Grupos de caronas são alternativas para a diminuição do tráfego

04/05/2016 por Sthéfany Alves

A taxa de ocupação dos automóveis particulares no Brasil varia em torno de 1,5 pessoa/carro, o que, na prática, significam muitos carros nas ruas e impactos proporcionais a essa opção de transporte, e os grupos de caronas podem ser uma das soluções para esse problema!

Um carro em movimento emite gases e partículas poluentes, aquece o ambiente, ocupa muito espaço na via, além de exigir grandes espaços para estacionamentos. Estima-se que os carros ocupam 1/3 das grandes cidades. Além disso, um carro tem de 50 a 100 cavalos de potência e pesa, na maioria das vezes, mais de 1000 kg. Isso tudo para transportar uma pessoa!

grupos de caronas
Foto: 88 milhas

A partir disso, surgiram os sistemas de caronas, que antes era apenas algo informal entre amigos e agora possui o apoio de plataformas eletrônicas, sites e aplicativos para funcionarem efetivamente e atingirem um maior número de pessoas. Esses sistemas fazem com que pessoas que trabalham, estudam ou moram em um mesmo local, localizem umas às outras e organizem grupos de caronas. Além de ser econômico, o sistema diminui o número de carros nas ruas, e, consequentemente, contribui para a melhora do trânsito e dos danos ambientais.

Em países como os Estados Unidos, os grupos de caronas recebem incentivos desde a Segunda Guerra Mundial, no intuito de economizar combustível. Na Noruega e no Canadá, empresas incentivam as caronas entre os funcionários com vagas preferenciais de estacionamento e bonificações salariais, além disso, há faixas exclusivas nas vias de muito tráfego para veículos com mais de dois passageiros.

No Brasil, já existem alguns grupos de caronas, e o mais antigo é o Caronas Brasil, criado em 2008. Aplicativos como o Byng, o Mobiag, Caronetas e Caronas.Me também já alcançaram sucesso. Algumas empresas tem o seu próprio sistema de caronas, como a Viapool. Grupos informais em redes sociais  no Facebook e Whatssap ainda existem e acabam impulsionando para que mais pessoas se tornem adeptas às caronas.

Não deixe de pensar sobre o assunto e, quem sabe, aderir a um desses sistemas de caronas! O seu bolso e o planeta agradecem!

Ah, e já que estamos falando em mobilidade urbana, dá uma olhada nessas outras soluções sustentáveis para crise da mobilidade urbana que falamos aqui no SustentArqui.

Fonte: Mobilize.org

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *