Retrofit verde no Edifício RB12
O retrofit verde é uma das tendências mundias da construção sustentável. O conceito que introduz sustentabilidade na adaptação e melhoria de prédios antigos, está presente no projeto do escritório franco-brasileiro, Triptyque, para um edifício no Rio de Janeiro.
A torre com 21 andares que fica na Avenida Rio Branco, será o primeiro edifício corporativo do país capaz de produzir energia elétrica para o próprio consumo.
O escritório Triptyque criou para o retrofit verde do Edifício RB12 uma fachada bioclimática e dinâmica composta por vidros brilhantes em ziguezague, paisagismo suspenso e geração de energia por meio de painéis fotovoltaicos e células de hidrogênio.
Com a produção própria de energia elétrica, o prédio poderá até vender a eletricidade excedente.
O eifício também vai contar com outras estratégias sustentáveis; o terraço verde melhora o conforto térmico; fachadas de vidro duplo com brilho diamantado reduzem a temperatura e permitem a entrada de luz natural nos ambientes internos; além de um sistema de reuso da água.
Segundo o comunicado oficial do escritório, o objetivo principal do prédio é oferecer economia para os compradores, além de posicionar positivamente as empresas ali instaladas, do ponto de vista socioambiental.
Com a expectativa de faturar R$75 milhões com a venda das salas da torre, a Natekko, empresa responsável pela obra e líder no mercado francês em termos de construções sustentáveis, pretende começar as obras no Edifício RB12 no final desse ano.
Relacionado: Conheça um retrovit verde em Bilbao, na Espanha, que transformou um edifício histórico em “inteligente”
Fonte: Arq!Bacana
Imagens: Divulgação
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários