provou danoso para o meio ambiente.

Hoje, cerca de 30% dos edifícios residenciais em todo o mundo são construídos com terra ou argila. Quase 100 dos mais de 500 monumentos na lista de 2004 do Patrimônio Mundial da UNESCO foram construídos parcial ou totalmente com argila. Alguns exemplos bem conhecidos são a Grande Muralha da China, os “arranha-céus” argilosos em Shibam e a Alhambra em Granada.

Para tornar esse projeto possível, os professores do Instituto Federal Suíço de Tecnologiade Zurique ETH do Studio Boltshauser e Gramazio Kohler Research vem investigando o potencial das construções de argila através de dois projetos de protótipos que foram desenvolvidos em conjunto com estudantes e jovens pesquisadores.

Mesmo que a engenharia estrutural avançada, o design computacional e a fabricação robótica possibilitem essas investigações arquitetônicas, seu potencial total só será possível quando e se houver uma mudança no sistema de valores tradicional da sociedade.

“Devemos reconhecer que nada é para a eternidade e que o ambiente de construção precisa de manutenção e transformação constantes. Esta descoberta simples torna imperativo construir com desperdício zero e materiais neutros em carbono para procurar uma expressão arquitetônica radicalmente contemporânea, é necessário escrever um novo capítulo sobre a rica história das construções de argila, que é radicalmente projetada no futuro. E o futuro é agora”, explica Fabio Gramazio, da ETH Zurich.

Serviço:

Exposição Futuro Agora – Revisitando a Arquitetura em Terra

Praça Mauá, s/n – Centro do Rio

De 08/09 a 17/10 de 2021

Horário: de 10h às 18h

Entrada Franca

WEBINARES – PROGRAMAÇAO E TEMAS – FUTURO AGORA

Como parte da mostra e paralelo ao congresso UIA 2021 Rio, a Insight Architecture também produz, em colaboração com a Swissnex Brasil, uma série de quatro webinaressobre desenvolvimentos tecnológicos e o impacto na arquitetura contemporânea, com transmissão ao vivo e gratuita através do link https://insight-architecture.com/future-now-webinars-events.

Irão participar Fabio Gramazio, Fabian Scheurer, Roger Boltshauser (Suíça), Martin Rauch (Áustria), Benjamin Dillenburger (Holanda), Josep Ferrando (Espanha), Fernando Minto, Marcos Acayaba e Marcelo Aflalo (Brasil),

Os eventos serão realizados em português e inglês, com tradução simultânea para as duas linguas. Segue abaixo a programação:

Dia 10/09 às 14h – REVISANDO A ARQUITETURA DA TERRA

Dando um novo significado e investigando novas maneiras, com Fabio Gramazio e Roger Boltshauser (ambos Suíça), professores do Instituto Federal Suíço de Tecnologiade Zurique ETH, moderação Pedro Rivera, fundador Rua Arquitetos (Brasil)

Dia 29/09 às 14h – USO DE ARGILA NA CONSTRUÇÃO

Com Martin Rauch (Áustria) e Fernando Minto (Brasil), moderação Igor de Vetyemy (Brasil)

Dia 06/10 às 14h – SOBRE FABRICAÇÃO DIGITAL NA ARQUITETURA

Com Fabian Scheurer (Suíça) e Benjamin Dillenburger (Holanda), moderação Cheryl Jacobs (EUA)

Dia 14/10 às 14h – USO SUSTENTÁVEL DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO

Com Josep Ferrando (Espanha), Marcos Acayaba (Brasil),Marcelo Aflalo (Brasil), moderação Renato Turri/WorldArchitects (Suíça).

 

Greenbuilding Brasil 2020 Conferência Internacional

A Greenbuilding Brasil 2020 Conferência Internacional é o principal evento de construções sustentáveis da América Latina. Este ano o evento será completamente digital.

O evento reune líderes da indústria, especialistas e profissionais de linha de frente dedicados à construção sustentável.



A Greenbuilding Brasil Conferência Internacional é organizada pelo Green Building Council Brasil, que tráz o evento como um fórum para a comunidade da construção se unir, mudar vidas, revolucionar negócios e resolver os problemas mais prementes do mundo.

A Greenbuilding Brasil 2020 está mudando para um formato digital este ano, e acontecerá entre os dias 16 e 20 de Novembro.

Esta mudança amplia as ofertas de educação da Greenbuilding Brasil 2020 para incluir sessões educacionais mais avançadas sobre tópicos em alta demanda, como equidade social, materiais, economia circular, saúde e bem-estar, resiliência, responsabilidade social corporativa e muito mais.

Para o GBCBrasil é fundamental nos reunirmos como uma comunidade para criar uma mensagem coletiva.

Segundo eles, este é o momento de estarmos juntos o máximo que pudermos, por todos os meios possíveis, para compartilhar idéias, histórias e esperanças, mas também medos, obstáculos e preocupações.

Podemos nos sustentar nesse período, lembrando a nós mesmos que, embora possamos estar isolados à distância, não estamos isolados da mente um do outro, de nosso espírito e de nossa energia para criar mudanças.

Participantes de todo o mundo construirão coletivamente a visão para este evento através de uma série de painéis e apresentações colaborativas e impactantes que criam soluções para as questões mais prementes de nossos tempos.

Confira a programação completa da Greenbuilding Brasil 2020 neste link.

As trilhas de aprendizado da Greenbuilding Brasil incluem uma variedade de tópicos de construção sustentável, desde sessões gerais sobre a certificação LEED até sessões técnicas detalhadas sobre materiais, água, energia, planejamento urbano, saúde e desempenho.

Para fazer seu registro gratuitamente a conferência acesse aqui.



Workshop para discutir a eficiência energética nas edificações brasileiras

A Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Eficiência Energética (Procel), com o objetivo de desenvolver parâmetros que possam contribuir com a redução do impacto do consumo de energia das edificações do país, está promovendo um projeto que analisa o impacto regulatório da compulsoriedade da etiquetagem das edificações no país.

Atualmente, a certificação é feita de forma voluntária através do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica), que é regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e coordenado tecnicamente pelo Procel.

Nesse contexto, o Procel realiza no próximo dia 14, um workshop aberto, visando discutir o tema e buscar contribuições da sociedade.

“O objetivo do primeiro workshop é divulgar esse projeto, permitindo a participação ampla da sociedade e colher subsídios para a melhor construção do modelo que o Brasil vai implementar para conseguir avançar na eficiência energética de suas edificações”, explica a arquiteta da Eletrobras, Estefânia Neiva de Mello.

A programação contará com três painéis:

  • O primeiro, será dedicado a discutir a política pública de eficiência energética em edificações no Brasil
  • O segundo destinado à apresentação do projeto, como os detalhes do seu desenvolvimento e a sua pertinência para o setor.
  • Por fim, será abordada a questão da promoção da eficiência energética nas edificações brasileiras.

Além de representantes do Procel, o workshop terá ainda a participação de representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Centro Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações (CB3E), do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e da Mitsidi, empresa contratada pela Eletrobras para realização do projeto.

A arquiteta do Procel reforça que a intenção é a participação de toda a sociedade e que, durante a apresentação, haverá a possibilidade de os espectadores tirarem dúvidas sobre o assunto:

“O evento do dia 14, que vai ser transmitido pelo YouTube, é para toda a sociedade participar e enviar perguntas pelo chat [da plataforma]”, destaca.

Serviço

Workshop ‘Análise de Impacto Regulatório – Eficiência Energética em Edificações’*

Data: 14/10/2020 (quarta-feira)

Horário: das 15h às 17h30

Transmissão: Canal do YouTube da Mitsidi Projetos

*Evento gratuito e aberto ao público em geral



Fonte: Débora Anibolete, para o Procel Info

10ª edição da Virada Sustentável SP – formato inédito físico e virtual

A 10ª edição da Virada Sustentável SP ocorre pela primeira vez em modelo híbrido: físico e virtual, com intensa programação gratuita composta por ocupações artísticas que provocam uma reflexão sobre a sustentabilidade nos dias de hoje, na amplitude de seu significado.

Nas plataformas digitais, o festival promove experiências e conexões humanas.

O evento será realizado de 16 de setembro a 18 de outubro, com intervenções em diversos locais nas cinco regiões da cidade como Largo da Batata, Avenida Paulista, Minhocão, Grajaú, Brasilândia, Jardim Helena, ‘Rua das 100 Minas’ na Lapa, e também no Instagram, Facebook e Youtube.



A comemoração dos 10 anos da Virada Sustentável SP acontece neste momento histórico da Humanidade, em que se fazem ainda mais necessários o pensar sobre o coletivo, os limites do nosso planeta e para onde estamos caminhando.

Durante a primeira semana, o público vai se deparar com intervenções artísticas, que de maneira lúdica, buscam levar as pessoas a refletir sobre as mudanças climáticas.

Para chamar atenção para este assunto, o Largo da Batata acolhe “Eggcident”, intervenção idealizada pelo artista holandês Henk Hofstra composta por ovos fritos gigantes estalados no asfalto.

Eggcident holandês Henk Hofstra

Neste período, o local também recebe a instalação “Olha pro céu, meu Amor”, um túnel que convida os pedestres a lerem frases escritas sobre Consumo Consciente.

Dentre as presenças confirmadas estão Bruna Lombardi, Mariana Ferrão, Chandra Lacombe, Marcia de Luca, Tadashi Kadamoto, Roberto Shiniashiki, Roberto Crema (Unipaz), Ken Odonell (Brahma Kumaris Brasil), Lama Padma Samten (CEBB), Padre Domingos Cunha (IESH), Monja Coen (Zen Brasil) e Deva Premal & Miten.

Quem passar pela Avenida Paulista, entre os dias 24 e 27 de setembro, será agraciado pela presença de poetas e performers que abordam a sustentabilidade em suas atuações. Já os muros do Jardim Gaivotas, no distrito do Grajaú, recebem o DaMargem à Margem, três murais grafitados pelos coletivos culturais Salve Selva, Ateliê Daki e Imargem.

Entre os dias 2 a 4 de outubro, ocorre o Festival de Luzes de São Paulo, o principal festival nacional de projeções mapeadas da cidade, que traz o tema “Uma Visão do Futuro” misturando arte, tecnologia e arquitetura.

Este período também conta com uma remada histórica no Rio Pinheiros, ação que destaca a importância da despoluição de seus afluentes para que o rio volte a viver e quem sabe, seja um ponto de encontro do paulistano em um futuro próximo.

Finalizando a programação de grafites da Virada Sustentável SP, desta vez é o Jardim Helena, na Zona Leste, que acolhe a ação Grafite na Kebrada | Conscientize-se, realizada pelo coletivo Arte e Cultura na Kebrada.

Já o Minhocão é palco de três grandes ocupações: Jaguar Parade, instalação que chama atenção para a importância da onça pintada em nosso bioma; a intervenção “Eu era outra Selva” do artista Felipe Morozini, que tem o objetivo de fazer refletir sobre a floresta que estava aqui e qual floresta deixaremos para as futuras gerações; e também “FlorestAR_devir floresta :: A vida é uma Utopia”, ocupação de Dudu Tsuda que leva os sons da floresta para o Parque Minhocão.

saudade não tem freio de mao

Nos dias 17 e 18 de outubro, Juntes Recriamos o Futuro, projeções do coletivo Projetemos, encerram a programação da Virada Sustentável SP nas mesmas empenas que participaram da abertura do evento.

Garantindo a participação das crianças em sua programação, a Virada Sustentável contempla na programação do Cine Drive-in, os filmes “Pé Pequeno” nos dias 3 e 10/10. Nos dias 4 e 9/10 é a vez da animação “Cegonhas” ocupar a tela e, para finalizar, “O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida”, nos dias 11 e 12/10, às 18h30. Os filmes serão apresentados em versão dublada.

Algumas atividades artísticas ocorrem durante todo o evento e vão para além da data de término, como é o caso das intervenções

FÓRUM VIRADA SUSTENTÁVEL

Neste ano, para evitar aglomerações e em respeito às orientações das autoridades da saúde, o festival apresenta toda a sua programação de conhecimento, o Fórum Virada Sustentável, em plataforma digital, ampliando a possibilidade de participação para pessoas de fora de São Paulo.

Todas as atividades contam com tradução em Libras e tradução simultânea nas palestras de convidados internacionais.

Durante o Fórum, serão realizadas palestras sobre economia circular, mudanças climáticas, meio ambiente, futuro do trabalho, diversidade e inovação social, dentre outros temas.

Para participar, os interessados precisam se inscrever gratuitamente na atividade de interesse no site da Virada Sustentável SP : www.viradasustentavel.org.br

Entre os convidados confirmados estão duas referências mundiais em temas econômicos: a economista britânica Kate Raworth, criadora do conceito da “Economia Donut” .

No dia 18 de setembro, sexta-feira, às 14h; e o arquiteto William McDonough, coautor do livro “Cradle to Cradle” (Do Berço ao Berço), um dos pilares do conceito de Economia Circular, no dia 21 de setembro, segunda-feira, às 14h.

Kate Raworth e William McDonough participam do Fórum Virada Sustentável
Kate Raworth e William McDonough participam do Fórum Virada Sustentável Crédito: divulgação

Completando a programação do dia 21 voltada para a economia circular, às 15h, acontece o painel sobre os sucessos, desafios e particularidades da economia circular no Brasil; às 16h, ocorre uma discussão sobre as novidades e diretrizes trazidas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que está em consulta pública para regulamentação nacional.

Dando continuidade ao tema, Maria Alejandra Fernandez, representante da ONU Meio Ambiente, apresenta um estudo feito pela própria instituição sobre os panoramas dos resíduos na América Latina, que será o ponto de partida para a discussão os desafios da reciclagem no Brasil a no dia 22, às 14h; logo em seguida, às 15h, começa uma reflexão sobre as embalagens considerando os conceitos da economia circular.

Para encerrar esta programação, às 16h, será apresentado um levantamento sobre as tendências e os hábitos dos consumidores durante a pandemia, além de uma reflexão sobre possíveis caminhos para promoção do consumo consciente em um futuro muito próximo.

O evento promove no dia 30 de setembro uma programação intensa sobre diversidade iniciada pelo painel Isolamento e Empreendedorismo – a vida das mulheres na pandemia, às 17h, seguido pela conversa com Elza Soares, às 18h sobre a existência e resistência da mulher negra.

Virada Sustentável SP elza soares

Às 19h, será transmitido o Painel Acesso Barrado: onde meu corpo não entra, mediado por Paola Valentina, da equipe do Museu, com a participação da cantora Preta Gil, Maya Schneyder, Ivone (Gata de Rodas) e Leonardo Vieira (Memorial da Inclusão) nesta conversa.

Nos dias 7 e 8 de outubro o tema Cidades Sustentáveis permeia todas as atividades, desde a discussão sobre o futuro do trabalho sob a influência da tecnologia, passando pelo uso da inteligência artificial no funcionamento das cidades e suas consequências, à invisibilidade de pessoas que habitam as cidades mas não têm os documentos que os validam como cidadãos.

As questões de segurança hídrica e mobilidade urbana também serão abordadas neste ciclo de atividades.

O Meio Ambiente é o último tema abordado pelos painéis do Fórum Virada Sustentável.

No dia 14 de outubro, às 14h, ocorre uma conversa sobre Floresta Autossustentável, pensando nos desafios e soluções para a preservação de biomas. A última atividade é a Batata Quente especial, às 15h: uma entrevista com Virgílio Viana, superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), sobre a atual situação da Amazônia.

Após sua realização, todas as atividades da programação do Fórum Virada Sustentável ficarão disponíveis com tradução em Libras e legenda no canal da Virada Sustentável.

VIRADA SUSTENTÁVEL SP

A 10ª Virada Sustentável SP gera ampla visibilidade às iniciativas e debates positivos e inspiradores da cidade, que refletem temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, bem-estar, consumo consciente e economia verde, entre outros.

A edição paulistana é mais uma vez realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, agenda de desenvolvimento assinada por mais de 190 países que tem como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para erradicar pobreza e desigualdade social, promover a saúde e o bem-estar geral, respeito à diversidade, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas, entre outros, até o ano de 2030.

O evento tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

Os destaques de cada semana seguem abaixo. A programação completa pode ser acompanhada nos seguintes canais:

Site: www.viradasustentavel.org.br
Instagram: @viradasustentavel
Facebook: facebook.com/viradasustentavel
Youtube: https://www.youtube.com/user/ViradaSustentavel



Sustentável Talks na Expo Revestir 2020

O Sustentável Talks é uma iniciativa da ANFACER + Sustentável, é um circuito de conteúdo elaborado em formato dinâmico de talks com dias temáticos.

Serão 3 dias com ricos e rápidos conteúdos. Veja a programação:

DIA 11 DE MARÇO – Economia Circular

Parceiro: Rede ACV
ACV Brasil: Grupo de Trabalho Economia Circular
CNI: Economia Circular Oportunidades e Desafios
Cerbras: Case Cerâmico Biometano Fortaleza
ArcelorMittal: Metodologia Steligence
Portobello: Iniciativa de economia circular na indústria

.

DIA 12 DE MARÇO – Água e Energia

Parceiro: CEBDS
CEBDS: Compromisso Empresarial para Segurança Hídrica
Pacto Global: Boas Práticas na Gestão Empresarial
Sinduscon-SP: Pegada Hídrica na Edificação
Eliane: Gestão Industrial – Revestimento Cerâmico
CTE: Tecnologia Digital na Gestão de água e energia

.

DIA 13 DE MARÇO – Construção Sustentável

Parceiro: CTE
CTE: Tendências na Construção Sustentável
Portobello: Fachada Ventilada em Cerâmica
Santa Luzia: Estudo de impactos ambientais
Cardim: Greenwashing na Construção
Casa Green: Projeto Retrofit Sustentável

No evento acontecerá também o lançamento do Guia para Sustentabilidade com a Tabela Ambiental da ANFACER.

Sustentável Talks:

Local: Expo Revestir – Mezanino, Sala 10
Data: 11 a 13 de março de 2020
Hora: 15h às 17h
Vagas limitadas. No formulário de inscrição é possível selecionar apenas os dias de interesse.

Programação completa: exporevestir.com.br/mais-sustentavel-talks

LINK PARA INSCRIÇÃO

9ª Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis

A 9ª Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia, acontecerá entre os dias 08 a 10 de Junho de 2021 no São Paulo Expo.

Em virtude do momento ainda adverso pelo cenário da pandemia de Covid-19 em todo o país, a Cipa Fiera Milano, organizadora da Ecoenergy, decidiu transferir 2021 a 9ª edição da feira e congresso.

“Colocar a saúde, o bem-estar e a segurança de expositores, visitantes, fornecedores, prestadores de serviços, colaboradores e de toda a sociedade civil é para nós um compromisso de fundamental importância. Some-se a isso a insegurança provocada pela volatilidade da economia, premissa com a qual também nos solidarizamos”, afirma Maurício Duval Macedo, diretor geral da Cipa Fiera Milano.

Os preparativos para a próxima edição do evento seguirão para apresentar uma experiência ainda melhor para expositores, profissionais do setor e todos os interessados em conhecer as mais recentes inovações e tendências para toda a cadeia produtiva de energia solar e eólica, biomassa, GTDC e painéis fotovoltaicos.

O visitante que fizer o pré-credenciamento gratuito pelo site receberá a credencial no endereço indicado na ficha de inscrição e, desta forma, seu acesso à feira será facilitado.

Profissionais de todas as regiões do Brasil já estão se credenciando para acompanhar as novidades na próxima edição da feira Ecoenergy, plataforma de soluções voltadas para toda a cadeia produtiva de energia solar e eólica, biomassa, GTDC e painéis fotovoltaicos, tendo como objetivo promover o desenvolvimento do setor de fontes de energia sustentáveis, como combustíveis gasosos, líquidos e sólidos, e também de energia geotérmica e hidroelétrica.

O credenciamento antecipado pode ser feito gratuitamente através do site https://feiraecoenergy.com.br/16/.

Organizada pela Cipa Fiera Milano, a feira reunirá profissionais de renome no mercado que debaterão questões regulatórias imprescindíveis para o desenvolvimento da energia limpa no país, disponibilização de linhas de financiamento e novas iniciativas para que sejam adequadas às necessidades dos empreendedores, assim como tecnologias disruptivas e alianças estratégicas entre os agentes.

Já na área de exposição, empresas do setor estarão apresentando o que há de mais moderno na atualidade.

Também, durante os três dias da feira, acontecerá o tradicional Techshow, um espaço para expositores realizarem palestras gratuitas, fornecendo detalhes de produtos e serviços aos visitantes.

Outro destaque é que junto com a Ecoenergy acontecerá, pela segunda vez consecutiva, a feira Ecomondo Brasil, focada nas principais novidades e tendências na Gestão de Resíduos (Urbano, Industrial e Automotivo) e Energia (Biogás e Biomassa).

Além da 10ª edição do Congresso Ecoenergy o evento também abriga o 4º Biomass Day – Congresso Internacional da Biomassa. O Biomass Day oferecerá uma agenda intensa de palestras, debates e cases de sucesso no setor de biomassa.

Mais informações e inscrições pelos sites:
www.feiraecoenergy.com.br
www.congressoecoenergy.com.br
www.congressobiomassday.com.br

Serviço:
Ecoenergy 2021
Data: 08 a 10 de junho
Horários: Congressos – 9h às 18h | Feira – 13h às 20h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP
www.feiraecoenergy.com.br

SmartCity Expo Curitiba 2020

O SmartCity Expo Curitiba chega a sua 3ª edição!

O maior e mais importante evento de Cidades Inteligentes do Brasil reúne empresas, investidores, startups, gestores públicos, membros da academia e entidades do terceiro setor para debater o futuro das cidades com foco na melhoria de vida dos cidadãos.

✔️Com o lema: “Cidades Inteligentes em Ação” a edição 2020 espera receber mais de 10.000 visitantes, contará com mais de 50 expositores e proporcionará novas experiências, mais networking e outras novidades!

As temáticas abordadas no congresso serão:

  • Sociedade inteligente e cultura;
  • Viabilizando tecnologias para conectividade;
  • Modelos de negócios inovadores;
  • Renovação do espaço urbano;
  • Governança e revisão de políticas públicas.

Ingressos para o congresso

O evento é chancelado pela FIRA Barcelona, um consórcio formado pelo Governo da Catalunha, Prefeitura de Barcelona e Câmara de Comércio de Barcelona.

Uma das instituições mais importantes da Europa. É referência global na organização de feiras, congressos e responsável pela organização do Congresso Mundial de Cidades Inteligentes: o SmartCity Expo World Congress – evento que reúne anualmente em Barcelona mais de 20 mil pessoas de países e cidades de todo o mundo para discutir o tema.

SmartCity Expo Curitiba 2020

Dias 26 e 27 de março de 2020

Local: Expo Barigui

Mais informações: www.smartcityexpocuritiba.com

Smart City Expo World Congress 2019 – evento sobre cidades inteligentes em Barcelona

Barcelona será a capital mundial das cidades inteligentes, de 19 a 21 de novembro : nesta data ocorre o Smart City Expo World Congress 2019, maior evento sobre smart cities do mundo, organizado pela FIRA Barcelona, consórcio público-privado formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona.

Pela segunda vez consecutiva, Curitiba é finalista na premiação mundial promovida pelo evento, que destaca iniciativas e soluções inovadoras em áreas como mobilidade urbana, saúde, educação, meio ambiente, empreendedorismo e segurança alimentar.

A capital curitibana disputa com outras cinco cidades o prêmio principal, o City Award (Prêmio Cidade), pelo projeto Vale do Pinhão.

Cerca de 50 pessoas, incluindo gestores públicos, empresários, investidores, pesquisadores e acadêmicos, integram a comitiva oficial do Brasil que acompanhará o evento. A comitiva é organizada pelas empresas Global Business Innovation Intelligence, La Salle Technova e iCities, responsável pela edição brasileira do evento mundial, o Smart City Expo Curitiba.

“A comitiva é uma iniciativa muito rica para fazermos projetos interessantes ao redor do mundo acontecerem aqui no Brasil. Vamos ver na prática não só soluções tecnológicas, mas também em nível institucional e social”, explica Beto Marcelino, diretor do iCities e embaixador da FIRA Barcelona no Brasil.

Pela primeira vez o Governo do Estado do Paraná participará do Smart City Expo World Congress.

“Apresentaremos de forma inédita para integrantes do governo do Paraná as melhores práticas e soluções de Barcelona, em especial o bairro tecnológico @22”, conta Marcelino.

A iniciativa catalã revitalizou cerca de 200 hectares de uma área industrial considerada obsoleta em Barcelona. No local, foram instaladas empresas que realizam pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

 



O que esperar do Smart City Expo World Congress 2019

O Smart City Expo World Congress 2019 tem o objetivo de ser um ponto de encontro entre a iniciativa pública e privada para o engajamento em ações que possibilitem um futuro sustentável e inclusivo.

O evento se concentra em cinco eixos que abordam as questões mais importantes das cidades na atualidade: transformação digital; ambiente urbano; mobilidade; governança e finança; e cidades inclusivas e compartilhadas.

Neste ano, a organização estima a participação de 25 mil pessoas, provenientes de mais de 140 países e 700 cidades. O congresso será conduzido por um número superior a 400 especialistas, enquanto a exposição terá mais de mil expositores.

smart city expo world congress 2019 barcelona
Smart City Expo World Congress

Janette Sadik-Khan, autoridade mundial em transporte e transformação urbana, é uma das principais speakers desta edição. Atualmente, Janette trabalha para redesenhar cidades, como diretora da Bloomberg Associates. Outro nome de relevância do congresso será Laura Faye Tenenbaum.

A premiada comunicadora de ciência foi editora científica sênior da NASA, onde relatou o aumento do nível do mar, perda de massa de gelo e impactos climáticos regionais.

Shira Rubinoff é mais uma speaker de peso do congresso: a executiva, orientadora, palestrante e influenciadora da Cybersecurity criou duas empresas de produtos de segurança cibernética e liderou vários esforços de mulheres na tecnologia. Atua como presidente da Incubadora de Tecnologia de Nova York, Prime Tech Partners, e da SecureMySocial.

Edição brasileira

O Smart City Expo World Congress, que acontece anualmente na capital catalã, tem versões regionais ao redor do mundo. A edição brasileira do evento, organizada pela empresa especializada em soluções para cidades inteligentes iCities, é sediada em Curitiba e já tem a terceira edição confirmada para 2020. A viagem da comitiva oficial integra a agenda preparatória do iCities para o Smart City Expo Curitiba 2020.

Segundo Beto Marcelino, a terceira edição do evento nasce em um momento importante, em que a empresa curitibana participa da construção da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, a convite dos Ministérios de Desenvolvimento Regional, do Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia.

“A carta é o documento mais importante para o segmento de smart cities no Brasil. Ela será um novo marco para regulamentação e cria um padrão no entendimento das esferas públicas e privada em relação aos direitos e deveres de cada um na requalificação das cidades no país. Isso permitirá oferecer novos projetos para mais de 5.500 municípios e é algo de extrema importância para tudo o que estamos criando”, afirma Marcelino, que participa da elaboração do documento na área de Governança das Cidades Inteligentes.

O iCities projeta que o SCE Curitiba 2020 — que será realizado nos dias 26 e 27 de março — atraia 10 mil pessoas, o que representa um crescimento acima de 40% em relação a 2019. Em 2018, a feira reuniu 5.577 participantes e, neste ano, 6.790.

Os ingressos para o congresso do Smart City Expo Curitiba 2020 já estão disponíveis. Durante a pré-venda, que vai até o dia 15 de novembro, a entrada custa R$ 600 (inteira) e R$ 300 (meia entrada para estudantes, professores, deficientes e idosos). Após este período, o valor será de R$ 900 e R$ 450. O acesso à feira expositiva é gratuito, mediante entrega de 1 kg de alimento, agasalhos e itens de higiene. Os ingressos podem ser adquiridos em https://doity.com.br/smart-city-expo-curitiba-2020.

Sobre o iCities

O iCities foi fundado em 2011 com a visão de que as cidades devem ter papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba. O iCities também trabalha com consultoria para projetos de smart city para municípios de todo o país.

 



Smart City Expo Curitiba 2019

O Smart City Expo Curitiba 2019, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de março, já tem 54 palestrantes confirmados para a área do congresso internacional.

Além dos primeiros speakers confirmados, como Brooks Rainwater, diretor do Center for City Solutions, e membro da Liga Nacional das Cidades dos Estados Unidos, e o empresário Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop Transportation Technologies, o SCE Curitiba vai reunir representantes de cidades como Buenos Aires (Argentina), Las Condes (Chile), Guayaquil (Equador) e Boston (EUA).

A venda dos passaportes para o congresso está sendo realizada por meio do site oficial do evento https://www.smartcityexpocuritiba.com/.

O acesso à área de exposição, em que 35 empresas apresentarão soluções e produtos inteligentes, é gratuito mediante inscrição prévia no mesmo site.

Durante dois dias, três salas de conferências no Expo Barigui receberão especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor. Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.

Soluções pelo mundo

Um dos novos confirmados é o chileno Alejandro Contreras, engenheiro civil industrial que liderou o processo de transformação tecnológica a serviço da comunidade em Las Condes, colocando em prática uma parceria público-privada para o desenvolvimento da cidade inteligente.

Já o desenvolvimento local e os ecossistemas de inovação estarão em debate com a presença de Josep Piqué, presidente da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), que promove o 22@Barcelona, na Espanha, como referência global em conhecimento em smart cities; e de Tânia Gomes, vice-presidente da Associação Brasileira de Startups, fundadora da GirlBoss Consultoria e também da 33 e 34 Shoes, que se juntam ao palestrante Alejandro Franco, diretor do Ruta N, em Medellín, na Colômbia.

Economia criativa

Ana Carla Fonseca, conhecida como Cainha, é referência internacional em economia criativa e também em cidades criativas. Administradora Pública pela FGV, economista, mestre cum laude em Administração, doutora em Urbanismo pela USP, Cainha escreveu a primeira tese brasileira em cidades criativas. Professora convidada na FGV e na Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, a palestrante compartilhará suas expectativas sobre o futuro das cidades.

Gestão de cidades

Vindos de Buenos Aires, na Argentina, Alfonso Santiago e Laura Silvia Borsato irão apresentar soluções sobre a gestão de grandes cidades. Diretor do Diploma em Smart City da Escola de Governo, Política e Relações Internacionais da Universidade Austral, Santiago foi assessor do Congresso da Nação Argentina. Ele vai participar do painel sobre “Transições e interrupções na gestão da cidade em uma sociedade digital”.

Já Laura Borsato, subsecretária de desenvolvimento do País Digital, integra o programa governamental que tem entre suas metas aumentar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para potenciar as capacidades digitais, criativas e produtivas dos cidadãos. Sua palestra será “Cidades focadas no cidadão e a nova agenda urbana”.

Guayaquil e Boston

Engenheiro químico com mestrado em engenharia ambiental e mais de 15 anos de experiência na área ambiental nacional e internacional, Bolivar Coloma Valverde lidera a gestão ambiental de Guayaquil, no Equador, como diretor de Meio Ambiente, através de projetos voltados para a sustentabilidade. Participará do debate “Serviços públicos inteligentes e sustentáveis”.

Outro speaker confirmado é Renato de Castro, expert em Cidades Inteligentes e embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres. Membro do conselho de administração da Leading Cities de Boston (EUA), Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. No SCEC, ele falará sobre “Cidades focadas no cidadão e a nova agenda urbana”.

Outros palestrantes

Também já estão confirmados outros importantes nomes internacionais como Markos Major, fundador e diretor executivo da ONG “Ação Pelo Clima Agora”, ecologista, botânico e educador especializado na restauração das bacias hidrográficas urbanas e sequestro de carbono; Mila Gascó, diretora de Pesquisas no Centro de Tecnologia para o Governo, e professora da Universidade de Albany (EUA); Diego Gismondi, subsecretário de inovação pública do Governo de Santa Fé, na Argentina; Andrea San Gil, diretora do Centro para a Sustentabilidade Urbana da Costa Rica; e Benjamin de la Peña, chefe de estratégia e inovação do Departamento de Trânsito de Seattle (EUA).

Sobre o Smart City Expo Curitiba

Essa será a segunda edição do evento chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona.

O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.

Lançamento do Livro Raízes Amazônicas – Arte e Design

Toda a Amazônia e sua história são a base dos trabalhos vistos no livro Raízes Amazônicas – Arte e Design, e que poderão ser adquiridos e conferidos nos dias 06 e 07 de dezembro no CRAB – RJ .

O livro nasceu de uma jornada idealizada pelo Sebrae em parceria com o Ará Studio para aproximar o artesanato produzido em Rondônia do resto do Brasil e do mundo.
As obras compiladas no livro Raízes Amazônicas – Arte e Design compõem um documento que reflete a riqueza e pluralidade da produção artesanal no Estado.

 

lançamento livro raízes amazonicas CONVITE
Para melhor entendê-las, foi traçado as suas origens na cultura de produção indígena, que influencia fortemente o consciente coletivo dos artistas locais, também como outras fontes de inspiração.

No livro Raízes Amazônicas – Arte e Design você poderá acompanhar a exploração do rico universo destes artistas, detalhando os processos criativos e as técnicas e habilidades, passadas de gerações, e que tornam o artesão rondoniense único.

Os artistas tiram da terra o barro que produzem suas cerâmicas, a madeira que esculpem seus trabalhos. A Ará empresa de design amazônico fez a curadoria e esta gerenciando a comercialização das peças.

“Queremos mostrar nossa brasilidade, nossa raiz, nosso povo. Os produtos contam a história da terra, retratam a origem e a idade da madeira, mostram o quanto nosso norte é grande e abundante.”

 

ançamento livro raízes amazonicas

ançamento livro raízes amazônicas

 

O Artesanato em Rondônia

A diversidade da fauna e flora Amazônica espelha-se no artesanato em Rondônia através da abundância de suas formas, cores e texturas.

Artistas equilibram técnica e intuição para criar peças de design único, que carregam toda a riqueza e a tradição em seu métier nesta cena artística em que a natureza está em constante conversação com as obras.

Desde os materiais brutos que são transformados por estas mãos experientes, até o valor simbólico da sustentabilidade que há por trás de cada trabalho.

lançamento livro raízes amazônicaslançamento livro raízes amazonicas

lançamento livro raízes amazônicaslançamento livro raízes amazônicas

 

Serviço: Lançamento do Livro Raízes Amazônicas – Arte e Design
Data: 6 e 7 de dezembro de 2018
Local: CRAB – RJ (Praça Tiradente – Centro – Rio de Janeiro- RJ)
Informações: http://www.crab.sebrae.com.br/

World Green Building Week 2018 – foco em residências sustentáveis

A World Green Building Week é um evento online e gratuito, organizado pelo GBC Brasil, que discutirá a sustentabilidade no mercado residencial da construção. As palestras acontecerão entre os dias 25 a 28 de setembro.

Confira os principais temas que serão abordados na World Green Building Week 2018:

World Green Building Week 2018 residencias sustentáveis

 

A sócia fundadora do SustentArqui, Juliana Rangel, estará presente no evento ministrando uma palestra sobre residências saudáveis, no dia 26 de setembro, junto com as arquitetas Danielle Garcia da Chromati Arquitetura, e a Francine Vaz do CTE.

palestra lares saudáveis - world greenbuilding week
Arquitetas Juliana Rangel, Francine Vaz e Danielle Garcia

 

Não perca!

Faça aqui a sua inscrição para a World Green Building Week 2018

 

O GBC Brasil – Green Building Council Brasil – tem como missão transformar a indústria da construção civil e cultura da sociedade em direção à sustentabilidade, utilizando as forças de mercado para construir e operar edificações e comunidades de forma integrada. E, garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos sócio ambientais e uso de recursos naturais, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e bem-estar das gerações presentes e futuras.

Terra Brasil 2018 – Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil

Entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro de 2018 acontecerá o VII Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil – Terra Brasil 2018 – com o tema “Território e Trabalho: a produção da arquitetura com terra no Brasil”.

Ao trabalhar o tema Território e Trabalho: a produção da arquitetura com terra no Brasil, pretende-se trazer luz a algumas questões de vital importância. O cenário atual é de forte crise econômica, social e política, e é justamente em momentos críticos como este que se deve, analisando conjunturas, propor novas formas de operar para transformar nossa realidade.

Relacionado: Conheças as vantagens da construção com terra

No que tange a Arquitetura de Terra é de fundamental importância que se reflita sobre a produção dos espaços (tanto nas cidades como no campo) para que a inserção das técnicas estejam em consonância com as demandas do meio.

terra brasil congresso de arquitetura ecologica

 

 

Discutir território e trabalho na produção da arquitetura com terra significa:

– Intensificar a reflexão sobre geografia, antropologia, economia e política como bases para se desenvolver tecnologia.

– Abrir campos de trabalho que considerem como pesquisa o lugar e a sociedade, como disparadores da reflexão sobre novos modos de construir, habitar e se relacionar.

– Aprofundar as compreensões a cerca do mundo do trabalho dentro da produção das arquiteturas de terra.

– Fomentar as reflexões a respeito das técnicas e tecnologias, como interfaces entre o mundo rural e urbano, entre as tradições e a contemporaneidade.

– Ampliar a territorialidade e as fronteiras de atuação, focando na busca de soluções para desafios sociais, culturais e financeiros já conhecidos, além da produção, do trabalho e do consumo da arquitetura e construção com terra.

– Envolver a sociedade, o poder público, os produtores e possíveis consumidores de arquitetura de terra no Brasil no debate sobre novos territórios, além dos limites fronteiriços hoje conhecidos, para os trabalhos da construção e arquitetura de terra.

 

Este evento, organizado pela Rede Terra Brasil de Arquitetura e Construção com Terra, acontecerá na cidade do Rio de Janeiro – RJ, com o apoio da Universidade Santa Úrsula, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

​Para possibilitar a análise das conjunturas atuais e propor novas formas de operar e transformar a arquitetura e construção com terra, esta edição acontecerá mediante dinâmicas interativas. Assim, cada dia terá um tema específico, a saber: território e trabalho; matéria e material; técnica, tecnologia e arquitetura; futuro da arquitetura e da construção com terra no Brasil.

Tais dinâmicas se desenvolverão por meio de palestras, mesas redondas e grupos de trabalho.

A intenção é de suscitar debates e propiciar propostas concretas entre os participantes, profissionais, pesquisadores, interessados, atores políticos, membros de comunidades, entre outros.

Oficinas de práticas construtivas acontecerão ao longo do evento, possibilitando uma experimentação com uma duração maior, e permitindo um intercâmbio entre práticas e debates, experimentações e propostas, reflexões e materializações.

 

OFICINAS DE PRÁTICAS CONSTRUTIVAS DO TERRA BRASIL 2018

Ao longo do evento serão realizadas diversas oficinas práticas relacionadas às técnicas construtivas com terra mais correntes no Brasil. Dentre elas teremos:

– Ensaios de laboratório;

– Teste Carazas / Testes de terreno;

​- Adobe;

– Técnicas mistas;

– Taipa de pilão;

– Bloco de terra comprimida (BTC);

– Terra ensacada;

– Revestimentos de terra;

– Tintas de terra.

terra brasil
Foto: Divulgação

EXPOSIÇÕES DO TERRA BRASIL 2018

Será realizada a exposição de trabalhos no formato de pôster, intitulados Projetos & Obras (P&O), com a apresentação de: projetos, obras, casos de estudos, resultados de investigações ou outras atividades relacionadas à produção de arquitetura e construção com terra.

As apresentações deverão conter informações basicamente visuais (croquis, desenhos técnicos, fotografias, etc.) e descritivas (contexto, materiais construtivos, técnicas utilizadas, etc.).

 

MESAS REDONDAS E GRUPOS DE TRABALHO

Serão compostas diferentes Mesas Redondas que contarão com profissionais, pesquisadores, atores políticos, membros de comunidades, entre outros, que estarão suscitando debates em torno de diferentes temáticas. Articulados a estas mesas redondas serão montados Grupos de Trabalhos com o intuito de ampliar a discussão e aprofundar os diálogos sobre os temas propostos, a saber:

– Território e trabalho;

– Matéria e material;

– Técnica, tecnologia e arquitetura;

– Futuro da arquitetura e da construção com terra no Brasil.

 

PALESTRAS DO TERRA BRASIL 2018

Diversos profissionais e pesquisadores da construção com terra, do Brasil e do exterior, estarão presentes com o intuito de expor experiências, reflexões e perspectivas com relação à produção da arquitetura e construção com terra.

 

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO PARA O TERRABRASIL 2018

Curso Online Introdução aos Telhados Verdes

Introdução aos Telhados Verdes é um curso online elaborado pelo Instituto Cidade Jardim.

O Curso Introdução aos Telhados Verdes, apresenta as bases técnicas do movimento que está mudando o clima urbano em todo o mundo, finalmente adaptadas e disponibilizadas para todo o Brasil.

Introdução aos Telhados Verdes

 

Com estudos de casos de obras reais e a participação de alguns dos profissionais mais atuantes do mercado, o Curso Online Introdução aos Telhados Verdes apresenta em 3 MÓDULOS os conceitos básicos e as ferramentas que você precisa para fazer telhados verdes sem medo, analisando e escolhendo materiais comerciais ou alternativos mais adequados.

1. PREPARAÇÃO DA OBRA
– Tipos de telhados verdes e tipos de coberturas
– Sobrecargas permitidas
– Drenagem
– Impermeabilização
– Proteção contra raízes
– Inclinação
– Irrigação
– Proteção contra quedas

2. MATERIAIS PARA MONTAGEM
– Camada de Drenagem
– Camada Filtro
– Camada de Substrato
– Irrigação
– Vegetação

3. TÉCNICAS E PRÁTICAS
– Instalações de Drenagem
– Exemplo de sistema de Irrigação por gotejamento
– Proteção contra ventos
– Proteção contra deslizamento
– Encontros e bordas
– Ancoragem de árvores
– Manutenções

Introdução aos Telhados Verdes

 

Materiais de Apoio do Curso Online Introdução aos Telhados Verdes

– Todos os textos base / transcrições das aulas: 17.442 palavras. É legal para passar rápido e revisar o conteúdo. Com o comando ‘CONTROL F’ ou similar você encontra rapidamente os assuntos que está procurando.

– Indicação das principais normas e referências técnicas: Você verá nas vídeo-aulas os links para o site da ABNT (e outras referências) com a indicação para compra das normas em vigor no momento. ATENÇÃO: Os valores para aquisição destes documentos não estão incluídos neste curso e devem ser negociados diretamente junto a ABNT ou outros fornecedores.

– Mapa Mental para memorização do conteúdo: Uma única página que resume, em tópicos, todo o conteúdo do curso (mas só quem assistiu todas as aulas vai entender, claro).

 

Aulas Bônus & Conteúdos Extra

– Além das 20 aulas base do curso, teremos também 3 aulas bônus completas:

Curso Online Introdução aos Telhados Verdes

 

– Artigos técnicos, científicos e novos materiais adicionados frequentemente para irmos além da introdução ao tema.

 

Aliança Green Roof e ainda +

– A Aliança Green Roof é um grupo fechado no facebook (apenas para alunos e ex-alunos), com o objetivo de tirar dúvidas e fomentar a articulação entre os estudantes e profissionais que buscam seu aprimoramento em nossos cursos. Queremos fomentar uma rede de profissionais e articuladores do movimento de telhados verdes no Brasil.

– Certificado de Conclusão (PDF)

– Ambiente privado de curso em plataforma profissional de ensino a distância (EAD) com vídeos-aulas, textos de apoio.

– Atividades complementares / QUIZ para avaliação do seu aproveitamento nas aulas.

Inscreva-se agora:

– Acesso imediato as aulas (liberado por 2 anos);

– Garantia incondicional de 30 dias, caso não goste do conteúdo, você pode pedir reembolso total.

Introdução aos Telhados Verdes

Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição 2018

Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção apresenta novidades na área de gestão e reciclagem do entulho

A Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon, organiza no dia 22 de novembro de 2018 às 08h no Centro de Eventos Promagno em São Paulo o Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição dentro da Waste Expo Brasil,único evento a tratar de resíduos sólidos no país.

Este seminário é organizado pela associação das usinas de reciclagem de entulho do Brasil e conta com o apoio de associações estrangeiras do mesmo segmento, tais como a Federación RCD, associação de usinas de reciclagem de entulho da Espanha, Federação Internacional da Reciclagem e diversas entidades regionais.

O propósito do evento é exaurir a discussão sobre a gestão dos resíduos da construção e demolição, tocando na ferida dos municípios e na necessidade dos empreendedores deste segmento.

De acordo com Levi Torres, coordenador da Abrecon, o Seminário Nacional é o ponto de encontro das usinas de reciclagem de entulho, ATTs, aterros de inertes e órgãos públicos de todo o Brasil em um momento mais do que propício para a discussão e o engajamento das partes.

Com presença confirmada, alguns dos palestrantes que contribuíram contundentemente para o avanço do setor no Brasil, como Aguinaldo Leite, ex-secretário de serviços de Jundiaí – SP, Hewerton Bartoli, presidente da Abrecon, Sérgio Angulo, professor da POLI-USP e Elaine Varela, titular do departamento de engenharia da UFBA.

O Seminário Nacional da Abrecon também vai fazer um intercâmbio com as melhores práticas de outros países mostrando a experiência de outras associações nacionais com a questão.

As inscrições para o Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição 2018 podem ser feitas pelo site da Abrecon: www.abrecon.org.br

Ao fazer a inscrição para o Seminário Nacional da Abrecon, o participante já estará cadastrado para a Waste Expo Brasil 2018 que acontece em paralelo com o evento da Abrecon em São Paulo – SP

 

Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição 2018

22 de novembro de 2018 às 08h

Centro de Exposições Promagno em São Paulo

R. Samaritá, 230 – Casa Verde – São Paulo – SP

3o Festival da Sustentabilidade e SILABAS

O 3o Festival da Sustentabilidade e SILABAS -Simpósio Latino Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade acontecem de 6 a 9 de setembro de 2018 em Nova Fribrugo-RJ.

A primeira edição o evento, em 2016, ocorreu no Nova Friburgo Country Clube e contou com a participação de milhares de pessoas ao vivo e online assistindo as palestras de grandes especialistas de diversos países, como Jorg Stamm grande mestre da construção com bambu da Green School of Bali ( India), Johan van Lengen autor do “Manual do arquiteto descalço” ( Holanda) e Jorge Belanko autor do famoso documentário sobre Bioconstrução “El Barro, las manos, la casa” (Argentina), além dos shows de música, feira, oficinas e workshops atraindo milhares de turistas para a cidade de Nova Friburgo.

3º Festival da Sustentabilidade e SILABAS

 

Devido ao grande sucesso da 2ª edição em 2017 na Praça do Suspiro, este ano será repetido o mesmo local, que foi ainda mais marcante, contando com a expressiva participação de experts como Gernot Minke (Alemanha) e Jorg Stamm (Equador).

Na praça tivemos mais interação com a população e o Festival tomou uma proporção ainda maior contando com diversos expositores e palestras em parceria com o SEBRAE.

 

SILABAS : Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade

Diversas palestras e oficinas dias 7, 8 e 9 de Setembro. Palestrantes confirmados:

Jaime Peña – México
Irina Bitleska – Ucrânia
Diego Tort – México
Johan Van Lengen – Holanda

3o Festival da Sustentabilidade e SILABAS

Novidade – Premiação Projetos Sustentáveis

Em sua 1a edição, o Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis do 3o SILABAS tem por objetivo fomentar a participação de estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil nas temáticas relacionadas à bioconstrução, arquitetura vernacular e eco soluções.

A sustentabilidade na construção civil ainda é uma realidade muito distante no Brasil.

Sabe-se que esta é uma das atividades que mais geram resíduos e degradação e deste fato surge a urgência em promover mudanças que vão desde a pesquisa de materiais e técnicas mais “verdes” até a observância das formas de construir de nossos antepassados e sociedades tradicionais.

Acreditando que estas mudanças podem vir a partir da educação e reeducação daqueles que atuam na construção civil, a comissão organizadora do SILABAS decidiu lançar este concurso voltado para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

Tendo em vista que a arquitetura sustentável ainda é bastante elitizada e poucos são os empreendimentos de interesse social que apresentam alguma busca por eficiência energética, este concurso pretende reconhecer e premiar projetos que apresentem boas ideias e soluções sustentáveis para unidades de habitação social.

Critérios como conforto, inovação e viabilidade econômica serão avaliados, sempre sob a ótica da sustentabilidade.

 

Mais informações sobre o 3o Festival da Sustentabilidade no link

 

Imagens reprodução Festival da Sustentabilidade

Palestra sobre Lares Saudáveis – Virada Sustentável Rio 2018

O SustentArqui participará da Virada Sustentável Rio 2018 com a Palestra sobre Lares Saudáveis, sexta dia 08 de junho às 14h, no Espaço T.E.R.R.A – Rua das Laranjeiras, 125 – Rio de Janeiro. 

ERRATA! A princípio a organização do evento nos passou a data do dia 9, pedimos desculpas para quem já se programou para ir no sábado, mas o evento será na sexta- feira dia 08, às 14h.

Esperamos ver vocês lá!

Mais uma vez, pedimos desculpas pelo inconveniente!

Já pensou que o local que você trabalha ou habita pode lhe deixar doente? Passamos mais de 90% do nosso tempo no interior de edificações, portanto melhorar a qualidade desses espaços é fundamental!

O termo construção saudável não é um conceito novo, diversas culturas antigas e tradicionais utilizavam conhecimentos ancestrais, como o Feng Shui, radiestesia e a geobiologia, para a análise dos espaços e construção de edificações mais saudáveis.

Nos tempos modernos, com a industrialização e a padronização das construções como por exemplo, essa preocupação foi diminuindo, e as doenças causadas pela influência da habitação sobre os indivíduos aumentaram.

Relacionado: Saiba mais sobre Construção Saudável

Vamos falar de construção saudável, que foca na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida dos ocupantes. Na nossa palestra vamos abordar este tema e ensinar dicas para você deixar o seu ambiente mais saudável e sustentável.

Para mais informações sobre a Palestra sobre Lares Saudáveis, acesse esse link.

Palestra sobre Lares Saudáveis - construção saudável materiais naturais
Uso de materiais naturais e aproveitamento de iluminação natural – Hotel Scorpios na Grécia – Foto divulgação

 

O que é a Virada?

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras.

Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

A concepção temática da Virada Sustentável é atualmente lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

Vire suas ideias. Repense. #VireSuaCidade

Curso de Green Project Management: Gerenciamento de Projetos Sustentáveis

Diferencie-se no mercado, seja um gerente de projetos sustentáveis (Green Project Management)!

Num ambiente de negócios cada vez mais globalizado, conectado e dinâmico, saber conduzir projetos com sucesso é fator crítico para as empresas se manterem competitivas e sustentáveis.

Desta maneira, as empresas precisam ter gerentes e equipes de projetos que saibam atuar num ambiente em constante mudança e simultaneamente entreguem valor para a organização e a sociedade como um todo. Portanto, ao longo dos próximos, o mercado de trabalho precisará de profissionais que possuam conhecimentos, ferramentas, habilidades e experiência em conduzir Projetos Sustentáveis!

 

Conteúdo Programático do Curso de GPM: Green Project Management:

Módulo 1 – Introdução

Aula 1.1 – Apresentação do Curso
Aula 1.2 – O que é o PMI e PMBOK® e Extensão da Construção
Aula 1.3 – O Papel do Gerente de Projetos e PMO
Aula 1.4 – Definições de Portfólio, Programa e Projetos e Gerenciamento de Projetos
Módulo 2 – Contexto do Gerenciamento do Projeto

Aula 2.1 – Influencias Organizacionais
Aula 2.2 – Partes Interessadas e Equipe do Projeto
Aula 2.3 – Ciclo de Vida do Projeto

Módulo 3 – Gerenciamento de Projetos

Aula 3.1 – Processos de Gerenciamento de Projetos
Aula 3.2 – Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos
Aula 3.3 – 47 Processos de Gerenciamentos de Projetos
Módulo 04 – Áreas de conhecimentos – Básicas

Aula 4.1 – Área de conhecimento integração
Aula 4.2 – Área de conhecimento Partes Interessadas

Aula 4.3 – Área de conhecimento escopo
Aula 4.4 – Área de conhecimento tempo

Aula 4.5 – Área de conhecimento custo

Módulo 5 – Áreas de Conhecimento – Ampliadas

Aula 5.1 – Área de conhecimento qualidade
Aula 5.2 – Área de conhecimento recursos humanos
Aula 5.3 – Área de conhecimento comunicações
Aula 5.4 – Área de conhecimento riscos
Aula 5.5 – Área de conhecimento aquisições

Módulo 6 – Específico da Área da Construção

Aula 6.1 – Área de conhecimento de Segurança;
Aula 6.2 – Área de conhecimento do Ambiente (impacto da construção);
Aula 6.3 – Área de conhecimento Finanças;
Aula 6.4 – Área de conhecimento Reivindicações.

A quem se destina:
Gerentes de projetos ou membros da equipe de Projetos, profissionais atuantes ou queiram atuar na área de Projetos Sustentáveis aplicando as Boas práticas de gerenciamento de projetos do PMBOK® – PMI.

curso online LEED BD+C

O curso Green Project Management é dividido em 6 módulos liberados com conteúdo liberado semanalmente, compostos por 24 vídeo-aulas totais com duração variada de 1:30 a 2:00 horas por módulo, acrescidos de material didático para estudos, leituras e exercícios complementares para melhor assimilação do conteúdo. Totalizando, portanto, 3 meses de curso, prazo após o qual será emitido o certificado de conclusão e o acesso a plataforma de ensino será encerrado.

– Ambiente de Ensino à Distância dedicado, intuitivo e interativo, com vídeo aulas gravadas;
– Amplo material de estudos e consulta, disponíveis para downloads;
– Serviço de tutoria para atendimento de dúvidas ao longo de todo o curso;
– Grupo de discussões.

 

Professor: Arqto. Rodrigo Sêga, PMP –  Executivo da área negócios e projetos com carreira desenvolvida por mais de 20 anos em empresas de destaque nacional e multinacional de serviços e produtos.
Gerente de Projetos, Consultor Social e Professor tendo participado de inúmeros Programas e Projetos Sustentáveis de Geração de trabalho e renda e start up social pelo IGESC – FIA e FEA Social USP.

 

curso online Green Project ManagementInscreva-se e tenha acesso imediato às aulas