Projeto Cidade dos Sonhos faz campanha para incluir medidas sustentáveis no Programa de Metas das prefeituras

24/04/2017 por Juliana Rangel

Projeto Cidade dos Sonhos apoia instituições da sociedade para participar do Programa de Metas 2017-2020 das prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Para a cidade de São Paulo foi criada a plataforma #MetasDeSP  (www.metasdesp.minhasampa.org.br) que facilita o envio de propostas para o Programa de Metas 2017-2020. Os  paulistanos podem apoiar as medidas sustentáveis sugeridas até dia 30 de abril, para que sejam incorporadas no Programa de Metas 2017-2020 da cidade de São Paulo.

Implantação de 260 quilômetros de faixas e corredores de ônibus, com 100% de combustíveis limpos. Oferta de coleta seletiva em 100% das residências, instalação de painéis de energia solar em 70% das 1.500 escolas municipais e criação de 47 novos parques. São exemplo de metas sugeridas pela plataforma.

A plataforma é resultado do trabalho do projeto Cidade dos Sonhos, uma iniciativa da Purpose que conta com a colaboração de diversas organizações da sociedade civil. Coletivamente, grupos temáticos revisaram as propostas da primeira versão do Programa de Metas relacionadas a Áreas Verdes, Energia Limpa, Gestão de Resíduos e Mobilidade. Esta análise gerou quatro documentos com sugestões que serão entregues à Prefeitura no final do período de consulta pública (disponíveis em http://bit.ly/rev_metas).

projeto cidade dos sonhos metas sp 2017

 

No #MetasDeSP, qualquer pessoa pode apoiar essas sugestões por meio de um formulário simples, fornecendo apenas nome e e-mail. As mensagens são enviadas diretamente ao prefeito João Doria e ao secretário de gestão Paulo Uebel solicitando a inclusão das propostas no Programa de Metas. A versão final desse documento deve ser divulgada pela Prefeitura apenas em junho.

Divulgado pela atual gestão da Prefeitura de São Paulo no final de março, o Programa de Metas está aberto para consulta pública durante o mês de abril. Segundo a Lei Orgânica do Município, o documento deve estabelecer um conjunto de ações estratégicas com indicadores e metas quantitativas com as quais o atual prefeito João Doria se comprometerá a cumprir nos quatro anos de sua gestão, priorizando as atividades em todos os setores da administração pública municipal e também em cada região da cidade.

 

Campanha nas ruas e nas redes sociais

Para incentivar a participação, uma campanha de redes sociais está sendo divulgada com as principais propostas da revisão, sempre com a hashtag #MetasDeSP. Também está sendo realizada uma série de 12 atividades presenciais em todas as regiões da cidade até o final do mês. “Nosso objetivo é que a população tenha uma maneira mais fácil e lúdica de participação e se engaje nos vários pontos discutidos para a melhoria da cidade, já que as formas de participação oferecidas pela Prefeitura estão sendo pouco divulgadas e foram prejudicadas por um calendário de apenas 4 dias de audiências públicas”, explica Gabriela Vuolo.

O projeto Cidade dos Sonhos vem debatendo os temas de mobilidade, gestão de resíduos, energia limpa e áreas verdes com organizações da sociedade civil desde as eleições municipais de 2016.

Em março deste ano, foram protocoladas propostas sobre cada um dos temas nas respectivas Secretarias Municipais. No começo do mês de abril, o grupo fez a análise da primeira versão do Programa de Metas apresentado pela Prefeitura e divulgou as propostas de revisão e inclusão de metas e linhas de ação.

 

Sobre o Projeto Cidade dos Sonhos e a Purpose

O projeto Cidade dos Sonhos – www.cidadedossonhos.org – é uma iniciativa da Purpose com o apoio de mais de 50 instituições da sociedade civil. A Purpose constrói movimentos que usam o poder de participação para mudar o mundo. Usamos a tecnologia para capacitar e inspirar as pessoas a tomar ações coletivas, tanto online quanto nas ruas. O trabalho da Purpose já envolveu milhões de pessoas, catalisando ações políticas, práticas empresariais e permitindo que indivíduos reivindiquem seu poder como cidadão, consumidor, corporativo e influenciador cultural.

Facebook: www.facebook.com/cidadesdossonhos
Twitter e Instagram: @sonhesuacidade

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *