IPTU Verde em São Paulo: Edifícios sustentáveis poderão ter até 12% de desconto

14/10/2015 por Redação SustentArqui

O Prefeito Haddad, acompanhado do Secretário de Finanças, Rogério Ceron de Oliveira, assinou hoje o projeto de lei a ser enviado a Câmara dos Vereadores, que dá até 12% de desconto no IPTU para prédios sustentáveis, o chamado “IPTU verde”.

“É projeto que vai ser aprovado, ninguém pode ser contra uma coisa de sustentabilidade”, disse o prefeito

Segundo Haddad, um dos diferenciais desta iniciativa é a utilização de certificações existentes no mercado para chancelar o benefício ao proprietário da edificação. O percentual do desconto irá variar entre 4% a 12% do valor total do IPTU.

Ainda segundo Haddad, a gestão vai apresentar uma tabela com margens que serão dada para cada item de engenharia e arquitetura sustentável. Se tiver um investimento em várias questões ambientais como teto verde, água de reúso, sistema de captação da água da chuva, uso de materiais sustentáveis  e energia solar, tudo que você tiver vai contando ponto. O incentivo será destinado a prédios comerciais e residenciais, novos ou existentes.

A Prefeitura de São Paulo escolheu a sede da Porto Seguro, localizada no centro de São Paulo e que está em fase final da certificação internacional LEED para o anúncio do IPTU Verde e coletiva de imprensa. Na oportunidade o Prefeito aproveitou para participar de uma visita guiada para conhecer as práticas utilizadas na edificação como estratégia para a certificação LEED.

Sede Porto Seguro - IPTU Verde
Sede da Porto Seguro em São Paulo – Imagem Divulgação

 

“Nós vamos estimular as empresas a fazerem prédios verdes na cidade de São Paulo” disse Haddad.

Algumas capitais do País já tem esse tipo de incentivo. Salvador (BA), por exemplo, regulamentou um projeto semelhante oferecendo desconto de 5% a 10% no valor do IPTU para os proprietários que implementam medidas sustentáveis em seus imóveis.

 

Fontes: Folha VitoriaGBC Brasil e G1

 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *