Sobre o SustentArqui – Arquitetura e construção sustentável

Sustentarqui – Ideias Construtivas Sustentáveis – É um negócio social que visa promover a arquitetura e a construção sustentável.

Somos um portal de informações sobre arquitetura e construção sustentável, destinado a quem busca construir de forma ecoeficiente e menos prejudicial ao meio ambiente.

infografico construcao sustentavel

 

Um guia para você construir sustentável – Aqui você encontra, notícias, dicas, uma agenda com os eventos do setor e um catálogo de materiais e técnicas construtivas sustentáveis e /ou ecológicas, com ênfase no mercado brasileiro.

A intenção do Guia de Materiais Sustentáveis é ser um serviço de utilidade pública, a SustentArqui não tem nenhuma relação comercial com as empresas mencionadas.

Os produtos foram selecionados de acordo com algum critério de sustentabilidade. (critérios sócio-ambientais, legalidade e qualidade, durabilidade e vida útil, redução do consumo de materiais, eco-eficiência no processo produtivo, uso de resíduos como matéria prima, material reciclado ou reciclável, produto com baixo COV, licença ambiental). As descrições dos produtos são reproduções das informações dos fabricantes, não certificamos produtos.

Na nossa home, você também pode percorrer o nosso infográfico interativo que indica práticas verdes na construção e entrar nos links que forem do seu interesse para saber mais sobre o tema.

 

infografico_sustentarqui - Construção Sustentável

Nosso Manifesto:

Foco: Construção Sustentável

Preocupação: Entorno, Água, Energia, Qualidade do Ar ( salubridade), Materiais Ecológicos, Resíduos e o Legado do Homem.

O setor da construção civil é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais, consome 75% dos recursos naturais, 20% da água nas cidades ( parte da mesma é desperdiçada), e gera 80 milhões de toneladas/ano de resíduos ( dados do www.cbcs.org.br).

Um construtor hoje há de refletir para que sua intervenção seja pouco impactante no consumo de toda cadeia produtiva. Respeitar as condições locais, regionais e sócio ambientais. Adequar soluções inovadoras com os recursos que provenham de fontes sustentáveis.

Acreditamos que o bom senso é a medida do “ser sustentável.”

 

 

Quem somos:

Juliana S. Rangel Sturdy – Sócia Fundadora
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ com especialização em Arquitetura Sustentável pela Universitat Politècnica de Catalunya -Barcelona, ES e em bioarquitetura pelo Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura – Tibá

Cristiane Pereira Nunes – Sócia Diretora
Arquiteta com MBA em Construções Sustentáveis e Certificação Ambiental de Edificações e Máster en Control de Edificios y Arquitectura Sostenible – Barcelona, ES.