Projeto Água para Vida pretende construir cisternas no nordeste. Saiba como ajudar

20/03/2017 por Redação SustentArqui

Projeto Água para Vida, uma inciativa da ONG Habitat para a Humanidade Brasil, pretende construir de cisternas no agreste pernambucano, garantindo maior qualidade de vida aos moradores da região, através do acesso a água potável e saudável.

Todo ano, milhares de pessoas sofrem com a seca no nordeste brasileiro. Famílias vivendo nesta região trabalham principalmente com agricultura, recebendo menos de um salário mínimo por mês. A situação de vulnerabilidade econômica e social se agrava com a chegada dos meses de verão, quando, por falta de chuva, as plantações diminuem e, consequentemente, o trabalho disponível também.

projeto água para vida
Foto: Bernardo Dantas

A população carece de infraestrutura em todos os sentidos, principalmente no que diz respeito ao acesso à água de qualidade. A falta de disponibilidade de água força mulheres, crianças e idosos a caminharem longas distâncias, diversas vezes por semana, para abastecerem suas casas. Em muitos casos, a caminhada leva em torno de duas horas, ida e volta.

Devido a esta situação, é muito comum que mulheres e crianças na região não tenham acesso pleno a educação, o que diminui severamente suas chances de um futuro mais próspero. Mulheres que dedicam seu dia a esta tarefa não têm possibilidade e trabalhar e, portanto, não podem contribuir com a renda familiar. Esta realidade as coloca em dependência de seus maridos, o que, por sua vez, aumenta o número de casos de agressão e violência doméstica.

Em muitos casos, a água utilizada pela família não é tratada, pois vem de açudes e lagos. Estes locais também são usados por animais; para lavanderia comunitária; para banho; para dejetos. O uso de água inadequada aumenta, por sua vez, a aparição de doenças e outros problemas de saúde.

Para trazer alívio à região, Habitat para a Humanidade Brasil se aliou a parceiros locais e internacionais com o objetivo de proporcionar a estas famílias com os meios necessários para captação e armazenamento de água de chuva.

projeto água para vida

projeto água para vida

 

Como Funciona o Projeto Água para Vida

As famílias beneficiadas pelo Projeto Água para Vida vivem em comunidades rurais na região do agreste pernambucano. Foram contempladas famílias que não têm acesso a água, vivendo com renda mensal de até meio salário mínimo (R$339) e cujas mulheres são chefes de família. Para além disto, todas as famílias contempladas possuem telhados em situação precária ou com tamanho abaixo do mínimo permitido para participação no Programa 1 Milhão de Cisternas.

As famílias selecionadas recebem o reparo/aumento do telhado totalmente subsidiado e participam do processo de construção, apoiando no reparo do seu telhado e do telhado de outras famílias na comunidade.

Todas as famílias beneficiadas participam de oficinas e capacitações em direitos humanos, gênero e políticas públicas para que a comunidade possa ter participação ativa na elaboração de propostas junto ao Conselho de Desenvolvimento Rural.

Para além das melhorias no que diz respeito à parte técnica – que, por si só, já garante maior qualidade de vida aos moradores da região, através do acesso a água potável e saudável, diminuindo a incidência de doenças e de tempo gasto com captação – o projeto visa preparar estas famílias para que possam reivindicar direitos para a comunidade.

Garantindo a sustentabilidade da iniciativa, jovens moradores locais terão treinamento técnico para que possam estar envolvidos na manutenção dos reparos, garantindo sua viabilidade a longo prazo.

 

Para ajudar a tornar a iniciativa realidade, um grupo de estudantes de Engenharia Ambiental da PUC-Rio se mobilizou para apoiar a Habitat para Humanidade Brasil, e criaram uma campanha para arrecadar fundos para o Projeto Água para Vida. FAÇA AQUI A SUA DOAÇÃO. 

 

Veja o vídeo explicativo do Projeto Água para Vida:

 

Fonte e fotos: ONG Habitat para a Humanidade Brasil



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *