Projeto sustentável transforma recepção do Greenpeace em SP
O Greenpeace Brasil promoveu um concurso para a revitalização da recepção do escritório da ONG em São Paulo. Os requisitos para a criação da proposta eram trazer o espírito do voluntariado, apresentar soluções sustentáveis, funcionalidade e custo benefício.
O projeto vencedor do concurso “Troca de Experiências” promovido em meio a rede de voluntários da ONG, foi o da arquiteta Luciana Abreu Braga, do Atelier LAB.
Conceito do projeto da recepção do Greenpeace:
INTEGRAÇÃO:
A palavra que norteou a criação do espaço. Pallets que se interligam, funcionando como painéis divisores, bancos e balcão da Recepção de forma integrada. Como algo fluido, que caminha e se modifica. Um percurso de transformações, como a vida, como as campanhas do Greenpeace.
TRANSFORMAÇÃO:
O pallet é proposto como um dos materiais de reaproveitamento, resignificado para dar forma a diferentes usos, trazendo unidade e personalidade ao ambiente.
“PAZ VERDE”:
As cores são uma busca à natureza. Uma mistura de tons de verdes em meio à textura do pallet e outros elementos de madeira, junto ao branco, trazem a identidade visual da Instituição e, ao mesmo tempo, bem-estar e aconchego gerado pela presença de elementos naturais.
O verde é trazido com grande presença também nas plantas, com seleção de espécies fortes, de fácil cultivo, que retiram as impurezas do ar.
Como fundo principal, uma pintura minimalista cujo formato remete à ação e progresso buscados pela Organização, de dentro para fora.
A escolha das tintas (à base d’água) considerou a saúde dos usuários, a redução do impacto ambiental e a viabilidade econômica através da seleção de paleta de cores prontas.
Pilares do Projeto:
– Valorização de elementos e estética do espaço existente
– Intervenções de baixo impacto, não estruturais
– Trazer o espírito voluntário a partir de móveis e decoração feitos sob o conceito de “faça você mesmo”
– Aproveitamento de mobiliário existente e materiais reaproveitados
– Ambiente acolhedor
– Maior presença de vegetação com espécies filtrantes e de baixa manutenção
– Acessibilidade
Setorização:
Recepção / Coffee Green:
Um espaço adaptável e flexível, onde cabem diversas situações de uso. Uma área pensada para funcionar como espera, coworking ou café, promovendo a INTEGRAÇÃO dos diferentes usuários, e proporcionando o aconchego para uma reunião, bate-papo ou relaxamento.
A mesa-balcão da recepção se TRANSFORMA em um banco-sofá para abrigar todas essas possibilidades. Mesas com tampos de roda de bicicleta trazem novamente o espírito voluntário.
No coração da Recepção não poderia faltar muito verde, muita vida. Unindo facilidade de cultivo e purificação do ar, a Espada de São Jorge e o mini Lírio da paz simbolizam a luta em defesa do meio ambiente e a promoção da paz, trazendo em si a essência da ONG Greenpeace.
Box Multiuso – Mais privacidade e foco:
Para criar uma área mais reservada e aproveitar melhor o grande espaço, é proposta uma “caixa” de pallets permeável, como transição entre o espaço público e privado do escritório.
O espaço multiuso pode ser utilizado como sala de reunião, área de exposição a ser tomada pelo universo de uma campanha em especial ou para apresentação específica para colaboradores.
Espaço Estratégias de sustentabilidade do Greenpeace SP:
Um espaço voltado à multiplicação da informação quanto às ações sustentáveis adotadas no escritório da ONG.
Com arte da designer Karen Martinez, foram propostos tópicos inseridos dentro de folhas, apresentando de forma rápida e intrigante alguns itens que fazem a diferença na sustentabilidade da sede, e que podem ser facilmente replicados pelo público em suas casas e ambientes de trabalho.
Projeto: Atelier LAB
Fotos de divulgação: Débora Klempous
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários