1º Prêmio Projeteee de arquitetura bioclimática

04/10/2017 por Redação SustentArqui

O 1º Prêmio Projeteee de Arquitetura Bioclimática está com as inscrições abertas até o dia 31 de outubro.

Há uma crescente demanda pelas edificações sustentáveis, eficientes e de alto desempenho térmico e energético. É possível planejar um modelo construtivo capaz de ser replicado e ainda atender as demandas de conforto e eficiência nos diferentes climas e regiões brasileiras?
Pensando nisso, foi elaborado um concurso para disseminar as diferentes estratégias que devem ser utilizadas no planejamento de um desenho arquitetônico, em cada zona bioclimática.
Optou-se encorajar estudantes e profissionais de arquitetura e engenharia a desafiar o status quo e apresentar propostas visionárias e inovadoras que reconsiderem a condição atual das edificações, refletindo e reagindo sobre a concepção de um desenho arquitetônico adequado às distintas Zonas Bioclimáticas brasileiras.
Cada participante ou equipe multidisciplinar deverá apresentar um projeto com as adequações necessárias para ser implantado em duas zonas bioclimáticas distintas. Ou seja, uma mesma demanda será resolvida de duas formas diferentes, de acordo com as diretrizes bioclimáticas das duas zonas escolhidas.
O objetivo é propor estratégias, soluções e técnicas construtivas, abordando as sinergias e as diferenças de cada implantação, capaz de impactar positivamente o local, com identidade cultural e atendendo a requisitos técnicos de vedações, acabamentos e durabilidade, respeitando leis e normas, dentro de um custo orçamentário equilibrado.
A plataforma Projeteee – Projetando Edificações Energeticamente Eficientes – desenvolvida pela pelo PROCEL/Eletrobrás e a Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, com o intuito de fortalecer a capacitação técnica e contribuir com referências climáticas brasileiras para o desenvolvimento de projetos de edifícios eficientes, será base de informações a ser usada como referência no levantamento de estratégias bioclimática para o planejamento e desenvolvimento dos desenhos arquitetônicos.
As inscrições podem ser feitas por meio do edital disponível na plataforma Prosas – www.prosas.com.br .

 

Confira o edital completo do 1º Prêmio Projeteee nos links abaixo:

Categoria Estudante
Categoria Profissional

 

Fonte: MMA



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *