Ônibus movido a dejetos de animais é apresentado pela primeira vez no Brasil
A Itaipu Binacional e a montadora Scania assinam , em Foz do Iguaçu (PR), um termo de cooperação técnica para desenvolver e estimular no Brasil o uso do biometano como combustível veicular.
Também foi feita a primeira apresentação pública no País do ônibus movido a dejetos de animais da Scania fabricado na Suécia e que atende à normativa Euro 6. Ele é considerado um dos mais modernos veículos de transporte público do mundo com motor dedicado para o uso tanto do com gás natural veicular (GNV) quanto do biometano como combustível.
O ônibus emite 70% menos poluentes que um similar a diesel.
O projeto é uma parceria da Itaipu e da Scania com o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás-ER), Fundação PTI e Granja Haacke, de Santa Helena (a 100 km de Foz do Iguaçu). A Granja Haacke é a responsável pela produção do biometano, a partir de dejetos de aves poedeiras. Na propriedade rural, o gás é filtrado e envasado, antes de ser transportado para Foz do Iguaçu.
O superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Júnior, que preside a Associação Brasileira de Biogás, disse que o objetivo da parceria é demonstrar a viabilidade da aplicação do biometano na mobilidade urbana, para que ele possa ser integrado à matriz de combustíveis do País. Atualmente, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) está com uma consulta pública aberta para regulamentar o uso do combustível.
Silvio Munhoz, diretor de Vendas de ônibus da Scania no Brasil, destaca a importância do projeto: “A demonstração do ônibus da Scania prova que o biometano é o combustível ideal para promover a mobilidade sustentável. A partir de um problema das cidades – a gestão de resíduos – encontra-se uma solução economicamente viável para qualquer centro urbano de nosso País”.
TECNOLOGIA – O ônibus Scania tem 15 metros de comprimento, com dois eixos direcionais e capacidade para até 120 passageiros. Desde o dia 31 de outubro, o veículo é usado em Itaipu, abastecido apenas com biometano, transportando funcionários e estudantes da barreira de controle até o PTI.
Antes de chegar ao Brasil para essa demonstração, o ônibus Scania passou pelo México e pela Colômbia, sempre abastecido com GNV. Em Bogotá, foi testado em condições extremas: altitude elevada, baixa pressão atmosférica, tráfego pesado e ladeiras.
Fonte: Bem Público
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