3 materiais inovadores e sustentáveis para construção de casas

06/11/2017 por Redação SustentArqui

Construir uma casa exige um bom projeto. Além disso, mais do que necessário, é imprescindível que este projeto contemple segurança, durabilidade, conforto, funcionalidade e resistência. Afinal, ninguém quer, ao final da construção ou mesmo com o passar dos anos, ter gastos desnecessários com itens que ultrapassem a manutenção habitual.

Com foco em sustentabilidade e economia em alta, pensar na projeção de gastos é fundamental para que o sucesso da construção seja alcançado. Para isso, pensar em materiais inovadores de construção que priorizem também os cuidados com o meio-ambiente é um passo importantíssimo. Neste cenário, diversos materiais estão em uso.

Em complemento, ter um projetista que faça este projeto, além de um pedreiro especializado em trabalhar com esses materiais, vai fazer o investimento (muitas vezes aquém do que com materiais mais comuns) valer cada centavo.

Conheça alguns materiais inovadores e sustentáveis e veja como a casa de seus sonhos pode também economizar energia, água, manutenção e ainda colaborar para um mundo melhor.

 

1- Fibras de coco

materiais inovadores - fibra de coco

Consumidor natural do coco verde, o brasileiro descarta este material sem reconhecer seu verdadeiro potencial. Com baixo custo, as fibras de coco podem ser usadas na construção de placas de isolamento térmico e acústico. Tudo porque, por possuir propriedades físicas e químicas naturais, também para ser colocadas em paredes, por exemplo, garantem mais refrigeração, além de absorverem menos ruídos. Uma das grandes vantagens do coco é que o fruto é formado em cerca de 80% de casca: justamente o material necessário para a construção destas placas.

 

2- Favos de mel

materiais inovadores - favo de mel

Outro material infelizmente descartado que poderia ser usado na construção sustentável é o favo de mel. Além de servir muito bem como impermeabilizante, o favo de mel é bem resistente, por contar com estrutura de concha. Recentemente, cientistas descobriram, inclusive, que se usados com pó de mármore descartado de refinarias, os favos de mel têm durabilidade que não deixa nada a desejar para os impermeabilizantes como mantas asfálticas, argamassas poliméricas ou termoplásticas, entre outras menos ecológicas e mais caras.

Em casa, é ideal na construção de lajes e terraços que estão expostos à chuva, pois o material evita a infiltração.

 

3- Concreto natural

Com a preocupação crescente em torno do uso de materiais que agridam menos ou nada ao meio-ambiente, o uso de concreto natural vem sendo ampliado em diversas construções. Desta forma, este concreto feito a partir de descarte de ossos, esponjas marinhas e conchas tem ganhado espaço entre os engenheiros e construtores. Por usar materiais orgânicos, especialistas afirmam que a adição desta matéria-prima na confecção do concreto normal, pode até diminuir riscos com infiltrações e rachaduras.

 

Texto enviado por Renan Correia



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *