Simulação Computadorizada de Desempenho de Edifícios: IES VE
A forma de conceber e projetar os edifícios evoluem e refletem os conhecimentos tecnológicos e técnicas de cada época. Desde o final do século XX, os computadores permitiram aos projetistas ganhar mais tempo e precisão nos desenhos e cálculos. Uma dessas ferramentas é a simulação computadorizada de edifícios, com qual é possível prever o desempenho de um edifício ainda em fase de projeto. É possível estimar os níveis de iluminação de um sistema de iluminação proposto ou mesmo os níveis de iluminação natural de um ambiente, mesmo antes de ser construído.
Nos últimos anos, vários softwares vêm sendo colocados à disposição do mercado para estes tipos de análises, tais como o Daysim (análise de iluminação natural) ou Design Builder (análise térmica e energética). No entanto, a utilização de vários softwares dificulta a troca de informação e a realização de múltiplas análises.
Já o software IES VE (Integrated Environmental Solutions – Virtual Environment) é capaz de fazer análises de incidência solar, conforto térmico, consumo de energia, níveis de iluminação natural e artificial, ventilação natural, simulação dinâmica de fluidos (CFD), análise de custos iniciais e de ciclo de vida, análise de impactos ambientais, estudo de evacuação de edifícios e análise de conformidade com normas ou sistemas de certificação. Todo isso dentro do mesmo ambiente e utilizando como base o arquivo BIM desenvolvido pelas equipes de projeto.
Atualmente, a concepção e o desenvolvimento de projetos seguem a tendência de serem cada vez mais baseados em evidências de desempenho, e neste contexto, as ferramentas de simulação de desempenho possuem papel fundamental para dar números aos tomadores de decisões. Portanto, estudos e análises de desempenho não podem ser desenvolvidas isoladamente.
Por exemplo, o aumento de envidraçados para promover a iluminação natural, pode representar um aumento de carga térmica significativa para o sistema de climatização. A concepção de vidros duplos insulados (vidro+ar+vidro) para evitar a penetração de calor excessivo do exterior no verão, pode significar o armazenamento de excesso de calor indesejado no interior do edifício no período de inverno. Portanto, apenas uma análise integrada das várias soluções em um ciclo anual é capaz de dar aos tomadores de decisão as informações mais precisas sobre os impactos das escolhas feitas em fase de projeto.
Obviamente, não podemos retirar desta equação, a questão “tempo”. Esperar a finalização de um estudo, para que suas conclusões sejam enviadas à outra equipe para servir de base a outro estudo, pode representar um consumo de tempo que um empreendimento pode não ter. Portanto, múltiplas análises em uma mesma plataforma, aumenta a precisão dos resultados (pois são garantidas as mesmas premissas em todas elas) e representam uma significativa poupança de tempo.
Uma novidade no mercado brasileiro é que desde o início de 2016, o Brasil conta com revendedor autorizado, suporte técnico e treinamento oficial do IES VE. Para maiores informações sobre como adquirir o software ou sobre cursos em todo o Brasil, entre em contato com através do e-mail info@etria.com.br.
Matéria e imagens enviadas por Jeann Cunha da Etria
Posts mais vistos
Comentários