Após polêmica, Prefeitura de Curitiba libera cultivo de hortas em calçadas - SustentArqui

Rio de Janeiro 17/07/2017 | 8:00 - Por: Redação Sustentarqui

Após polêmica, Prefeitura de Curitiba libera cultivo de hortas em calçadas

hortas em calçadas curitiba

Foto: Facebook Horta Comunitária de Calçada Cristo Rei

Após polêmica, Prefeito de Curitiba libera cultivo de hortas em calçadas .Greca disse que a agricultura urbana é uma tendência mundial e deve ser estimulada!

Moradores da cidade denunciaram dois hortelões urbanos por cultivarem alimentos em espaços públicos. Os mesmos foram notificados pela Secretaria de Urbanismo pois, de acordo com um decreto municipal, só é permitido o plantio de grama nas calçadas da cidade.

O prefeito Rafael Greca recebeu então os responsáveis pela horta cultivada no Cristo Rei, Ricardo Leinig e Márcia Steil, e pelas bananeiras plantadas no Hugo Lange, Vanderlei Lozano Silva, nas audiências do 156, próprias para desatar nós burocráticos da cidade.

Na reunião, o prefeito anunciou que vai criar nova regulamentação, que estimule a agricultura urbana e solucione casos similares, evitando conflitos como os que ocorreram com Vanderlei e Ricardo e Márcia.

“A agricultura urbana é uma tendência mundial, a humanidade tem que se voltar de novo para terra e para o arado”, disse o prefeito.

Greca ainda brincou com os participantes. “Se Burle Marx, meu amigo e grande paisagista brasileiro, fosse vivo, ia louvar a ideia de colocar bananeiras, ao invés de roseiras europeias, no jardim.”

No encontro, Greca disse que vai suspender as sanções por plantar hortas em calçadas contra Vanderlei e Ricardo e Márcia, enquanto o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o Ippuc, está fazendo nova regulamentação para estes tipos de casos.

Foto: Horta Comunitária de Calçada Cristo Rei

 

O Ippuc já constituiu um grupo de estudo para flexibilizar o uso do remanescente de recuo, área onde usualmente fica o canteiro de grama nas calçadas. A atual legislação não prevê o aproveitamento dessas áreas para este fim, o que obriga a fiscalização a penalizar quem cultiva nesses recuos.

Relacionado: Paris mais verde: nova lei permite que qualquer pessoa possa plantar um jardim urbano.

Os responsáveis pela horta do Cristo Rei, Ricardo Leinig e Márcia Steil, também celebraram o resultado. Leinig explicou ao prefeito que medidas de segurança foram tomadas. “Para evitar a poluição, usamos plantas não comestíveis, que protegem as hortaliças”, contou.

 

hortas em calçadas curitiba

Horta comunitária no Cajuru, do Programa de Agricultura Urbana da Prefeitura. Na foto, Karolin Kuss com as filhas Kimberlly e Kemilly. Curitiba, 10/07/2017. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Para reforçar o apoio a agricultura urbana o prefeito Rafael Greca, junto com o diretor presidente da concessionária Rumo, Júlio Fontana Neto, inauguraram nesta quinta-feira (13/07) a 24ª horta comunitária que tem apoio da Prefeitura. Localizado em um terreno da concessionária de trens (antiga ALL), no bairro Cajuru, o local passa a ser cultivado por 24 famílias da Comunidade Oficinas e da Vila Betel.

“Esta nova horta comunitária, projeto da Prefeitura e da Rumo em uma faixa de domínio da ferrovia, é um espaço de agroecologia que permitirá às famílias terem alimentos saudáveis e, por estar próximo à linha férrea, funcionará como área de segurança dos trens, além de evitar ocupação irregular”, destacou o prefeito.

O prefeito Rafael Greca validou em reunião no Ippuc, o projeto do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Economia Criativa. O projeto será instalado na área anexa ao pátio de manobras de trens próximo à Rodoferroviária, na área do Vale do Pinhão e será fruto de parceria entre o município e a concessionária Rumo (antiga ALL).

As hortas comunitárias são um dos programas da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento desde 1986. Hoje a cidade conta com 848 famílias participantes das hortas urbanas numa área total de 410 mil metros quadrados espalhados por Curitiba. Das 392 escolas, 85 têm hortas comunitárias.

hortas em calçadas curitiba

Prefeito Rafael Greca inaugura junto com o diretor presidente da concessionária de trens Rumo, Julio Fontana Neto, a 24ª horta comunitária do programa de Agricultura Urbana da Prefeitura, no Cajuru. Curitiba, 13/07/2017. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Ficou animado em cultivar hortas em calçadas na sua cidade também? Veja como planejar uma horta urbana orgânica e inspire-se com 5 exemplos de Hortas Urbanas no Brasil e no mundo.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

, , , , ,

Comments

edifícios sustentáveis são preferência

Edifícios sustentáveis já são a preferência em vendas e locações

Edifícios sustentáveis já são a preferência das empresas que compram e alugam lajes em edifícios corporativos. As ...
tse usina solar

TSE tem usina solar fotovoltaica na sua cobertura

Foi inaugurada recentemente uma usina solar fotovoltaica na cobertura do edifício do Tribunal Superior Eleitoral ...
uso do amianto está proibido

Uso do amianto está proibido em todo Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem, dia 29/11/2017, proibir definitivamente o uso do amianto do tipo ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...