WorldGBC lança”Princípios de Política Global para um Ambiente Construído Sustentável”
O World Green Building Council (WorldGBC) lançou um conjunto de “Princípios de Política Global para um Ambiente Construído Sustentável”. Destinados a orientar os governos nacionais desenvolver políticas e programas de construção eficazes para acelerar um futuro descarbonizado.
O anúncio acontece antes da Reunião de Ministros do G7 sobre Clima, Energia e Meio Ambiente, que acontece dia 15 a 16 de abril de 2023.
A análise preocupante do último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) nos diz que há uma janela de oportunidade se fechando rapidamente para implementar políticas que nos manterão dentro do limite de aquecimento de 1,5°C.
Muitos dos tópicos prioritários para a próxima Reunião de Ministros do G7 podem ser abordados por edifícios. Desde a obtenção de segurança energética e zero líquido até o avanço da transição para economias circulares.
Em todo o mundo, os edifícios são responsáveis por 37% das emissões de carbono relacionadas à energia e 34% da demanda de energia. (Fonte GlobalABC Status Report 2022).
Com um impacto ambiental e de carbono tão significativo, líderes e formuladores de políticas devem reconhecer o ambiente construído como um agente chave de mudança para fechar a lacuna de 1,5°C.
O WorldGBC e sua rede lançaram os “Princípios de Política Global para um Ambiente Construído Sustentável”, para apoiar os formuladores de políticas em todo o mundo a adotar uma abordagem holística para a sustentabilidade do ambiente construído e garantir que políticas e legislações novas e atualizadas forneçam a ação transformadora necessária para alcançar o Acordo de Paris e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os princípios para um Ambiente Construído Sustentável são estruturados em torno de sete áreas principais:
- carbono,
- resiliência,
- circularidade,
- água,
- biodiversidade,
- saúde,
- equidade e acesso.
Essas áreas são apoiadas por alavancas políticas detalhadas para mostrar como elas podem ser implementadas de forma eficaz por meio de regulamentação, informações e incentivos.
Sabemos pelo relatório mais recente do IPCC que as políticas governamentais atuais farão com que o aquecimento exceda 1,5°C durante o século 21. Causando danos irreversíveis ao meio ambiente e aos nossos membros mais vulneráveis da sociedade.
Apesar de ser o setor que mais contribui para as emissões de carbono, a indústria da construção civil ainda não está no caminho certo para alcançar a descarbonização total até 2050 (Fonte GlobalABC Status Report 2022). O que significa que a lacuna entre o desempenho climático atual do setor e seu caminho para a descarbonização está aumentando.
Isso cria um duplo desafio para o ambiente construído. Com os mercados da Ásia e da África esperando que seu estoque de construção dobre até meados do século. Enquanto isso, outras regiões estão enfrentando os desafios de reformar edifícios ineficientes em termos de energia.
Cristina Gamboa, CEO, WorldGBC, disse:
“Nosso setor está em uma posição forte para oferecer um desenvolvimento resiliente que integre medidas de mitigação e adaptação, ao mesmo tempo em que aborda outras questões sociais prementes, incluindo segurança energética, resiliência, saúde e equidade.
Neste ano do Balanço Global do Acordo de Paris, e antes dos países apresentarem Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) atualizadas em 2024, é crucial que os líderes políticos tomem ações ousadas para fortalecer e implementar políticas de construção que proporcionem mudanças transformadoras.”
Ao apoiar a entrega desses princípios, os governos enviarão um sinal claro ao mercado de que os ambientes construídos descarbonizados são uma prioridade. Permitindo assim que a indústria forneça soluções mais inovadoras.
Mas os governos devem adotar uma abordagem holística, adotando o financiamento público e influenciando decisões e ferramentas de investimento financeiro que considerem a mitigação de carbono, resiliência e edifícios verdes.
O WorldGBC e sua rede Green Building Council convidam os governos a usar estes “Princípios de Política Global para um Ambiente Construído Sustentável” como uma ferramenta para revisar e atualizar a legislação existente. Além de oferecer seu apoio em um contexto local e global para garantir que as políticas nacionais proporcionem um desenvolvimento resiliente que integre medidas de mitigação e adaptação, além de abordar outras questões sociais prementes, incluindo: segurança energética, resiliência, saúde e bem-estar.
Sobre o WorldGBC:
O WorldGBC é a maior e mais influente rede de ação local regional global, liderando a transformação para ambientes construídos sustentáveis e descarbonizados para todos, em todos os lugares.
Juntos, com mais de 75 Green Building Councils e parceiros da indústria de todo o mundo, conduzem mudanças sistêmicas para:
- Abordar as emissões de carbono de toda a vida de edifícios existentes e novos
- Permitir lugares resilientes, saudáveis, equitativos e inclusivos
- Infraestrutura regenerativa segura, eficiente em termos de recursos e livre de desperdício
- Trabalham com empresas, organizações e governos para cumprir as ambições do Acordo de Paris e dos Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Saiba mais www.worldgbc.org
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
excelente conteúdo, escrito com muita autoridade de extrema contribuição para meu trabalho