Retrofit da Prefeitura de São Francisco recebe LEED Platinum
A Câmara Municipal de São Francisco é o prédio mais antigo dos Estados Unidos a receber a Certificação LEED Platinum, destinada a edifícios existentes (LEED – E+OM).
A Certificação Platinum concedida ao edifício de 100 anos de idade da Prefeitura de São Francisco é o culminar de uma parceria de reforma entre a Comissão de Utilidades Públicas de São Francisco (SFPUC), a EPA dos EUA, e o Gabinete de Administração da cidade, visando atingir resultados nos consumos de água e energia.
Uma subvenção da EPA na ordem de $ 700.000 apoiou a substituição de mais de 90 vasos sanitários e mictórios por modelos de alta eficiência. Este financiamento federal continua a apoiar retrofits de eficiência hídrica em outros edifícios de Centros Cívicos, incluindo o 101 Grove Street. Melhoramentos de eficiência operacional e de energia foram financiados pelos contribuintes locais.
“São Francisco tem sido uma cidade líder e inovadora na vanguarda das soluções para combater as alterações climáticas e reduzir o consumo de energia e água”, disse a administradora da EPA Gina McCarthy. “Como toda a nação assiste a Califórnia suportar seu quarto ano de seca, todos nós devemos fazer a nossa parte pelo do uso de energias renováveis, eficiência energética, e conservação de nossos preciosos recursos hídricos.”
O LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) tem como base a Liderança em Energia e Design Ambiental; a sigla EBOM (Existing Buildings: Operations & Maintenance) é uma ferramenta usada para avaliar as Operações e Manutenções de Edifícios Existentes; ambos são os padrões utilizados para medir e comparar a sustentabilidade ambiental no projeto e operação de edifícios existentes.
A Câmara Municipal já era considerada um dos edifícios históricos mais sustentáveis do país, com o fornecimento de 100% da eletricidade livre de gases de efeito estufa pelo uso do sistema de alimentação do SFPUC, Hetch Hetchy Power System. Estas melhorias servirão para reduzir ainda mais o impacto ambiental do edifício.
“Estas novas reformas para eficiência hídrica e energética são boas para o meio ambiente e economizam dinheiro dos contribuintes”, disse Harlan Kelly, Gerente Geral Jr. SFPUC. “Com a mudança climática global sobre nós, agora é o momento de redobrar os nossos esforços para garantir que todos os nossos edifícios sejam o mais sustentável possível.”
Medidas realizadas no retrofit do edifício da Prefeitura de São Francisco que contribuiram para a obtenção da certificação LEED Platinum – EBOM:
Redução no consumo de Energia e Água no Prédio da Prefeitura
– Melhorias no que tange eficiência energética possibilitarão a redução em cerca de 20 por cento do consumo, tornando a Prefeitura um dos edifícios mais eficientes em termos de energia no país.
– Com as atualizações para eficiência de água há estimativa de economia em cerca de 825 mil litros de água potável por ano.
Redução do consumo de água:
– Substituição de 76 vasos antigos que usavam 3,5 litros por descarga (gpf), por novos modelos de alta eficiência que utilizam 1,28 gpf.
– Substituição de 17 mictórios antigos que usavam 2 gpf por novos modelos que utilizam 0,125 gpf.
– Substituição de 200 torneiras que usavam 7 litros por minuto (lpm) por novos modelos que utilizam 0,5 lpm.
Redução do consumo de energia elétrica:
– Instalação de um sistema de gerenciamento de iluminação natural para reduzir a iluminação elétrica quando houver suficiente luz do dia, mediante a instalação de clarabóias na rotunda e nos escritórios do 4º andar.
– Instalação de lâmpadas fluorescentes com baixo teor de mercúrio em substituição às lâmpadas fluorescentes ineficientes.
Redução do consumo de gás natural:
– A reconfiguração dos sistemas de ventilação e aquecimento do primeiro andar possibilitam a monitoração dos níveis de temperatura e CO?, permitindo a circulação de ar fresco quando uma sala estiver cheia de pessoas. Por outro lado, quando a sala estiver vazia, os baixos níveis de CO2 reduzem a operação do sistema.
– O aumento da circulação de ar fresco para o resfriamento do edifício e a construção de atualizações do sistema de gestão de energia permitem um melhor acompanhamento e otimização.
Fonte e imagens: GBC Brasil
CONHEÇA O CURSO ONLINE DO GBC BRASIL – Como se Tornar um LEED AP O+M
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários