Casa de Girassol: projetada para ser autossuficiente

A Casa de Girassol foi desenhada pela arquiteta Irina Biletska com o objetivo de priorizar as soluções ecológicas e harmonizar com o estilo de vida do cliente.

28/06/2018 por Redação SustentArqui

O primeiro passo para a concepção da casa,  localizada na ecovila Piracanga, na península de Maraú – BAfoi a escolha da implantação no terreno, levando em consideração a integração da construção com o entorno: paisagens, trilhas e vegetação pré-existente.

casa ecológica autosufissiente
.

Essa interação está bem representada na varanda que inclui uma árvore que já havia no local como elemento do projeto.

A Casa de Girassol foi desenhada pela arquiteta Irina Biletska com o objetivo de priorizar as soluções ecológicas e harmonizar com o estilo de vida do cliente.

A casa está dividida em dois pavimentos. Na parte térrea encontra-se a varanda, cozinha, sala de estar e o quarto multifuncional que estão integrados, além do banheiro que atende a todos os espaços.

Visando a otimização do espaço, o quarto possui diferentes funções quando aberto ou fechado, podendo tornar-se um quarto de visitas.

Relacionado: Casa ecológica na Bahia segue a metodologia da arquitetura orgânica 

O banheiro térreo tem dois acessos, um pelo quarto multifuncional e o outro pela sala de estar, além da parede ser verde, proporcionando maior conforto na hora do banho.

banheiro cheio de verde
.

Na cozinha, um diferencial e outro exemplo de aproveitamento dos recursos é o posicionamento do escorredor de louças acima das plantas presentes na entrada da casa para o reaproveitamento da água.

casa de girassol
.

O pavimento superior é composto pelo quarto principal, o banheiro e o escritório aberto e integrado ao espaço de estar.

O quarto possui iluminação zenital para apreciar as estrelas e maior aproveitamento da iluminação natural.

casa de girassol
.

Em frente ao escritório está o telhado verde posicionado na altura da mesa, compondo o cenário na hora de trabalhar.

casa de girassol
.

A estrutura da casa é de madeira. A cobertura é uma mescla de telhado verde e piaçava. A casa não possui muitas paredes, pois Piracanga é um lugar seguro e o clima tropical úmido faz com que as paredes não sejam necessárias.

As paredes presentes no projeto são em sua grande maioria de pau-a-pique com rebocos e tintas naturais e o restante são paredes de tijolos ecológicos.

casa de girassol
.

Para satisfazer e atender as necessidades do cliente, apaixonado pelo surfe, a casa possui móveis e detalhes integrados que auxiliam a prática do esporte.

No ponto mais alto da casa, em cima da caixa d’água, tem uma cobertura de telhado verde onde é possível acompanhar as condições dos ventos e ter uma vista panorâmica de 360º para a exuberante Mata Atlântica.

Além disso, no banheiro do pavimento superior foram desenhados móveis embutidos para secar as vestimentas usadas na hora do surfe.

A Casa de Girassol foi projetada para ser autossuficiente e não possui conexão com a rede pública.

O sistema de aquecimento das águas é solar, assim como a energia utilizada, captada através das placas fotovoltaicas interligadas ao sistema de baterias.

O tratamento das águas cinzas é feito pelo círculo de bananeiras e as águas negras vão para uma fossa de evapotranspiração. Além dos espaços estarem posicionados para o maior aproveitamento da iluminação e ventilação naturais.

Segundo o cliente, satisfeito com o projeto, “O que eu gosto muito na casa é a resinificação de estar dentro e fora, a parte externa é um complemento da parte interna, como o jardim é uma parte da sala, por exemplo, é toda aberta e não tem paredes, assim como também a sala é uma parte do jardim. É como se a casa fosse  expandida para todo o redor, ela é bem integrada com o jardim, com o clima, com o sol, com os ventos, com a chuva, você consegue ter um contato bem próximo com a natureza, isso é muito lindo!

casa ecológica na bahia
.

Texto Bianca Carvalho de Carvalho

Imagens enviadas pela arquiteta Irina Biletska

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *