Qanani: projeto social transforma resíduos plásticos em objetos de design
Qanani é um projeto social que transforma resíduos plásticos em objetos de design, aliando sustentabilidade com solidariedade.
Plásticos são um dos maiores vilões atuais quando a conversa é sobre meio ambiente, por não ser um composto orgânico a natureza ainda não sabe como se livrar dele, o que retarda o processo de decomposição, podendo levar mais de 200 anos até que o material seja completamente eliminado.
Relacionado: Designers criam uma linha de móveis com barris de óleo reaproveitados
O jeito então é transformá-los. É o que faz o projeto “QANANI”, nome escolhido para a participação da artista e designer de cinema sírio-polonesa Anna Banout no festival Gdynia Design Days da Polônia.
Como a ideia começou?
Devido ao conflicto armado en curso na síria, aproximadamente 3,9 milhões de sírios vivem em campos de refugiados nos países vizinhos e quase quatro em cinco deles são mulheres e crianças, vivendo fora de sua pátria sem possibilidades de trabalho e vivendo, em geral, em condições precárias.
O objetivo do Qanani
O objetivo de Anna é capacitar as mulheres sírias em campos de refugiados com um pequeno projeto muito interessante que alia design a sustentabilidade. A proposta é contribuir para salvar o meio ambiente transformando garrafas de plástico em produtos bonitos e úteis e vendê-los fora dos campos.
Ao mesmo tempo, ela auxilia estas mulheres a terem uma fonte de renda e serem menos dependentes das ajudas e subsídios que recebem. Ela espera ainda que, com a capacidade de fazer algo a respeito da situação que se encontram, haja uma melhora no bem-estar psicológico.
Anna está tentando iniciar workshops para refugiadas na Alemanha e na Polônia para, futuramente, implementar seu projeto oficialmente e poder ajudar a essas mulheres. Ela deseja que seu projeto não seja apenas participação em um festival e sim uma solução duradoura.
Como se faz
Os objetos são produzidos a partir da tecelagem das garrafas PET, que são cortadas pintadas e cortadas em finas tiras. O resto, juntamente com formas de madeira, vão servir de base para o que foi tecido. O resultado são belos objetos de mesa e uma cúpula para luminária. E muitos impactos positivos.
Veja o vídeo sobre o projeto Qanani:
Fotos divulgação Projeto Qanani
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários