Painéis solares giratórios são destaque na obra de Shigeru Ban em Paris

16/10/2017 por Redação SustentArqui

O premiado arquiteto Shigeru Ban projetou um complexo de música, perto de Paris, em forma de ovo e uma fachada com painéis solares giratórios que se movem para seguir o caminho do sol.

painéis solares giratórios Shigeru Ban

O escritório do arquiteto japonês em Paris ganhou uma competição internacional realizada em 2013 para projetar o La Seine Musicale – uma instalação musical que compreende um grande local polivalente e um auditório menor.

Shigeru Ban teve a colaboração do arquiteto local Jean de Gastines no projeto do complexo, localizado na Ile Seguin entre os bairros de Boulogne-Billancourt e Sèvres nos subúrbios ocidentais da capital francesa.

Relacionado: “Casa domo” gira para aproveitar a luz do Sol 

A estrutura principal do edifício tem uma cobertura verde e no seu interior funciona um salão multifuncional de 6.000 lugares para eventos, incluindo concertos, musicais e balés. Há também um espaço menor para 1.150 pessoas, que pretende ser um local para concertos clássicos que não requerem amplificação.

painéis solares giratórios Shigeru Ban
painéis solares giratórios Shigeru Ban

 

Painéis solares giratórios

Este auditório menor está localizado dentro de uma estrutura de madeira laminada, material frequentemente utilizado pelo arquiteto, revestida com vidros e protegida da luz solar direta por uma superfície semelhante a uma vela coberta por células fotovoltaicas.

Essa “vela triangular” de painéis solares giratórios está montada em trilhos que lhe permitem seguir o caminho do sol, aumentando assim sua eficiência e garantindo que o lobby esteja protegido ao longo do dia.

“A forma do painel solar é inspirada por uma vela, então podemos comparar o Seine Musicale com um veleiro”, afirmou a empresa em um comunicado. “Este” navio ecológico “acabará por criar um novo símbolo para o portão oeste de Paris” completa.

painéis solares giratórios Shigeru Ban
painéis solares giratórios Shigeru Ban

O interior do auditório tem uma atmosfera acolhedora e íntima, com assentos circundando a área do palco central. Painéis acústicos feitos de tubos de madeira e papel suspensos no teto melhoram a experiência acústica do espaço.

Durante a maior parte do século 20, o local do La Seine Musicale foi ocupado por uma usina de fabricação operada por uma marca de automóveis. Quando a fábrica cessou suas atividades em 1992, os edifícios ficaram sem uso, e foram demolidos em 2005.

Em 2009, o arquiteto francês Jean Nouvel revelou um plano-mestre de uso misto para a ilha de 11,5 hectares e seus arredores, que incluiu seu próprio projeto para um bloco de escritórios que se assemelham a três edifícios separados, empilhados uns sobre os outros.

O plano-mestre já passou por várias revisões. A inauguração recente do La Seine Musicale marca o primeiro local cultural completado na ilha.

Painéis solares giratórios são destaque na nova obra de Shigeru Ban

O arquiteto recebeu o prestigiado prêmio Pritzker em 2014 em reconhecimento ao seu trabalho inovador no campo do alívio de desastres. Ele também é conhecido por sua abordagem criativa dos materiais, como tubos de papelão, que ele empregou na construção de uma catedral temporária na Nova Zelândia, depois que sua antiga catedral anglicana foi destruída por um terremoto.

Veja também: Shigeru Ban usa papelão no projeto do pavilhão da Copa em Tóquio

Fonte: Deezen Fotos: Didier Boy de la Tour



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Até que fim achei o que estava procurando. Artigo bem
    completo sobre o assunto. Obrigado pela informação.
    Compartilhei no meu pinterest.