Shopping Parque da Cidade é LEED Ouro

31/08/2020 por Redação SustentArqui

O Shopping Parque da Cidade está localizado na zona sul de São Paulo e conta com uma área verde de 22 mil m², além de uma estrutura projetada para economizar água e energia, a fim de gerar menos impacto ambiental.

Dentro do shopping, a sensação é de estar em um parque, já que o local abriga mais de 10 espécies de plantas originárias da Mata Atlântica, entre elas: Flor de Maio, Palmito Jussara, Pitangueira, Palmeira Petrópolis e Jabuticabeira. E sim, pode até comer as frutinhas.

patio interno

Por conta de suas práticas ambientais, o Parque da Cidade é o único shopping do país com certificação LEED nível Ouro.

Pelos corredores, tapumes estampam a campanha “Você Sabia?”, que exibe práticas em defesa ao meio ambiente e defende a importância do bom convívio e da preservação, a partir da ideia de que a sustentabilidade está nos pequenos detalhes.

Estratégias sustentáveis do Shopping Parque da Cidade:

Telhado verde:

Deixa o ambiente mais agradável e saudável porque ajuda a controlar a umidade do ar, protege contra altas temperatura no verão e mantém a temperatura interna no inverno.

Já para a cidade e para o meio ambiente, o telhado verde é importante porque diminui a poluição, economiza energia e absorve 30% da água da chuva, reduzindo a chance de enchentes.

shopping parque da cidade telhado verde

Coleta de lixo a vácuo:

Os resíduos são coletados por dutos subterrâneos e viajam a 80km/h para uma central que os direciona para descarte, evitando contaminação.

O sistema reduz a quantidade de rejeitos encaminhados para aterros e o número de viagens de caminhões de lixo.

Presente em grandes cidades do mundo como Barcelona, Estocolmo e Londres, o sistema tem tubulações que automaticamente coletam e transportam resíduos para a compactação e a reciclagem adequadas, promovendo o descarte ambientalmente correto dos rejeitos de maneira silenciosa, segura e sem odor.

Limpeza sustentável:

Uso de produtos e sistemas de limpeza que não agridem o meio ambiente e são até mais eficazes.

A tecnologia usa geradores de ozônio em substituição ao cloro e é três mil vezes mais rápida e 35 vezes mais potente na eliminação de germes e bactérias.

Ao mesmo tempo, equipamentos convertem eletricamente água e sal em uma solução ionizada (que substitui produtos químicos convencionais).

Economia de água:

O sistema a vácuo dos mictórios e sanitários utiliza apenas ¼ da água das soluções convencionais, o que garante a economia de mais de um milhão de litros por ano.

Meios de transportes sustentáveis:

O shopping incentiva o uso de bicicleta, que faz bem para a saúde das pessoas e ajuda a aliviar o trânsito e a poluição da cidade.

Oferece um bicicletário em seu estacionamento subsolo e, anexo a ele, um vestiário com chuveiro para comodidade do usuário.

Também conta com pontos de recarga gratuita para carros elétricos e híbridos no 2º subsolo, nas vagas exclusivas.

shopping-parque-da-cidade

Economia de energia:

Grandes janelas que valorizam a luz natural e vidros com baixa absorção de calor ajudam a minimizar a temperatura interior, diminuindo a necessidade de uso frequente do ar condicionado.

Os equipamentos de ar condicionado foram escolhidos pela sua eficiência, atendendo critérios da certificação LEED.

Fonte: Catraca Livre

Foto capa: Reprodução Instagram Shopping Parque da Cidade – Fotos internas: Luciano Piva

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *